Maias já conheciam.Porem é considerado como arábe sua origem.
2006-10-22 12:44:33
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
quando fizeram o buraquinho!
2006-10-22 19:50:01
·
answer #2
·
answered by Su 6
·
1⤊
0⤋
Tendo em vista o problema na construção dos números como 31 e 301, os hindus criaram um símbolo para representar algo vazio (ausência de tudo) que foi denominado sunya (a letra s tem um acento agudo e a letra u tem um traço horizontal sobre ela).
Dessa forma foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas no número 301 e assim passaram a escrever:
301 = 1 + ? x 10 + 3 x 100
301 = dasa sunya tri
Os hindus tinham acabado de descobrir o zero.
Porém, estas notações só serviam para as palavras e não para os números, mas reunindo essas idéias apareceram juntos o zero bem como o atual sistema de notação posicional.
Um dos primeiros locais onde aparece a notação posicional é um tratado de cosmologia denominado: Lokavibhaga, publicado na data de 25 de agosto de 458 do calendário juliano, por um movimento religioso hindú para enaltecer as suas próprias qualidades científicas e religiosas. Neste texto, aparece o número 14.236.713 escrito claramente:
triny ekam sapta sat trini dve catvary ekakam
três um sete seis três dois quatro um
Escrever tais números na ordem invertida, fornece:
um quatro dois três seis sete um três
1 4 2 3 6 7 1 3
Números como 123.000 eram escritos como:
sunya sunya sunya tri dvi dasa
que significa:
zero zero zero três dois um
que escrito na ordem invertida fornece:
um dois três zero zero zero
No texto existe a palavra hindú sthanakramad que significa "por ordem de posição".
Observamos que tal notação posicional já era então conhecida no quinto século de nossa era por uma grande quantidade de cientistas e matemáticos.
Para escrever este material, usamos alguns tópicos do excelente livro: "Os números: A história de uma grande invenção", Georges Ifrah, Editora Globo, 3a.edição, 1985.
2006-10-22 19:48:23
·
answer #3
·
answered by Fabianna 2
·
1⤊
0⤋
O zero surgiu assim do nada, podes crer.
2006-10-22 19:45:52
·
answer #4
·
answered by Aken@ton 4
·
1⤊
0⤋
cOmO??
2006-10-26 18:57:35
·
answer #5
·
answered by simcastro 3
·
0⤊
0⤋
Embora a grande invenção prática do zero seja atribuÃda aos hindus, desenvolvimentos parciais ou limitados do conceito de zero são evidentes em vários outros sistemas de numeração pelo menos tão antigos quanto o sistema hindu, se não mais. Porém o efeito real de qualquer um desses passos mais antigos sobre o desenvolvimento pleno do conceito de zero - se é que de fato tiveram algum efeito - não está claro.
O sistema sexagesimal babilônico usado nos textos matemáticos e astronômicos era essencialmente um sistema posicional, ainda que o conceito de zero não estivesse plenamente desenvolvido. Muitas das tábuas babilônicas indicam apenas um espaço entre grupos de sÃmbolos quando uma potência particular de 60 não era necessária, de maneira que as potências exatas de 60 envolvidas devem ser determinadas, em parte, pelo contexto. Nas tábuas babilônicas mais tardias (aquelas dos últimos três séculos a.C.) usava-se um sÃmbolo para indicar uma potência ausente, mas isto só ocorria no interior de um grupo numérico e não no final. Quando os gregos prosseguiram o desenvolvimento de tabelas astronômicas, escolheram explicitamente o sistema sexagesimal babilônico para expressar suas frações, e não o sistema egÃpcio de frações unitárias. A subdivisão repetida de uma parte em 60 partes menores precisava que à s vezes “nem uma parte” de uma unidade fosse envolvida, de modo que as tabelas de Ptolomeu no Almagesto (c.150 d.C.) incluem o sÃmbolo ou 0 para indicar isto. Bem mais tarde, aproximadamente no ano 500, textos gregos usavam o ômicron, que é a primeira letra palavra grega oudem (“nada”). Anteriormente, o ômicron, restringia a representar o número 70, seu valor no arranjo alfabético regular.
Talvez o uso sistemático mais antigo de um sÃmbolo para zero num sistema de valor relativo se encontre na matemática dos maias das Américas Central e do Sul. O sÃmbolo maia do zero era usado para indicar a ausência de quaisquer unidades das várias ordens do sistema de base vinte modificado. Esse sistema era muito mais usado, provavelmente, para registrar o tempo em calendários do que para propósitos computacionais.
à possÃvel que o mais antigo sÃmbolo hindu para zero tenha sido o ponto negrito, que aparece no manuscrito Bakhshali, cujo conteúdo talvez remonte do século III ou IV d.C., embora alguns historiadores o localize até no século XII. Qualquer associação do pequeno cÃrculo dos hindus, mais comuns, com o sÃmbolo usado pelos gregos seria apenas uma conjectura.
