Oi Coelho...
Imannuel Kant...Alemão...filósofo...autor de Crítica da Razão Pura...Crítica da Razão Prática...entre outras obras...
Era um cara muuuuuuuuito sistemático...Sua vida toda...foi toda ''cronometrada'''....
Um gênio....e como todos os gênios, altamente complexo...
Na sua C.R.Pura... ele é um idealista....Crê que o nosso conhecimento é ''apriorístico''', isto é: ao nascermos, já possuímos todo o conhecimento em latência....e a partir das experi~encias sensíveis(05 sentidos), esse conhecimento vai se exteriorizando.
Na C.R. Prática ele fala de uma moral....e dos Imperativos Categóricos, que nada mais são do que a tua consciência, que te obriga, inexoravelmente a fazer somente o BEM, o justo, o correto. E para ficares a par de tais conceitos,Coelho, terás que estudar sobre Ética...uma das disciplinas do curso de Filosofia.
Sei que não devo ter sido muito elucidativa....Mas o cara além de muito bom...é altamente complexo...A terminologia dele é tema de milhares de dissertações no mundo....até hoje...e creio que por muitos séculos ainda....
Ciao Bello!!!
2006-10-22 18:51:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Coelho, Não é questão de achar ou não achar. Immanuel Kant está para a filosofia, assim com Cézanne está para pintura. Ou seja, é o divisor de águas: a filosofia é antes e depois dele, assim como a pintura é antes ou depois de Cézanne. Outra coisa, não existe diferença entre a dita filosofia teórica de Kant (o "criticismo" com suas diversas "categorias" do entendimento e seus, necessários, "imperativos categóricos") e a dita filosofia prática dele (a "moral" e seus "imperativos hipotéticos", e não "categóricos".
Enfim, Immanuel Kant é objetivamente de suma importância para o pensamento filosófico, e de tal modo que, além, de todos os filósofos alemães que vieram depois dele, influencia ainda a psicologia voluntarista, a antropologia estruturalista ainda hoje vigentes.
Sabe, quando tratamos de um sistema de pensamento ou de produção artística, nós havemos de reconhecer objetivamente (e isso exclui concordar ou discordar do autor) seu contributo (obejetivo) para o desenvolvimento da área de conhecimento em questão.
Abçs.
2006-10-23 08:22:54
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
eu prefiro o ditado romano: o acordo faz lei entre as partes. o resultado da experiencia depende de tantas variaveis q é impossivel ser 'latente'.
2006-10-23 13:32:42
·
answer #3
·
answered by jaderdavila 6
·
0⤊
1⤋
Famoso sobretudo pela sua concepção conhecida como idealismo transcendental, todos nós trazemos formas e conceitos a priori para a experiencia crua do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar. A filosofia da natureza e da natureza humana de Kant é historicamente uma das mais determinantes fontes do relativismo conceptual que dominou a vida intelectual do século XX.
2006-10-23 00:42:45
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Ontem mesmo eu respondi uma pergunta aqui onde alguém dizia que todos deveríamos conseguir satisfazer TODAS as nossas vontades. E como você sabe, Kant e seu imperativo categórico, dizia que isso não é a coisa certa a fazer. Que se todos decidissem fazer o que bem lhes desse na "telha" o mundo iria se transformar em um verdadeiro CAOS!
Veja o categórico imperativo de Kant:
O Imperativo Categórico
Existe... só um imperativo categórico, que é este: Aja apenas segundo a máxima que você gostaria de ver transformada em lei universal."
Immanuel Kant, A Metafísica da Moral (1797)
Ah, e como uma curiosidade sobre Emmanuel Kant, dizem que ele era o maior boêmio, que vivia pela noite em tavernas, bebendo e com a mulherada. E como era bom de papo, não acho que tenha tido muita dificuldade para conseguir muitas mulheres. rsrsss
Esse Kant, o homem interessante viu? Pena que eu não vivi naquela época (pelo menos que eu saiba)...
2006-10-22 23:46:33
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