English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O povo, em sua maioria, se encontra incapaz de enxergar a realidade?

2006-10-21 22:33:47 · 15 respostas · perguntado por Lillian M 1 em Governo e Política Eleições

15 respostas

Lula da Silva, o ex-operário relâmpago que pôs a nação de joelhos, foi transformado em mito para parcela significativa do povo brasileiro. Não é difícil explicar a construção do mito: durante o período do governo militar de 1964, Lula surgia com a retórica primária e o biótipo talhado (barbudo, sem dedo, tenaz etc.) para levantar a bandeira das esquerdas sufocadas pelas manhas do General Golbery do Couto e Silva, a eminência parda do regime autoritário instalado em 1964. Em torno de Lula, para apoiá-lo e até mesmo santificá-lo, reuniram-se todas ou quase todas as facções esquerdistas da época, da luta armada ao esquerdismo gramsciano, tendo como principal suporte os intelectuais marxistas da USP – a bilionária Universidade de São Paulo –, todos estatizantes e coletivistas e, com mais empenho, a igreja apóstata da Teologia da Libertação, de natureza revolucionária e anticristã, integrada por gente fanática do tipo Leonardo Boff e Frei Betto.

De lá pra cá, escorado na proteção da mídia, o mito Lula cresceu em força e substância, movido pela “militância selvagem” chegando ao poder, afinal, em 2002. Para a formação do mito – sabe-se – prevalece muito mais o que se inventa e divulga em torno dos fatos e acontecimentos que o cercam, do que a própria realidade que ele representa, ou seja: a consolidação do mito se apóia mais na imaginação coletiva do que na realidade dos fatos, sobretudo quando ele, o mito, conduzido por um irracional processo de compensação, passa a ser, como no verso de Fernando Pessoa, “o nada que é tudo”.

A mitologia que envolve Lula tem fundamentação marxista, posto que esta enxerga na classe operária a redenção da humanidade, a única com capacidade para abrir as portas do paraíso terrestre. O próprio Marx, em dezenas de livros e encontros da Internacional (o Foro de São Paulo da época), tratou de dar forma e construir a fantasia, lógico, sem nenhuma correspondência com a realidade. Não que a figura do operário não mereça respeito e tenha méritos. Tem, sim. Mas, não para governar e conduzir o mundo acima dos interesses da própria classe. Ademais, como qualquer ser humano, o operário só pensa nas delícias do “conforto burguês” e nas comodidades da sociedade burguesa - o que é mais do que legítimo, mas nada revolucionário (os malandrinos messiânicos sabem disso, daí o mundo de promessas).

Assim considerado, e visto que há trinta anos não trabalha e vive (à bordalesa) como símbolo de uma mentira fortemente enraizada, pode-se afirmar, sem temor, que Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato-presidente, está hoje muito mais para o caudilho populista do que propriamente para o líder operário. Neste particular, Lula não deve ser comparado, por exemplo, ao operário alemão Weitling mas, sim, à figura de Juan Domingo Perón, o controverso ditador argentino de meados do século passado. De fato, os pontos de contato entre Lula e Perón, mito argentino, são incontáveis.

O primeiro deles: os dois mitos, no auge do processo de degradação política, moral e institucional dos seus respectivos governos, acusados de corrupção e incontáveis práticas criminosas, simplesmente sobreviveram à realidade das acusações e dos fatos negativos que os envolviam (e envolvem). Na Argentina, para se eternizar no poder, Perón partiu para programas de assistencialismo deslavado, com Evita Perón distribuindo dinheiro e “conselhos” a milhares de mulheres desamparadas que formavam longas filas nos corredores da Casa Rosada. Outra semelhança: amparado no forte sindicalismo da CGT, inteiramente contaminado, Perón articulou o plano diabólico (e corrupto) da “casa pré-fabricada” que remexeu com os anseios dos trabalhadores argentinos e possibilitou o rápido enriquecimento de Juan Duarte - irmão da esposa de Perón, Evita - e Domingo Mercante, asseclas ativos do “esquema”.

A coisa chegou a tal ponto, na consolidação de um quadro de completo apodrecimento do tecido ético da nação, que os militantes do peronismo proclamavam, insanos, nas ruas de Buenos Aires: “Ladrón o no ladrón, nosostros queremos Perón!”. No Brasil atual, o fenômeno se repete de igual modo e talvez por isso, em recente edição, a revista britânica “The Economist” tenha classificado Lula como uma “Evita de barbas”.

