- Ramo da Zoologia que trata das aves -
Homens e aves partilham um mundo de sons e cores e mantém uma ligação íntima e antiga. As aves sempre impressionaram os homens, tanto pela capacidade de voar, quanto como transmissoras de presságios; desde os gansos, que com seus gritos de alarme salvaram Roma, os canários usados para avisar aos mineiros de carvão das emanações de metano, até aos vôos migratórios interpretados de várias maneiras, e o "estudo" de suas vísceras para práticas de adivinhação, as aves são sem dúvida, grandes colaboradoras e enriquecedoras do mundo humano.
Entre os animais vertebrados, as aves são os mais numerosos, perdendo apenas para os peixes. São encontradas em toda parte do mundo menos no centro do Continente Antártico. Têm muitas características semelhantes aos répteis, tronco do qual derivam (aspectos ósseos e musculares, ovos semelhantes etc) mas o que as distingue de todos os outros animais é o fato de terem penas. Todas as aves têm penas e nenhum outro animal as possui.
A vida na Terra abrange uma faixa de tempo de mais de dois bilhões de anos. As aves derivam de um tronco de répteis (semelhante aos que produziram os dinossauros) há cerca de 150 milhões de anos, mais ou menos à época dos primeiros mamíferos. O fóssil de ave mais antigo data do Jurássico Superior (subdivisão da era mesozoica). Foi encontrado na Baviera em 1861, dois anos depois da publicação de "Origem das Espécies" de C.Darwin, e foi considerado uma prova definitiva de sua teoria de que as aves haviam evoluido dos répteis. O fossil recebeu o nome de ARCHAEOPTERYX - "Asa Antiga".
O ramo genealógico desde o Arqueopterix às aves modernas é marcado por criações e extinções. A Era atual é muitas vezes chamada de Idade dos Mamíferos em oposição à Idade dos Répteis que chegou ao fim com o desaparecimento dos dinossauros e pterossauros.
A evolução é um processo de transformação constante que pode ser representado por uma árvore genealógica com muitos ramos que continuam a se modificar e crescer, enquanto outros morrem. A nomenclatura zoológica, usada para representar esta árvore, surgiu em 1758, quando o botânico suéco, Lineu, em seu "Systema Naturae", criou a Nomenclatura Binária, que é internacional, sistemática, racional e neutra. Quando a Teoria da Evolução passou a ser aceita e com a utilização de novas fontes de informação como os fósseis, ampliou-se muito o âmbito da classificação que se transformou em um sistema que buscava mostrar a origem e as relações entre os vários seres vivos, baseando-se em critérios anatômicos. Os taxonomistas baseiam-se em elementos da anatomia interna como o esqueleto, a musculatura, a estrutura da abóbada palatina, ou a anatomia dos pés, por serem características que indicam com mais exatidão a ancestralidade comum. A classificação dos animais e plantas obedecem às seguintes categorias, das mais abrangentes às mais especializadas: Reino - Ramo - Classe - Ordem - Família - Gênero e Espécie. Este critério permite dar um nome científico especial a todos os seres vivos. Vamos pegar um exemplo: a ave Gygis alba, vulgo Trinta-Réis Branco:
Reino: animal - (por oposição à vegetal)
Ramo: cordados - ( animais que possuem um cordão dorsal, o notocórdio; na maioria dos cordados adultos, o cordão é a coluna vertegral)
Classe: ave - (nome latino desses animais, exclui outros vertebrados como mamíferos e peixes)
Ordem: caradriiformes - (nome derivado de uma palavra grega que significa "aves que vivem em ravinas e penhascos". Essa classe compreende as gaivotas, trinta-réis, tordas mergulheiras e tarambolas)
Família: larídeos - (do grego LAROS, gaivota. A família abrange as gaivotas e os trinta-réis)
Gênero: Gygis - (palavra grega que designa as aves aquáticas. Compreende somente um grupo de trinta-réis)
Espécie: (Gygis) alba - (palavra latina que significa 'branca').
O início de nossa era constituido pelo paleoceno e o eoceno assistiu à emergência de muitas ordens modernas de aves: os primitivos avestruzes, pelicanos, garças, patos, aves de rapina, galináceos, aves marinhas, corujas, grous e outros. Avançando pelo oligoceno e mioceno encontramos aves com formas mais parecidas com as atuais. O plioceno assistiu à maior variedade de aves, calcula-se 11.600 espécies. Posteriormente, no pleistoceno, quando o homem começou a se fixar, foi um período de extermínio para muitas espécies de aves devido às extremas temperaturas na Terra. Hoje existem cerca de 8560 espécies e a fauna brasiliense é de grande importância pois aproximadamente 1.464 delas encontram-se no Brasil. Listamos abaixo algumas das aves brasileiras mais conhecidas e apreciadas, com seus nomes populares que em sua maioria são de origem Tupi-Guarani:
Uirapuru, Arara-vermelha, Canindé, Arara-azul, Amazona aestiva (também fala), Papagaio-de-coleira, Jandaia, Periquitos, Tuins, Tiribas, Palradores, Maracanãs, Maitacas, Pássaro preto, Bem-Te-Vis, Sabiás, Tucanos, Mutuns, Jacus, Rôlas, Canários, Pintassilgos, Patativas, Coleiros, Arapongas, Azulões, Corrupiões, Soldados, Alcione, Colibris etc.
Mamíferos:Os mamíferos, mesmo o homem, são descendentes diretos dos répteis. É muito difícil determinar quem foi o primeiro mamífero, mas um forte candidato é o MELANODON que viveu na América do Norte há 150 milhões de anos e cujos vestígios foram dos primeiros fósseis de mamíferos encontrados. Só há uns 60 milhões de anos os mamíferos começaram a se estabelecer e os grandes répteis se extinguiram (provavelmente devido a extremas variações climáticas que começaram a acontecer na Terra). Os mamíferos, com supreendente capacidade de adaptação a temperaturas variadas, cérebro mais desenvolvido etc, se expandiram e se diferenciaram, sendo o grande exemplo de evolução o próprio homem, que estabeleceu sua posição de superioridade indiscutível. Os membros da classe dos mamíferos estão hoje divididos em três sub-classes principais: os monotremos (os mamíferos ovíparos); os marsupiais (os mamíferos que dispõem de bolsa para transportar os filhotes, que nascem sem o desenvolvimento completo do organismo) e os placentários (mamíferos cujos filhos se desenvolvem dentro da mãe).
2006-10-22 04:08:37
·
answer #1
·
answered by ? 4
·
0⤊
0⤋