Porque será?
Um aluno de escola pública dificilmente tem chance de passar no vestibular, a menos é claro que pague um bom cursinho.
Alunos de Escolas Privadas passam no vestibular em Universidade Estaduais e Federais, ao um grande número. E para isso não paga cursinho.
Se alunos de escolas públicas cansados de tentar vestibular, por falta de não receber uma educação adequada, se quizer entrar num curso superior, rala o dia inteiro para pagar uma Faculdade Privada.
Será que temos no Brasil uma classe eletísta oligárquica de dominação.
Educação para os lideres;
Educação para operários;
Educação disfarçada e excludente.
Qual é a sua opinião?
(Por favor sem cópia, dê a sua opinião, você é capaz, eu acredito nisso, respeite os direitos autorais, do contrário estará fazendo exatamente o que os péssimos políticos eleitos fazem, roubando. Acredito que você condena tal ato)
2006-10-22
12:08:45
·
5 respostas
·
perguntado por
Sophia
3
em
Governo e Política
➔ Governo
Já fiz uma pergunta muito semelhante a pouco tempo, veja:
Total de alunos brasileiros no Ensino Médio-
85% estudam nas escolas PÚBLICAS, maioria pobre.
15% pagam escolas PARTICULARES, maioria é rica.
Total de alunos brasileiros no Ensino Superior-
58% dos RICOS estudam de graça em universidades públicas.
66% dos POBRES pagam faculdades particulares.
É o retrato da injustiça. A chance de um aluno rico vir a estudar em uma universidade pública é 8 vezes maior do que a de um aluno pobre. A razão? Porque a qualidade do ensino público é péssima.
Existe uma inversão de prioridades, o governo gasta 10.000 dólares por ano para manter um estudante numa universidade e cerca de 870 para manter uma criança no ensino fundamental.
A educação superior normalmente é mais cara que a de nível básico, mas essa diferença no Brasil – na ordem de 1050% - é a mais desproporcional do mundo. P/ os especialistas, o problema da educação ñ é a falta de dinheiro, mas a forma como ele é gasto.
Não seria essa a fonte das desigualdades no Brasil? Lula aposta nos programas assistencialistas e concentra poucos esforços na reformar do sistema de educação. Dar oportunidades iguais é a maneira mais eficiente de melhorar a distribuição de renda.
2006-10-22 12:22:42
·
answer #1
·
answered by ஃ panen et circenses ஃ 7
·
7⤊
0⤋
O MEC destina 70% de suas verbas para as Universidades Federais. E está tentando aumentar para 75%.
Meu filho está tendo problemas na Engenharia da UFRGS por ter que trabalhar.
A verdade éque as Federais se tornaram universidades para classe alta e não tem maneira de se cobrar anuidade dos felizardos proprietários de carros importados que as freqüentam.
Já as particulares, à noite, parecem um grande parque de estacionamento de ônibus.
Me parece que tirando a política se poderia distribuir melhor este dinheiro.
No RS o ex-governador, do PT, criou uma Universidade Estadual mesmo não podendo dar um ensino secundário digno.
Se até os que se dizem do povo agem assim, não tem saída.
2006-10-22 19:24:49
·
answer #2
·
answered by Francisco U 4
·
1⤊
0⤋
Não é porque o ensino publico, é uma *****, como a saude publica, como a segurança, e tudo que o governo faz.
Você domingo tem 2 opções para votar, o voto é livre.
Se você concorda com, a corrupção, os roubos, as mentiras, a sonegação fiscal, a marginalidade, vote em LULA.
Se você NÃO concorda com, a corrupção, os roubos, as mentiras, a sonegação fiscal, a marginalidade, vote em GERADO.
VOTE de ACORDO COM SUA ÍNDOLE.
2006-10-22 20:07:46
·
answer #3
·
answered by TG 4
·
0⤊
0⤋
Muito boa sua pergunta.
Acredito que a educacao de base deve ser urgentemente mellhorada no Brasil e que escolas técnicas tambem sao muito importantes. O desejo de se cursar o grau superior no Brasil é muito grande, porem tenho conhecimento de que muitas universidades que temos despejam inumeros formandos semestralmente sem qualquer condicao de exercer a profissao. Analise pelos exames da OAB que se tem realizado.
Nao sou a favor de cotas, acho que a escola publica tem que ter muito investimento material e humano para que possamos alcancar niveis de aprendizado mais favoraveis a ponto de colocar realmente muitos alunos saidos da escola publica nas universidades publicas, mas os melhores, aqueles comprometidos com o aprendizado e com o futuro.
Sempre estudei em escola publica, fiz uma faculdade publica tambem e tenho grande satisfacao por isso.
Nao vamos esquecer de que a inclusao comeca na sociedade. Nunca devemos, tambem, esquecer dos deficientes que devem ter todas as oportunidades na escola regular. Um dia o Brasil será mais justo com todos!
2006-10-22 19:31:00
·
answer #4
·
answered by Ro 4
·
0⤊
0⤋
A EDUCAÇÃO ELITISTA EXISTE NO BRASIL E REMONTA AOS TEMPOS DA DITADURA, QD JARBAS PASSARINHO ERA O MINISTRO DA EDUCAÇÃO. ELE INTRODUZIU A LEI (ñ consigo me lembrar o nº) EM 1971,COPIANDO O JÁ FALIDO SISTEMA EDUCACIONAL AMERICANO (ELESABIA Q ERA FALIDO E FEZ DE PROPÓSITO). COM ESSA LEI, O ENSINO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS FOI FUNDIDO NUMA SÓ MATÉRIA, CHAMADA ESTUDOS SOCIAIS, Q DE ACORDO COM OS DITAMES DA DITADURA, PASSAVA AO ALUNO A VISÃO DE UM MUNDO IDEALIZADO, ONDE TODOS ERAM IRMÃOS E Ñ HAVIA DESIGUALDADE SOCIAL. AO LADO DESSE FATOR, HOUVE UMA DESVAIRADA PROLIFERAÇÃO DE FACULDADES PARTICULARES COM NÍVEL DE ENSINO BAIXO, SOB A BENESSE DA DITADURA. OS ALUNOS RICOS PASSARAM PR A ESCOLA FUNDAMENTAL ( Q ERA DE MELHOR QUALIDADE), E OS POBRES FICARAM NAS ESTADUAIS. OS PROFESSORES MAL FORMADOS PLS PÉSSIMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Ñ CONSEGUIAM ENTRAR EM ESCOLAS PARTICULARES. MIGRARAM TODOS PR AS ESTADUAIS. FOI ASSIM CRIADA TODA UMA GERAÇÃO COMPLETAMENTE ALIENADA DOS PROLEMAS SOCIAIS DO SEU PAÍS. E A ELITE PERVERSA FUNCIONA ASSIM: PAGAM BONS CURSOS PR SEUS FILHOS Q ENTRAM EM FACULDADES ESTADUAIS E FEDERAIS GRATUITAS. OS POBRES Ñ POSSUEM CONHECIMENTO PR PASSAR NESSAS FACULDADES, ENTÃO VÃO PR AS PARTICULARES, PAGANDO MENSALIDADES ABSURDAS. ESTE É UM DOS MOTIVOS PLS QUAIS LULA CRIOU AS COTAS PR AQUELES Q Ñ PODEM PAGAR. HÁ MT MAIS A SER DITO. PROCUREI FAZER UM BREVE RESUMO PR Q TU ENTENDESSES COMO FUNCIONA A ELITE DESSE PAÍS.
2006-10-22 19:28:22
·
answer #5
·
answered by Araguaia 6
·
0⤊
1⤋