English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

KKKKKKK, até parece que Iemanjá mora no fundo do mar, neguinho faz barquinho, vem gente do país inteiro sujar as praias aqui do RJ, e depois saem deixando as porcarias na água, dando trabalho pro pessoal da Columrb no dia seguinte. Esse negócio de jogar flor pra Iemanjá devia ser proibido , pq nem todo mundo é macumbeiro e daí eu fico um mês inteiro esperando para poder voltar a usar as praias aqui no RJ pra sair este monte de contaminação que os turistas deixam . Praia por aqui agora só se for no inverno! Ah eu einh vão fazer despacho em outro lugar.

2006-10-22 16:58:36 · 20 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

20 respostas

O Senhor Deus disse a respeito dessas coisas:

A religião dessa gente não vale nada
Cortam uma arvora na floresta, e um artista com suas ferramentas fazem um idolo.

Então o enfeitam com prata e outro e firmam com pregos para que não caiam os pedaços.

Esses idolos não podem falar: são como espantalhos numa plantação de pepinos.

Eles tem que ser carregados porque não podem ser carregados
NÃO TENHAM MEDO DELES: NÃO PODEM FAZER MAL, NEM PODEM FAZER BEM

Jeremias 10:3, Linguagem de hoje.

O macumbeiro precisa de Jesus tanto quanto agente. Outro dia foi um na igreja que aceitou Jesus.. se todos eles perceberem que não da resultado nenhum o que eles fazem,vão se voltar ao poder de Jesus aí a praia fica limpa;

2006-10-22 17:24:13 · answer #1 · answered by Paulo P 2 · 1 4

Porque Yemanjá é a Rainha do Mar.
Cuidado com essas coisas menina.
Com a forças das religiões afro-brasileiras, não se brinca.
Respeita-se.

Reclame para o prefeito da sua cidade para que ele providencie uma limpeza no dia seguinte.

O cocô que você despeja todos os dias , alguem tem que limpar, não é mesmo ? Ou tú não faz cocô.

2006-10-23 00:05:03 · answer #2 · answered by DJ MOisés 3 · 6 2

Com todo respeito à sua religião, que não é umbandista, como se nota pela sua ironia, as flores, a madeira dos barquinhos e até mesmo o papel usado nas oferendas - que são um simbolismo, afinal, Deus também não mora no céu, não é? - são biodegradáveis.
Aliás, todos os dias morrem peixes e algas no mar e isso não significa poluição.
Agora, o esgoto de sua cidade, que é líndíssima (eu Amo o Rio de Janeiro!), nem tem tratamento adequado. O que você acha que faz mais estrago na sua linda praia: o seu xixi e seu cocô despejado na praia ou umas flores que a maré vai levar?
Com certeza, o seu cocô, cheio de coliformes, não só vai sujar, mas vai causar contaminação da areia, vai possivelmente encher a areia de larvas e ovos de vermes, vai aumentar a chande de haver transmissão do cólera, além de outros problemas ecológicos, tipo matar os manguezais.
Isso sem contar os farofeiros de plantão que jogam latas de alumínio, garrafas PET, sacolas de compras, chinleas havaianas, garrafas de cerveja na areia e na água, provocando o risco de que as pessoas se cortem, fora o fato de que são produtos altamente nocivos ao meio ambiente. Lembre-se que o vidro leva cerca de 2.000 anos para ser assimilado pelo meio ambiente.
E você está preocupada com umas flores e um barcos de madeira?
Sem contar no seu desrespeito à religião alheia. Note que nenhum "macumbeiro", como você pejorativamente coloca, está desrespeitando sua religião. Os umbandistas, que é o termo correto, estão apenas exercendo o direito constitucional que têm de cultuar sua religião.
Se você está realmente preocupada com a poluição, crie um movimento que obrigue o prefeito de sua cidade a tratar o esgoto, bem como cuidar das favelas, cuidar da escolaridade das pessoas, porque educação evita equívocos e desrespeito como o seu, não só à religião, mas a qualquer convicção das pessoas.
Como você se sentiria se eu perguntasse porque o prefeito do Rio de Janeiro não acaba com as favelas da cidade, uma vez que elas estragam a vista, lá é reduto de traficantes e atrapalham ao turismo? Seria ridículo e sem o mínimo respeito por sua cidade, como foi essa sua pergunta em relação à religião alheia.
Você deveria se preocupar com a situação que sua cidade enfrenta, que hoje é quase uma guerra civil, lutar para criar-se um meio ambinete saudável nas praias, sem esgoto sendo jogado ao mar, cuidar para que as pessoas saiam da miséria, que é enorme no Rio de Janeiro, ao invés de criticar os outros, como você está fazendo. Procure fazer a diferença ao invés de se preocupar apenas em ter lugar para tomar sol...

2006-10-23 00:42:42 · answer #3 · answered by masterdrakul 3 · 3 0

Nada contra. As flores não são sujeitas comparadas com o que as pessoas fazem na água.

De qualquer forma, parece que Iemanjá não gosta das flores porque logo as joga fora.

2006-10-23 00:09:41 · answer #4 · answered by Ennis 3 · 4 1

Hahahahaha... BOA Moises!!! Isso simplesmente é crença guria... Cabe a cada um RESPEITO ao próximo e suas tradições... Qto a sujeira... Não eh bem nessa proporção q vc está dizendo não...

2006-10-23 00:09:11 · answer #5 · answered by Flavinha 2 · 3 0

Não acho que jogar flores ao mar, suja a areia das praias.

2006-10-23 00:03:36 · answer #6 · answered by Peu Accioly 1 · 4 2

Flor não suja. O perigo é caco de vidro.
Esta festa é tradicional e relativamente importante para os umbandistas, que até não sujam muito, não. Quem suja é um bando de turistas e leigos que vão lã fazer presepada -pular 7 ondas comer 7 sementes não sei de que, jogar sete flores, e por aí vai. Não tem mais nada a ver com a umbanda.
By way, Iemanjá mora no fundo do mar, na tradição de umbanda e de candomblé.

2006-10-23 06:54:20 · answer #7 · answered by chefeclin 7 · 1 0

Além de loira, ainda por cima não tem RESPEITO...
Tenho certeza que você também ja fez sujeira, ( não faz cocô não ?)
As pessoas tem diferentes culturas e tradições , assim como os Cristãos tem as suas...
Foi uma pergunta bem feia...

2006-10-23 00:47:08 · answer #8 · answered by Fazendo a minha parte ! 4 · 1 0

vou te desconsiderar pq vc eh loira. A gente deve respeitar , até pq a constituição brasileira prevê liberdade religiosa, mas nem deve saber o que é constituição neh?

2006-10-23 00:21:41 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 1

Não achei errado a sua observação, más em alguns pontos podem entender como desrespeito à religião e crença de algumas pessoas.Não é só isso que suja as praias não.Morei em Recife e observei que durante as festas que haviam à beira mar, as pessoas, principalmente os homens, faziam o lugar de banheiro público,ficava o maior cheiro de banheiro de bar de beira de estrada, além das pessoas mesmo do próprio lugar que jogam lixo na praia e os turistas mal educados.

2006-10-23 00:17:01 · answer #10 · answered by kikamaia 2 · 1 0

vai ´lá então dizendo ei não joga as flores aqui
acho que se você não entende e não crê como as outras pessoas deixem elas com suas crenças.

e o que que adianta proibir ? hahahaha
e se polui tanto a praia vai la ajudar a limpar!

2006-10-23 00:13:08 · answer #11 · answered by Chris =D 3 · 2 1

fedest.com, questions and answers