English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alunos brasileiros no Ensino Médio-
85% estudam nas escolas PÚBLICAS, maioria pobre.
15% pagam escolas PARTICULARES, maioria é rica.

Alunos brasileiros no Ensino Superior-
58% dos RICOS estudam de graça em universidades públicas.
66% dos POBRES pagam faculdades particulares.

Existe uma inversão de prioridades, o governo gasta 10.000 dólares por ano para manter um estudante numa universidade e cerca de 870 para manter uma criança no ensino fundamental.
A educação superior normalmente é mais cara que a de nível básico, mas essa diferença no Brasil – na ordem de 1050% - é a mais desproporcional do mundo. Para a maioria dos especialistas, o problema da nossa educação não é a falta de dinheiro, mas a forma como ele é gasto.

Não seria essa a fonte das desigualdades no Brasil? Lula aposta nos programas assistencialistas e concentra poucos esforços na reformar do sistema de educação. Dar oportunidades iguais não é a maneira mais eficiente de melhorar a distribuição de renda?

2006-10-22 12:13:57 · 36 respostas · perguntado por ஃ panen et circenses ஃ 7 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

36 respostas

Bom, dividir a questão entre ricos e pobres não é a melhor abordagem. Afinal, todos têm direito de estudar em escolas públicas (de qualidade), independente de serem ricos, pobres, ou qualquer outra coisa do gênero.
O sistema escolhido para selecionar os estudantes de faculdades públicas é o vestibular, que, por sua vez, é baseado na meritocracia. Ou seja, ganham as vagas aqueles que têm melhor preparo, além da combinação de uma série de fatores, como tranqüilidade na hora da prova e - por que não? - um pouco de sorte. Sem querer expresssar opinião a respeito, o sistema de cotas é uma forma de burlar esse conceito, já que vai de encontro às regras pré estabelecidas de funcionamento do vestibular.
Bom, partindo do princípio que todos são iguais perante a justiça, não tem essa de "pobres e ricos", e sim de mais bem preparado e menos bem preparado - indepedente da classe social.
O que acontece é que a maioria (digo a maioria porque existem exceções expressivas) das escolas públicas não dá uma boa educação aos seus alunos, graças à falta de investimentos do governo na educação básica.
Mesmo nessa situação de extrema desigualdade, segundo as SUAS estatísticas, a diferença diminui bastante, em se tratando de educação superior.
Então, não veja a questão por esse lado "pobres pagam faculdade e ricos estudam em escola pública"... Tente ter uma visão mais abrangente, e menos preconceituosa.

2006-10-22 12:54:52 · answer #1 · answered by [B] 2 · 1 0

Este é o resultado do processo de "democratização" do ensino no País.

Eficáz:
Quase 100% de crianças matriculadas no ensino fundamental.

Eficiente:
Há um custo baixo: professores mal remunerados, mal preparados e desvalorizados + salas super lotadas + carga horária exígüa e merenda de má qualidade

Efetividade zero:
Baixo desempenho nas avaliações
Baixa auto estima
Baixa condições de competitividade para o acesso à faculdades públicas e ao mercado de trabalho.

Isso responde sua pergunta?

De graça, na periferia nem culto religioso, nesse país, tudo que é oferecido pelo governo aos pobres ou é de má qualidade ou é pancada da polícia.

2006-10-27 16:45:03 · answer #2 · answered by maria fulera 4 · 1 0

Pq rico estuda em colegio particular para fazer faculdade federal. E o pobre que estudou em escola pública que não aprendeu quase nada, tem que pagar faculdade.
Bjos.

2006-10-22 12:17:12 · answer #3 · answered by Licota 5 · 2 1

Respondo te perguntando: - Porque as pessoas foram feitas para serem amadas e as coisas para serm usadas e, no entanto amamos as coisas e usamos as pessoas???????

2006-10-29 13:27:11 · answer #4 · answered by Ambiental 5 · 0 0

Ótima observação! Ta aí um reinvidicação nossa pro proximo Presidente!

2006-10-29 05:19:55 · answer #5 · answered by Donna 4 · 0 0

Má administração do poder publico.

2006-10-28 10:31:06 · answer #6 · answered by karlinhus4 2 · 0 0

olha os ricos fazem uma base voltada para o ingresso nas universidades publicas, ou seja um ensino de melhor qualidade, enquanto a clase pobre alem de ter de estudar, tem de trabalhar para ajudar a familia nas despesas do dia a dia. ai que surge a diferença.

2006-10-28 07:41:45 · answer #7 · answered by sgtmarcio97 2 · 0 0

é pq o governo ñ quer gastar com a qualidade do ensino nas escolas públicas... hj, o ensino está praticament na minha opnião defasado... essa é a realidade... enquanto q o rico... estuda em escola particular, tem um melhor preparo, e consegue ingressar numa universidade estadual ou federal da vida... é isso q acontece... é o pouco preparo de um (ou mto despreparo) e mto preparo de outro...

2006-10-27 06:35:32 · answer #8 · answered by Kleber 2 · 0 0

PQ NOSSO PAÍS É UMA VERGONHAAAAAA

2006-10-22 13:54:49 · answer #9 · answered by cida28 1 · 0 0

Rico: estudou a vida inteira em escolas particulares. Ou estuda em colégio particular, ou em algum colégio público de alto nível, daqueles que têm exames pra entrar. Faz algum cursinho caríssimo e durante todo o EM. Nunca teve que trabalhar, e tem mais tempo pra estudar. Vai pra aula bem alimentado, tem Internet em casa, os pais incentivam a leitura...

Pobre: sempre estudou em colégio público e de bairro. A maioria tem que trabalhar durante o EM. Não tem verba pra fazer cursinho. Quando há computador público perto de casa, tem que ficar esperando eras pra usar só uma hora. E, principalmente, quando vai pra faculdade por causa daquela papagaiada de ProUni (cada vaga custa cerca de 5 ou 6, para o governo, numa faculdade pública), pára numa Fac-esquina da vida...

O pior é que o dinheiro que o governo gasta com a educação superior não é grandes coisas, e reitores incopetentes aproveitam pra fazer licitações de verbas idiotas (como pra construir calçadinhas cretinas, ao invés de salas de aula). Não tem que diminuir o dinheiro da educação superior, tem que aumentar o da básica e fornecer melhores condições de vida.
_____________
PS: estou falando de médias, não de casos específicos.

2006-10-22 12:32:27 · answer #10 · answered by Eremita 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers