Ludo ("eu jogo" em latim) é o nome utilizado na Europa para uma versão do jogo indiano Pachisi, um jogo de corrida para dois a quatro jogadores.
Obje(c)tivo
O objectivo do jogo é ser o primeiro a chegar com quatro marcadores (ou "cavalos") desde uma casa de origem à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes que os adversários.
Regras
Cada jogador por sua vez lança um dado e faz avançar um dos seus cavalos em jogo o número de casas indicado. O seis permite colocar em jogo um cavalo que esteja na casa inicial ou fazer avançar um cavalo seis casas, e ainda um novo lançamento de dados.O número um também permite que o jogador tira o cavalo, mas é só o seis que permite o jogador a lançar o dado novamente.
Quando o jogador entra com um cavalo na parte final(onde, poderá entrar somente se tirar o número de casas da casa final, caso tire um número maior, o jogador entra e retrocede o número da casas que sobraram.
Não é permitido mais do que um cavalo em cada casa. Caso um cavalo venha a ocupar uma casa ocupada por um cavalo de outro jogador, o cavalo original regressará à casa inicial, é o chamado "comer"(principalmente no Brasil).É proibido "comer" o adversário que está na casa de saída.
2006-10-23 05:43:05
·
answer #1
·
answered by Ψ Anonymous man Ψ 5
·
3⤊
0⤋
Este jogo surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez. Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do século passado, na forma como o conhecemos hoje. Ludo é uma versão ocidental popular do antigo jogo hindu Pachisi. Pode ser jogado por 2, 3 ou 4 jogadores (no caso de 4, é possível formar 2 duplas). O tabuleiro quadrado tem um percurso em forma de cruz e cada jogador tem quatro peões. Um dado define os movimentos.
Os peões de cada jogador começam na base de mesma cor. O objetivo do jogo é ser o primeiro a levar seus 4 peões a dar uma volta no tabuleiro e a chegar no ponto final marcado com sua cor. Os peões movem-se pelo percurso no sentido horário.
Para transportar um peão de sua base para seu ponto de partida é necessário tirar 6. Quando o jogador já tem pelo menos um peão no percurso, ele pode mover o peão do número de casas tirado no dado. Se tirar 6, além de usar esse resultado ele pode jogar novamente o dado.
Se um jogador chegar a uma casa já ocupada por um peão adversário, o peão adversário deve voltar para sua base. Mas se 2 peões da mesma cor ocuparem uma mesma casa, eles não podem ser capturados e nemhum adversário pode passar por essa casa, tendo seus peões bloqueados.
Após dar a volta no tabuleiro o peão avança pela reta final, de sua própria cor. A chegada ao ponto final só pode ser obtida por um número exato nos dados. Se o jogador tirar mais do que o necessário, ele vai até o fim e volta, tendo que aguardar sua próxima jogada. O vencedor é o primeiro a levar seus quatro peões ao ponto de chegada da sua cor.
Nos Estados Unidos uma variante mais moderna do ludo tornou-se muito popular. O jogo Sorry (no Brasil lançado em 1999 pela Estrela como Chispa), onde os dados foram substituídos por um baralho de cartas, que traz algumas possibilidades novas.
2006-10-23 12:59:35
·
answer #2
·
answered by Marcos D. Almeida 4
·
2⤊
0⤋
O "Anonymous man" já disse tudo.
Agora, bons jogos pra vc e 2 pts para mim. rsrsrsrs
2006-10-23 14:25:52
·
answer #3
·
answered by DJ Marquinho 4
·
1⤊
0⤋
SE O NOME DO JOGO É LUDO.
É UM JOGO COM TABULEIRO DIVIDIDO EM QUATRO CORES, QUE OS JOGADORES CIRCULAM E SAEM, SE NÃO FOR PEGO POR NENHUM DOS OUTROS JOGADORES. ENCONTRAMOS EM QUALQUER LOJA DE BRINQUEDOS OU SUPERMERCADO.
2006-10-23 12:44:34
·
answer #4
·
answered by Priscilla 3
·
1⤊
0⤋
Um tabuleiro na forma de uma estrela de 5 pontas, com buracos, e joga-se bom bolinhas de gude.
2006-10-23 12:37:13
·
answer #5
·
answered by gatofelix2000009 6
·
1⤊
0⤋
na verdade LUDO é a abreviatura de LUis tá mandando em tuDO
mas as regras eu não sei não, é melhor perguntar pra turma do Luis.
2006-10-23 12:36:41
·
answer #6
·
answered by baba_fria 2
·
0⤊
0⤋
Joga-se com pedras e buracos
2006-10-23 12:34:18
·
answer #7
·
answered by Cel 3
·
0⤊
0⤋