Como a mais antiga forma do sÃmbolo hindu era comumente usado em inscrições e manuscritos para assinalar um espaço em branco, era chamado sunya, significando “lacuna” ou “vazio”. Essa palavra entrou para o árabe como sifr, que significa “vago”. Ela foi transliterada para o latim como zephirum ou zephyrum por volta do ano 1200, mantendo-se seu som mas não seu sentido. Mudanças sucessivas dessas formas, passando inclusive por zeuero, zepiro e cifre, levaram as nossas palavras “cifra” e “zero”. O significado duplo da palavra “cifra” hoje - tanto pode se referir ao sÃmbolo do zero como a qualquer dÃgito - não ocorria no original hindu.
2006-10-26 15:36:23
·
answer #6
·
answered by Espanhol 2
·
0⤊
0⤋
Refere-se que a descoberta do zero somente ocorreu em três povos, pelos: babilônios, hindus e maias. Na Europa, a definição do sÃmbolo zero ocorreu durante a Idade Média após a aceitação dos algarismos arábicos. A representação gráfica do zero demorou cerca de 400 anos para ser incorporada ao sistema decimal indo-arábico de numeração. Definir graficamente um sÃmbolo para o zero foi de extrema importância a fim de se poder posicionar precisamente os dÃgitos que formam qualquer número desejado, tanto em um sistema numérico decimal, quanto no uso do ábaco que representava o zero como sendo uma casa vazia. Originalmente o zero, representado como uma casa vazia, foi o maior avanço no sistema de numeração decimal. Portanto, o Zero evoluiu de um vácuo para uma casa vazia ou a um espaço em branco para enfim transformar-se em um sÃmbolo numérico usado pelos hindus e pelos árabes antigos. No inÃcio dos anos de 1600, ocorreu uma importante modificação no formato da grafia do décimo número ou do zero, que inicialmente era pequeno e circular “o” evoluindo para o atual formato oval “0” o que possibilitou sua distinção da letra “o” minúscula ou da “O” maiúscula.
Na literatura matemática atual, o significado do valor do zero é usado como se não houvesse nenhum valor numérico ou substancial propriamente dito, mas sim desempenhando o papel chave da notação necessária ao sistema decimal, para expressar todos os números com nove dÃgitos, do um ao nove e, o zero como o décimo numeral.
O simbolo do numero zero provavelmente se originou como um circulo, pois se o numero um era originalmente representado por um v invertido, pois este simbolo possuia um angulo e o numero dois por um simbolo parecido com a letra z pois este possuia dois angulos, etc..., é de se supor que o circulo, por não possuir nenhum angulo, seria a melhor representação para o número zero
2006-10-23 23:58:23
·
answer #7
·
answered by anônimo 3
·
0⤊
0⤋
Como surgiu o zero? Para responder essa questão é necessário saber que os hindus foram os criadores do sistema de numeração posicional e que muitos cálculos efetuados por eles eram realizados com a ajuda de um ábaco, instrumento que para a época poderia ser considerado uma verdadeira máquina de calcular.
O ábaco usado inicialmente pelos hindus, consistia em meros sulcos feitos na areia, onde se colocavam pedras. Cada sulco representava uma ordem. Assim, da direita para a esquerda, o primeiro sulco representava as unidades; o segundo as dezenas e o terceiro as centenas. No exemplo acima temos a representação do número 203, ou seja, 2 centenas mais três unidades.
O Sulco vazio do ábaco, indica que não existe nenhuma dezena. Mas na horas de escrever o número faltava um símbolo que indicasse a inexistência de dezenas.
E, foi exatamente isso que fizeram os hindus, eles criaram o tão desejado símbolo para representar o sulco vazio e o chamaram de Sunya (vazio). Dessa forma, para escrever o número representado no ábaco de areia, escreviam o 2 para as centenas, o 3 para as unidades e entre eles faziam o desenho do sulco vazio, para indicar que não havia no número nenhuma dezena.
Ao introduzir o desenho do sulco vazio entre os dois outros símbolos os hindus criaram o zero que, desde aquela época já se parecia com o que usamos hoje.
2006-10-23 12:49:18
·
answer #8
·
answered by VRS 2
·
0⤊
0⤋
O zero foi criado pelos indianos.
Os números que conhecemos como arábicos também provem dos indianos.
A Aritmética que conhecemos, devemos aos Indianos.
2006-10-23 01:47:06
·
answer #9
·
answered by elysabet 5
·
0⤊
0⤋
Os primeiros a representar o zero foram os maias, simbolizando-o por uma concha. Eles contavam de vinte em vinte (contagem vigesimal) e incluíram este dígito bem antes de outros povos, inclusive antes na nossa numeração (indo-arábica).
2006-10-22 22:21:55
·
answer #10
·
answered by ☼Miri@M☼ 4
·
0⤊
0⤋