Com efeito, o ex-operário relâmpago Lula da Silva abusa da paciência da nação. Sob o seu (des)governo, o crime virou acontecimento de rotina e os escândalos se sucedem em proporções nunca dantes imaginada: de Waldomiro Diniz ao Mensalão, das estranhas dádivas de Paulo Okamotto aos sanguessugas, da ação nefasta de Palloci contra o caseiro Francenildo ao Land Rover do ex-Secretário-Geral do PT Silvinho Pereira, dos “vampiros” da saúde às pródigas doações a Lulinha, da ação lesiva do Banco Popular aos assassinatos dos prefeitos Celso Daniel e Toninho do PT, do indiciamento de José Dirceu ao recente dossiêgate, passando pelos milhões de dólares do falso padre Olivério Medina, integrante das FARC, e os milhões de dólares nas caixas de rum para as eleições presidenciais, enviados por Fidel Castro, para não falar nas dezenas de outros casos escabrosos já esquecidos pela má memória do povo - o País simplesmente se avacalhou.

De minha parte, acho que o mito Lula, que já está sendo revisto, não vai durar muito, pois trata-se de um falso mito. Um belo dia, sem dar respostas claras à população, a parcela do povo que o aceita cansará de sua cara barbuda e de sua retórica rasteira e o repudiará – em que pese o óbolo do Bolsa-Família, que o Estado arruinado simplesmente não terá condições de manter.

2006-10-21 22:36:22 · answer #1 · answered by westmoraes 3 · 3 0

Gostei do que o VestMoraes disse e digo mais, Lulla é arrogante, odeia pobre, odeia o povo, pode ser que um dia ele tenha tido realmente o sonho de acabar com a pobreza do Brasil e melhorar a qualidade de vida do povo, pode ser que um dia ele tenha pensado no Povo, mas isso foi lá bem no passado, hoje tudo o que ele quer é poder, fama, dinheiro, prestígio, e como ele é um poço de preguiça, teve preguiça de estudar, tem preguiça de ler, tem preguiça de trabalhar, perdeu o dedo e se aposentou, ficou mais de 2 décadas sem fazer nada até ser eleito presidente. a melhor forma de ele conseguir dinheiro e fama sem ter que trabalhar foi virando político.

2006-10-22 05:46:58 · answer #2 · answered by CaAaAa 5 · 1 0

o pior q ele está deixando as pessoas mais burras q já são!!!!

2006-10-22 05:39:04 · answer #3 · answered by fernanda p 3 · 1 0

A realidade tem vários lados, cabe a nós escolher qual queremos enxergar.

Vamos ser lógicos e racionais e considerar os números que
temos. Por trás de cada um desses números existe uma família com geladeira e tv, luz para ler e estudar a noite. Possibilidade de ter um computador, que hoje está a menos de R$1.000.

Eletrificação Rural: 3 milhões de pessoas
Ensino básico: Alfabetização à 8º série (9 anos)
Livros gratuitos para o Ensino Médio da Rede Pública: 7 milhões
Geração de Energia Elétrica
1.567 empreendimentos em operação, gerando 95.744.495 kW de potência. Está prevista para os próximos anos uma adição de 26.967.987 kW na capacidade de geração do País, proveniente dos 65 empreendimentos atualmente em construção e mais 516 outorgadas.
x Situação encontrada no início do governo Lula: APAGÃO

2006-10-22 08:34:28 · answer #4 · answered by Duarte 3 · 0 0

não voto no lula pque ele é analfabeto
ou um ex operário.ou por ele não saber
nem falar o português correto
Não voto nele por vários motivos
não voto pque,ele esqueceu os agricultores
na época do FHC eles falam mal,Mas nessa época
meu pai comprou sítio com dinheiro do soja que
vendia,a saca do soja era de quase 50 reais
esse ano o custeio ficou mais caro q qualquer
outra década,Esse ano os agricultores vendeu
a saca de soja por 22 reais.Ficaram na lona
Não deu nem pra pagar o financiamento no
Banco do Brasil. O dinheiro simplesmente sumiu,
não é verdade o que eles pregam,Que o juro está mais
barato,mentira.NÃO HOUVE crescimento no Brasil
e nós sabemos disso.Só sei de uma coisa
Do jeito q os agricultores estão sendo desvalorizados,
nesse governo.Vai chegar um tempo,q eles vão palntar
só para as despesas deles.E aí,como ficará o povo da cidade
vão morrer de fome.Pque se a agricultura vai mal,As vendas
das cidade tbém vai mal.aí vai acontecer,das pssoas da cidade
terem dinheiro,mas não vai ter alimentos para comprar.
isso tá escrito até na bíblia q vai acontecer isso

2006-10-22 08:15:23 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Ele aprendeu bem lá pras bandas dele com um sujeito que se dizia religioso e virou até santo pra eles, mas que fazia de tudo pra apoiar os coronéis, um tal de Padim Cicero.

2006-10-22 06:50:26 · answer #6 · answered by Alex Sander 4 · 0 0

É um líder autêntico.

2006-10-22 06:24:22 · answer #7 · answered by STAN 7 · 0 0

seus invejosos : para a grande maioria da população brasileira , o grande presidente lula vem dando uma lição de austeridade política , bem como esta sendo rigido em suas atitudes no planalto. além disto, o nosso grande presidente lula se faz presente em todo o mundo. ele passou de mecânico a estadista e foi recebido por grandes estadista . foi assim que foi recebido pelo grande (1,90m de altura) evo morales, chavez , fidel , kirchiner e tantos outros nomes de nível mundial . senão vejamos : nosso grande presidente lula, é idolatrado em vários países por onde passou, pois fêz papel relevante no senário mundial. foi assim no suriname, congo, nigéria, senegal, togo, venezuela, bolívia, paraguay,argentina, guianas, cuba, haiti, jamaica, angola, moçambique,congo, e tantos outros países de expressão. foram neste países que ele implantou a sua política de comércio exterior onde se destacou por seu potencial tino empresarial fazendo-se valer do seu pulso forte, principalmente com o nosso grande vizinho e parceiro comercial , a bolívia. ao passar pelo haiti, nosso grande presidente lula impôs seu rígido pulso forte, colocando o exército para colocar ordem na casa, assim como fêz em terras brasileiras, onde com seu pulso forte conseguiu por ordem na casa bem como manter as instituíções funcionando com segurança dando total respaldo aos menos favorecidos deste nosso grande Brasil, acabando com a violência, com a corrupção e outros probleminhas .
por tudo isto é que o nosso grande presidente lula vai ser reeleito para continuar defendendo os interesses do nosso país.
neste mandato não deu tempo pra fazer tudo, por isto é que ele necessita de mais quatro anos. no seu plano de govêrno, uma das primeiras viagens será para o iraque, onde vai oferecer ajuda humanitária em troca de emprego para nosso trabalhadores e assim cumprir com a meta de 10 milhões de novos empregos. só de pedreiro, o iraque vai precisar de uns 5 milhões. depois vai pro afeganistão oferecer acordo bi-lateral, onde, importamos terroristas e exportamos traficantes. assim também vai ser o tom da conversa com o grande baixinho presidente ditador coreano nortista chenchinchuan, com este, ele vai trocar a bomba nuclear norte coreana pela bomba do governo dele.
por tudo isto é que peço, votem no lula, quem sabe, indo pro iraque, afeganistão , este filhodp , mentiroso, cachaceiro, pilantra, vagabundo, desonesto, calhorda, matador de sonhos, demagôgo, corrupto, cego(não ve nada), memória fraca (não sabe de nada) morre com uma bala perdida e assim faz sua última viagem (pro além).

2006-10-22 06:22:14 · answer #8 · answered by robteiro 5 · 0 0

Lula não se tornou um mito, Lula virou referência mundial, até o prefeito de Nova York vai adotar o bolsa-família, ele tem recebido diversos elogios de orgão internacionais como ONU, FAO e outros. A elite brasileira que estava acostumada a receber todas os benefícios(falo também da dinheirama que FHC deu para os banqueiros), está morrendo de ódio. Lula só não fez mais porque o congresso, malcomunado com a elite, não deixou. O povo é inteligente e sabe o que quer. Falta humildade para admitir que o povo aprendeu a enxergar a realidade.

2006-10-22 06:14:37 · answer #9 · answered by Celso sc 3 · 0 0

lula é um estadista e vai entrar na historia como o maior presidente de todos os tempos. aqui no brasil falam de getulio vargas um ditador sem escrupulos que mantinha relações com os nazistas alemães. jk consolidou a divida e o cabresto do brasil perante os americanos. o povo sabe o que quer. se for para o bem da não e não apenas de uma estado (sp) LULA DE NOVO. não tem outro.

2006-10-22 06:07:45 · answer #10 · answered by Jota Ceará 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers