English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Com BILHÓES DE HABITANTES, para sustentar, na MAIOR CRISE AMBIENTAL da história da Humanidade, causada pela queima desenfreada de combustíveis fósseis que deu início ao processo de aquecimento global, que CONSTITUI A MAIOR AMEAÇA À VIDA NESTE PLANETA, a Humanidade deve se preparar para abandonar o CONSUMISMO DESENFREADO que caracterizou a expansáo capitalista, por um modo de vida ECOLÓGICAMENTE SUSTENTÁVEL?

Será este o derradeiro desafio ä capacidade inventiva da Humanidade: Adaptar-se ä escassez, ou PERECER?

Conseguiremos SUPERAR MAIS ESSA CRISE, abandonando um modo de produçáo que por TODOS OS PADRÕES, morais, científicos, filosóficos, econömicos, demográficos e políticos TORNOU-SE A MAIOR AMEAÇA Â NOSSA SOBREVIVÊNCIA e a do próprio PLANETA?

2006-10-21 15:15:49 · 5 respostas · perguntado por heitor_goulart 1 em Artes e Humanidades História

5 respostas

Se olharmos para história é óbvio que o capitalismo venceu; mas com custos, muitos custos para o planeta e para a humanidade.
A própria lógica do capitalismo é que haja sempre consumo, e que a distância entre ricos e pobres (ou melhor exluídos) sempre irá aumentar.
Certamente esta sociedade de consumo desenfreado gerada pelo capitalismo está a ponto de explodir: o planeta não aguentará por muito mais tempo. Mas, o problema todo é que não há nem uma outra coisa, ainda, para se colocar no lugar. As outras ideologias todas morreram, o capital parece ficar acima de tudo. Parece, porque não devemos ser pessimistas ao ponto de não acreditar numa mudança de paradigma, ora, se em toda nossa história isto ocorreu....

2006-10-23 14:24:55 · answer #1 · answered by wrong 4 · 1 0

O Capitalismo a meu ver, eh o melhor e mais completo modo de produção existente, afinal nada mais justo q uns tenham mais do q outros, isso é uma lei da natureza, sobressai-se melhor o q está melhor adaptado a viver num dado ambiente.

E outro aspecto, ninguém quer abrir mão do q tem para o q não tem nada! Lhes pergunto, vc trocaria a sua vida de bom grado para viver debaixo de uma ponte? Creio q ninguem em sã conciência faria isso...
As diferenças sociais são questões de: vontade própria, oportunidades e acumulo de bens de geração em geração.

Além do mais, por mais q o homem destrua o seu meio, ele sempre encontra uma forma adapatativa de sobreviver, e outro aspecto: somos bilhões; somente um cataclisma de proporções mundiais poderia nos destruir a todos...

2006-10-25 12:47:15 · answer #2 · answered by Gabriel Gonog 4 · 0 0

Eu bem que avisei o pessoal lá de Marte, mas não quizeram acreditar, deu no que deu.

2006-10-29 06:28:59 · answer #3 · answered by Menino do Rio 7 · 0 1

A pergunta já induz respostas. Pressupõe que capitalismo e crise ambiental estão ligados. Se assim fosse não teríamos problemas ecológicos em países onde o capitalismo não era dominante. Grandes problemas ecológicos existem na China e na Geórgia (antigamente parte da URSS) até porque não se podia reclamar.

O comunismo demonstrou claramente que não trazia respostas às demandas da sociedade. Longas filas para se comprar um pão eram marcas características de uma economia centralizada e controlada pelo estado. A União Soviética quebrou e desmanchou-se nas repúblicas independentes originais sem que houvesse guerras ou revoluções. O povo queria assim.

A China, ainda uma economia centralizada e um governo políticamente muito forte, abriu suas portas para o capilatismo pois sabe que não há melhor maneira de crescer e se chegar ao desenvolvimento. É claro que ela exerce controle onde o capitalismo pode andar solto, não é toda a China. Mas onde está abert, grandes fortunas surgiram e diferenças sociais apareceram. E qual o problema disso? Alguns sao mais criativos, enchergam de longe uma oportunidade e explram essa oportunidade. A sociedade ganha com mais um produto ou serviço e alguém enriquece por causa disso. E a China todos partiram do mesmo n;ivel. Não haviam castas protegias onde o capital explorou o proletáriado.

Como se disse, o capitalismo é a pior coisa que existe, mas é a melhor forma de economia que existe.

E tem outra. Nunca soube de regime Comunista com Liberdade de Imprensa, com Direito de Ir e Vir, com Eleiçoes Diretas, Judiciário Livre e Independente. Tanto na China quanto na antiga URSS só se podia sair do país em condições muito excepcionais e mesmo assim, quantos fugiram?? Quantos americanos fugiram para Cuba nos últimos anos? Quantos cidadãos da Flórida enfrentaram o Atlântico em balsas para chegar à Cuba em usca da Liberdade? O muro de Berlim foi construído para impedir pessoas de entrarem na URSS ou para impedir seu próprio povo de ir para onde queria?

2006-10-29 06:09:44 · answer #4 · answered by Ricardo 6 · 0 1

Vc mesmo respondeu a pergunta... pois se não conseguisse sobreviver já teira desaparecido..... e ainda vai continuar por muito tempo.. como é o caso da globalização...um caso recente e de forte expansão.

2006-10-21 15:19:37 · answer #5 · answered by Luis F 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers