English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Você está indo para um certo destino. Mas ao chegar na metade do caminho, você conclui que terá que percorrer mais metade da metade deste caminho. Quando você percorrer esta metade da metade, conclui que há mais metade da metade da metade do caminho a ser percorrido. Ou seja, sempre haverá uma metade de uma metade ao longo do caminho, e você nunca chega!

Vejam bem: quando vocês vão a algum lugar, via de regra você efetivamente CHEGA a este lugar! então a idéia é dar uma explicação a este paradoxo. Mais uma vez, sem gracinhas ou respostas exotéricas, por favor. A idéia é uma resposta lógica e coesa. Obrigado !

2006-10-23 04:39:00 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Matemática

3 respostas

Este é o famoso paradoxo de Zenon. Do ponto de vista da Física, você está a uma distância L do destino e viaja a uma velocidae v que varia com o tempo t. Assim, após um temo T, você está a uma distância da origem dada por x(t) = Integral ( o a t) v(t) dt. Dependendo de como seja a sua função velocidade (por exemplo, constante), em um temp T* teremos x(T*) = L, quer dizer, você de fato chegou ao destino.

Outra forma de refutar o para doxo de Zenon é por meio da série geométrica. Vc está a uma distância L do destino. Anda a metad, fica a L/2, depois a L/4. No total, vc vais andar o limite da série geométrica de razão 1/2 dada por D = L/2 + L/4 + L/8...+lL/(2^n)..... conforme sabemos, esta série tende parao limite D = (1/2)(1 -1/2) * L = L, ou seja você de fato percorreu a distância L e chegou ao destino. E, conformr vimos antes, dependendo de sua velocidade vc não tem que levar um tempo infinito para chegar ao destino.

2006-10-23 04:55:43 · answer #1 · answered by Steiner 7 · 1 0

É isso que dá fazer as coisas pela metade....rsrsrs
Falando sério, se vc fosse realmente capaz de percorrer sempre a metade do caminho, em algum momento esse caminho seria igual a "distância de planck" que é (teóricamente é claro) a menor distância existente no espaço-tempo. Como essa distância é indivisível, ou você a percorre por inteiro, ou então dá meia-volta.
Neste caso você já teria se deparado com a própria estrutura do universo (como se fosse 1 pixel).
Se você comprovasse que mesmo essa distância poderia ser percorrida pela metade, e assim sucessivamente, então você realmente nunca chegaria ao seu destino.
Mas o mais fácil é percorrer a distância toda logo de uma vez.

2006-10-23 13:01:23 · answer #2 · answered by Renato N 3 · 0 0

A hora que vc chegar ao seu destino você terá acabado seu caminho. As metades são etapas qeu vc queima ao longo do seu caminho. Ao chegar a um lugar não quer dizer efetivamente que vc chegou ao seu destino e sim a uma parte dela. Não se preocupe em chegar rapidamente lá, mas em realizar cada etapa da melhor maneira possivel.

2006-10-23 11:44:56 · answer #3 · answered by Observador 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers