English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-21 15:31:30 · 13 respostas · perguntado por Portuga 4 em Esportes Automobilismo

13 respostas

EU LEMBRO

Nelson Piquet Souto Maior, mais conhecido como Nélson Piquet (Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1952), é um piloto de Fórmula 1 brasileiro, campeão do mundo em 1981, 1983 e 1987

Piquet, nascido no Rio de Janeiro, porém tendo vivido grande parte de sua infância na recém inaugurada Brasília, é filho do ex-Ministro da Saúde de João Goulart, Estácio Souto Maior, que não aprovava sua carreira automobilística; e por isso, Nélson usava o nome de solteiro de sua mãe, Clotilde Piquet, escrito errôneamente como Piket, no início da carreira, para esconder sua identidade.

Começou a sua carreira no kart aos 14 anos, onde foi campeão brasileiro em 1971 e 1972. Em 1976 foi campeão de super-Vê. No ano seguinte tenta a sorte na Europa, onde, em 1978, na Fórmula 3 inglesa, quebrou o recorde de Jackie Stewart de maior número de vitórias numa temporada; e sua estréia na Fórmula 1 foi prevista uma das mais bem sucedidas. Ele estreou, neste mesmo ano de 1978 em um carro alugado da Equipe Ensign no GP da Alemanha no circuito de Hockenheim. Disputaria 3 GPs pela McLaren antes de ser contratado pela Brabham.

Na equipe inglesa, chefiada por Bernie Ecclestone e trabalhando com o projetista Gordon Murray foi companheiro do austríaco Niki Lauda, que deixou a equipe antes do fim da temporada, e com quem diz ter aprendido os fundamentos de como comunicar suas solicitações aos engenheiros e mecânicos da equipe. Já no ano seguinte em 1980 ganha seu primeiro GP, nos EUA, no circuito de rua de Long Beach e disputa o título com Alan Jones, perdendo após uma colisão com o adversário, na decisão do título, no GP do Canadá.

Em 1981 é campeão do mundo, vencendo uma batalha direta contra o argentino Carlos Reutemann, no circuito de Las Vegas, também nos EUA. No ano seguinte, como eu muitos anos na carreira de Piquet, as inovações técnicas não permitiram que seu carro fosse suficientemente competitivo, porém um episódio foi marcante: Quando estava liderando o GP da Alemanha, foi fechado na chicane norte do circuito pelo piloto chileno Eliseo Salazar, tendo colidido e tirando ambos da prova. Após sair do carro, Piquet partiu para a agressão física contra Salazar, em uma cena que demonstra um pouco do temperamento competitivo.

Contra a Renault de Alain Prost em 1983 e a Ferrari de René Arnoux, Piquet consegue seu segundo título, na última corrida no GP da África do Sul em Kyalami, no primeiro título de um carro com motor turbo. Nos dois anos seguintes em 1984 e 1985, Piquet não tem a mesma sorte e as inovações de Murray não dão um carro para Piquet cogitar no título contra à supremacia dos McLarens de Prost e Lauda, que retornara à F-1.

Em 1986 foi contratado pela Williams para desenvolver, junto com seu companheiro de equipe, o inglês Nigel Mansell, o projeto dos motor turbo da Honda. No primeiro ano, o carro mostrou-se competitivo, porém uma sucessão de resultados desfavoráveis e estratégias má calculadas levou Piquet e Mansell perderem o título para Prost. Outro destaque deste ano foi a ultrapassagem de Piquet em cima do compatriota Ayrton Senna, então pilotando uma Lotus, por fora, escorregando de traseira, uma manobra que Jackie Stewart chamou "A mais bela ultrapassagem de todos os tempos (...) É como fazer um looping com um Boeing 747"

Em 1987, as Williams eram o carro hegemônico e Piquet e Mansell disputaram o título; e apesar da alegada oposição do engenheiro chefe Patrick Head, que teria favorecido tecnicamente o compatriota Mansell, Piquet foi mais consistente e apesar do grave acidente na curva Tamburello, nos treinos no circuito de Ímola após o qual ficou fora por duas corridas, sagrou-se campeão no circuito de Suzuka no Japão, após a desistência de Mansell nos treinos.

Em 1988 e 1989, como piloto da equipe Lotus, após assinar um contrato milionário, sofre nas mãos de um projeto de chassi deficiente, tendo abandonando muitas corridas e não vencendo nenhuma, dizendo categoricamente que o carro era "uma *****".


Nelson Piquet e seu filho Nelsinho (foto: Cynthia H.Transfere-se então para Benetton, onde, em 1990, com um carro mais consistente, vence o polêmico GP do Japão que Senna colidiu propositadamente contra Prost na primeira curva para sagrar-se campeão, tendo como companheiro de equipe Roberto Moreno, amigo de longa data, substituindo Alessandro Nannini que tinha tido um grave acidente de helicóptero que lhe amputou os braços.

Em seu último ano, obteve sua última vitória na F-1 foi no GP do Canada, após Mansell, que liderava com folga desligou a chave geral do carro, enquanto acenava para a arquibancada. Piquet disse que naquele momento "Quase teve um orgasmo". Neste mesmo ano foi companheiro do jovem talento Michael Schumacher, piloto patrocinado pela Mercedes-Benz, que substituiu Roberto Moreno.

Em 1992 Piquet decidiu correr as 500 Milhas de Indianapolis com um Lola Buick da equipe Menards, porém, nos treinos, após uma falha mecânica, ele saiu de frente e bateu no muro com extrema gravidade, de tal sorte que além de trauma craniano e lesão torácica, sofre fraturas múltiplas nas pernas e nos pés, reduzidas pela equipe de trauma do Hospital Metodista de Indianapolis, porém deixando sequelas que o tornaram não competitivo para o automobilismo de monopostos. Ele ainda retornou ao oval em 1993, desistindo por problemas de motor.

Desde então, Piquet apenas corre por prazer em eventos como as 24 horas de Le Mans e Spa-Francorchamps e em provas do campeonato brasileiro de turismo.

Dedica-se então à vida empresarial, onde gere a empresa Autotrac, tendo introduzindo o monitoramento de caminhões de carga no Brasil.

Em 2006, Piquet venceu a 50º edição das 1000 Milhas do Brasil, competindo ao lado de seu filho, Nelson Ângelo Piquet, Hélio Castroneves e Christophe Bouchut com um Aston Martin DBR9, após a qual declara que "não vai voltar a pilotar novamente".

2006-10-21 15:33:59 · answer #1 · answered by Skywalker 7 · 2 1

Claro que eu lembro do Nelson Piquet, sempre foi meu piloto preferido. Gosto da sua personalidade, não fazendo nenhuma concessão para aparecer na Mídia. Se algum reporter fazia uma pergunta cretina ele respondia com ironia. Sempre ganhava o troféu "limão" dos jornalista pelas suas respostas azedas.Nunca permitiu que invadissem sua vida particular. Uma das ultra passagens mais famosas da Fórmula Um foi sobre o Airton Senna (também grande piloto, mas com outra personalidade) Mas como pilotava esse Piquet, audácia, coragem e inteligência.

2006-10-21 22:53:38 · answer #2 · answered by leocaixaforte 7 · 1 0

Não tem como esquecer além de ser um gato chato né, mas foi um grande piloto.

2006-10-23 09:37:20 · answer #3 · answered by Juliana A 3 · 0 0

Todo mundo que gosta de F 1 sabe da capacidade do Nelson Piquet.

2006-10-23 08:37:25 · answer #4 · answered by bonitão 4 · 0 0

E logico que me lembro do NELSON PIQUET,o maior corredor de Formula 1.O nosso primeiro TRI Campeao.

2006-10-22 17:42:04 · answer #5 · answered by tete 2 · 0 0

Eu me lembro do Nelson Piquet e não do Nelson PiquetE.

Tricampeão da F1 na década de 80

2006-10-22 13:45:12 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Eu lembro, sempre foi bruto, prepotente e arrogante, espero que seu filho tenha puxado a mãe. Ele nasceu em Brasilia, será por isso?

2006-10-22 01:30:41 · answer #7 · answered by Valdir 5 · 0 0

Não só lembro, como tenho saudades de um piloto do seu nível, chegou onde chegou pelos seu próprios méritos, esnobou a rede globo e humilhou galvão bueno.
Foi muito mais completo que Senna, Schumacher, pois o tempo em que ele corria existia um maior equilíbrio entre as equipes, disputou títulos com grandes da F1, foi campeão com um motor aspirado qdo todos já usavam motores turbos.
Qdo foi piloto da Wilhians, uma equipe inglesa, tinha como companheiro de equipe Nigel Mansel tbém inglês, mesmo assim foi campeão mundial, disputando o título com o próprio Mansel, diferente do que ocorre na Ferrari.
Espero que seu filho siga seus passos.

2006-10-22 01:12:42 · answer #8 · answered by homem100vergonha 1 · 0 0

Sim! ...torci muito por ele. Grande piloto, 3 vezes campeão mundial de F1, bastante arrojado, decidido e irreverente.

2006-10-22 01:05:35 · answer #9 · answered by BIGLER 4 · 0 0

Eu lembro e assisti mts corridas com ele, é um cara telentoso e que deixou marcas na Fórmula 1.

2006-10-22 00:55:52 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers