English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

e por que a grande maioria não aceita ajuda para re-organizar suas vidas e preferem continuar nas ruas??

2006-10-22 15:07:40 · 18 respostas · perguntado por Who is me? I don´t no... 4 em Sociedade e Cultura Serviço Social

18 respostas

MAIS VITIMAS QUE ALGOZES, COM CERTEZA.

TRABALHANDO ANOS COM ESSAS PESSOAS, POSSO LHE AFIRMAR ISSO.

NINGUÉM EM SÃO CONSCIÊNCIA QUER VIRAR MENDIGO, mas na pratica muitos viram.

NÃO É VERDADE QUE ESTÃO LÁ POR OPÇÃO.

AFIRMAR ISSO É FALTA DE SENSIBILIDADE SOCIAL, OU NÃO ENXERGAR OUTRAS REALIDADES DIFERENTES DA QUAL A PESSOA QUE FAZ ESSA AFIRMAÇÃO ERRÔNEA ESTÁ INSERIDA.

Trabalhei muito tempo com mendigos de rua, e lhe afirmo que ninguém quer ficar lá. No começo, a humilhação é muito grande e a pessoa tem vergonha de estar na rua. Sente-se um ferrado na vida. Mas, o tempo vai passando e a pessoa acaba não encontrando meios de sair de lá. Para quem como nós, está empregado, come todo dia, toma banho, sair da rua nos parece uma coisa fácil. É só ir para casa. Mas não é.

O sujeito discriminado pela sociedade que normalmente se esquiva do mendigo, acaba entrando em depressão, acaba imaginando que nunca vai sair "daquele buraco" e acaba ser conformando com a situação. Depois desse desastre psicológico causado na sua cabeça, e num país que não tem emprego nem para o cara estudado, o sujeito acha que não terá como mudar sua sina e acaba se afundando nela.

Ajuda para eles? De quem? Da sociedade? De você que está perguntando? Do público em geral?
Existem muitos trabalhos interessantes na praça. O AIDS na rua, os Albergues, normalmente na mão de ONGs espíritas, a LBV, o pessoal que leva sopa para as ruas, faz corte de cabelo, primeiros socorros de graça, etc. Mas isso não é suficiente. Esmola também não é.
Só com mais solidariedade humana e políticas públicas para o povo da rua (veja o trabalho do Padre Lanceloti) e principalmente com outra distribuição de renda e com um mundo não capitalista, esse quadro será revertido.

TIRAR O POVO DA RUA NÃO É TAREFA SIMPLES NEM FÁCIL.

2006-10-22 15:10:43 · answer #1 · answered by ClaiX 6 · 0 0

O conceito de marginal que vc usou foi incorreto , pois marginal não é bandido. Como a própria palavra diz , marginal eh aquele que está à margem de , logo todas as pessoas que estão socialmente excluídas são marginais. Um mendingo portanto é um marginal, mas isso não quer dizer que ele seja bandido entendeu. Todo bandido é marginal mas nem todo marginal é bandido. Mas ambos , os moradores de rua e os bandidos são marginais , justamente pq não estão incluídos na sociedade de acordo com os 'moldes' que ela exige. E sim , são vítimas de um sistema capitalista devorador e destruidor, impiedoso e extremamente egoísta.

2006-10-22 22:22:36 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

são todos vitimas do desgoverno, da sociedade preconceituosa e egoista.

2006-10-26 15:03:57 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Bom eu acho que existe os 2 tipos. Aqueles que são marginais ou seja não tem interesse em arranjar uma morada e aqueles que são vítimas do sistema social.

2006-10-23 06:51:53 · answer #4 · answered by criolinha d 1 · 0 0

São vítimas do sistema.

Lembro do início da gestão da Marta Suplicy em São Paulo. Ela deu um banquete aos excluídos, mas na mesa só compareceram petistas. Puro jogo de cena. No final do mandato dela haviam mais moradores de rua que no início do mandato.

Existem muitos moradores de rua que têm curso superior, mas na situação em que se encontram, não têm oportunidades e portanto nenhuma chance de sair dessa situação.

2006-10-23 00:24:39 · answer #5 · answered by Ennis 3 · 0 0

Vítimas do sistemas social que acabam por se tornar criminosos para sobreviverem...e o grande culpado é o Estado ( desde o ínício da República porque antes o Império que era culpado)

2006-10-22 23:04:32 · answer #6 · answered by Rainha 6 · 0 0

Infelizmente caem vitimas de um sistema injusto, acabam ficando nas ruas por falta de opção ou por causa de vicios, são muitos fatores que levam pessoas a morarem nas ruas
Para ser marginal não é preciso ser um morador de rua, muitos tem casas e boa situação e se tornam marginais.

2006-10-22 22:44:33 · answer #7 · answered by ♥Daniele♥ 6 · 0 0

Olá,

São vitimas de nosso sistema,onde o rico é cada vez mais rico e o pobre continua tomando na cabeça...

Nos estamos fazendo a nossa parte,ajudando aqui e acolá, acredite isso não basta,porque se bastasse não teríamos os sem tetos e os moradores de rua...Mas e o governo? Você sabe,só falcatruas e escândalos um atrás do outro...

Eu tenha respondido a pergunta de Malu Mader,
propondo uma nova Faculdade para os políticos:

FHCAB

Faculdade de Honestidade,Compaixão e Amor do BRASIL


Beijos

2006-10-22 22:24:43 · answer #8 · answered by J S 4 · 0 0

- Muitos moradores de rua estão lá por opção, pois existem albergues para aqueles que não tem onde morar. Os moradores de rua buscam liberdade em relação a tudo, não querem dar satisfações para as pessoas, assumir compromissos com emprego, familia, contas,etc.. por isso buscam as ruas para levar uma vida totalmente avessas a um padrão civilizado, pois tomam banho quando querem, comem a hora que quer, se vestem e agem de uma maneira bem autêntica livre de vaidades e modismos impostos por uma sociedade capitalista e hipócrita onde o que vale é oque vc aparenta ser, não oque é de verdade, em sua essência!!!

2006-10-22 22:22:36 · answer #9 · answered by Wellington Joel da Silva S 2 · 0 0

Muitos já estão viciados no que a rua oferece. Não conseguem mais seguir regras nem respeitar ninguém.Mas, tem muita gente
que precisa e quer ajuda.

2006-10-22 22:18:57 · answer #10 · answered by cher 2 · 0 0

alguns estão la por opção outros por não terem saida

2006-10-22 22:18:16 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers