O Eremita (Cronos, deus do tempo)
Cronos, o Eremita, é a imagem da lição do tempo e das limitações da vida mortal. Nada pode ir além do âmbito da própria vida e nada permanece inalterado. Essa é uma faceta óbvia e simples da vida que, a despeito da simplicidade e da obviedade, nos causa sofrimento durante o aprendizado e que só nos chega com a idade e com a experiência.
Cronos é um deus que encarna tanto o sentido do tempo como também se rebela contra ele. E por isso é destronado e humilhado, devendo aprender com a solidão e no silêncio da própria dor. A descoberta de que se está realmente sozinho na vida constitui o dilema que todos os homens precisam enfrentar.
A aceitação da própria condição é também, e de uma maneira misteriosa, a separação real dos pais e da infância porque significa o sacrifício da fantasia de que, em alguma época, alguém, num passe de mágica, transformará a aridez da existência em aconchego perpétuo. Somente a aceitação dessa passagem é que poderá trazer as recompensas da Era Dourada de Cronos.
A carta de Cronos, o Eremita, indica um período de solitude, de exílio voluntário das coisas mundanas, da agitação da vida, de forma a obtermos paciência e sabedoria.
Esse momento representa a grande oportunidade de erguer e fortalecer a personalidade se estivermos dispostos a esperar.
2006-10-23 05:45:51
·
answer #1
·
answered by razieldenis@hotmail.com.br 2
·
0⤊
0⤋
1 década atrás
2016-10-09 14:23:19
·
answer #2
·
answered by Aprendiz de teologo 3
·
0⤊
0⤋
.
O Louco, ao vivenciar na Justiça, o sentido da eqüidade e percebendo mais sobre as diferenças e sobre o equilíbrio, mergulha agora no universo do nono arcano: O Eremita – a figura arquetípica da prudência, sabedoria, concentração e reserva.
Jung pensava este arcano o exemplificando com a frase: “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda”. A individualidade do Eremita não sugere solidão especificamente, sugere profundidade, busca do Ser melhor, análise dos resultados de suas caminhadas, trajetória reservada, sentido de estar pleno mesmo estando só, e mesmo assim não ser egoísta. Percebe a necessidade de muita cautela no momento de se relacionar, pois que antes mesmo de uma intensa atividade, precisa estar saudável para, no momento do trato com o outro, estar apto a aceitar cada um como é, e saber que cada ser é um milagre diferente.
Concentrado, caminha em silêncio e está muito atento aos seus passos – neste momento, ele analisa com muita intuição cada passo de sua jornada. Sabe que se a palavra é de prata, o silêncio é de ouro.
Mau trabalhado temos um Eremita sem discernimento, anti social, indiscreto, circunspecto demais, mal adaptado e avarento, não aproveitando o que o silêncio pode proporcionar.
Seu movimento natural é prestar atenção a tudo, e aprender a usar o potencial de ser diferente que há em cada um, no intuito de corrigir falhas secretas.
2006-10-24 01:01:26
·
answer #3
·
answered by Dan 4
·
0⤊
0⤋
Acho que no dicionário eremita é alguém que vive sózinho, em lugar ermo. Mas, no meu entender, aquela pessoa que não se relaciona com família, amigos ou colegas de trabalho também é um eremita. Só que urbano.
2006-10-23 15:08:10
·
answer #4
·
answered by Pensando em voltar... 7
·
0⤊
0⤋
A Revelação indica o processo de descoberta dos dons. Mostra a figura do velho, que em toda sua vivência percebeu os verdadeiros valores da vida. Você vem de um tempo para cá se sentindo como um peixe fora d'água, sem rumo, sem direção, sem um sentido para sua vida. Como também vinha sentindo-se desintegrado no seu ambiente. Por isto, você foi penetrando dentro de si mesmo para tentar se encontrar. E vem encontrando coisas muito importantes em relação a si mesmo.
Ideais, e idéias. Verdades que você encontrou identificação na sociedade também. Momento onde a pessoa encontra resposta para os seus ideais e está saindo do isolamento em que vivia. Encontra um ponto de conexão onde ela pode usar o que encontrou.
encontrando respostas para aquilo que buscava - Solução de problemas.
Enfim, sempre novas descobertas.
por isso está sempre isolado na procura de seu verdadeiro eu, e as respostas da vida.
valeu
2006-10-23 06:31:50
·
answer #5
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
O Eremita ou Ermitão, é o nono Arcano maior do Tarot. É uma carta que simboliza o isolamento, restrição, afastamento. O eremita isola-se para descobrir o conhecimento que o rodeia, na natureza, por exemplo, e também para se autoconhecer. O aspecto fundamental é que necessita de cortar os laços (temporariamente ou não) com a sociedade que o rodeia. A carta tem o número IX e a letra hebraica TET
2006-10-23 06:17:40
·
answer #6
·
answered by Baggio 2
·
0⤊
0⤋
aquele que vivi em local isolado da cidade
2006-10-23 05:48:34
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Um heremita é um indivíduo que, usualmente por penitência, religiosidade, misantropia ou simples amor à natureza, vive em lugar deserto, isolado. O local de sua morada é designado eremitério.
Um exemplo de eremita na literatura é o escritor americano Henry David Thoreau.
2006-10-23 05:47:37
·
answer #8
·
answered by Regi 2
·
0⤊
0⤋
terráqueo,eremita em geral é aquele que se refugia da sociedade para um local inóspito (montanha,selva,etc...)e busca o crescimento interior,longe da vida mundana,e de seus costumes,não possui luxos no seu dia-a-dia,vivem e condições precárias, e têm por hábito a contemplação da natureza.
2006-10-23 05:42:09
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
A grosíssimo modo, acho que é um cara que vive sozinho, literalmente afastado da sociedade.
2006-10-23 05:40:03
·
answer #10
·
answered by Kinha 2
·
0⤊
0⤋
eremita é uma pessoa solitária
2006-10-23 05:38:32
·
answer #11
·
answered by timoteo 1
·
0⤊
0⤋