Essa lista vai mostrar uma pequena parte da terrível vida das mulheres e não será capaz de expor profundamente a humilhação, sofrimento e privações que sofrem. Talebã trata mulheres pior que animais. Eles declararam ilegal manter animais presos em gaiolas ou jaulas, enquanto mantém como prisioneiras nossas mulheres, entre as quatro paredes de suas casas. Exceto para produzir crianças, satisfazer as necessidades sexuais dos homens ou o fazer o trabalho enfadonho da casa, as mulheres não têm nenhuma importância aos seus olhos.
1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc.
2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido).
3. É proibido falar com vendedores homens.
4. É proibido ser tratada por médicos homens.
5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.
2006-10-21
10:53:33
·
13 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Grupos e Culturas
➔ Outras - Grupos e Culturas
6. É obrigado o uso do véu completo (Burka) que cobre a mulher dos pés à cabeça.
7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem usando as roupas adequadas (burka) ou que estejam agindo em discordância com o que o Taliban quer, ou ainda que esteja sem seu "mahram".
8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com seus calcanhares cobertos.
9. É permitido jogar pedras publicamente em mulheres que tenham tido sexo fora do casamento (vários amantes foram apedrejados até a morte).
10. É proibido qualquer tipo de maquiagem ( muitas mulheres tiveram seus dedos cortados por pintar as unhas).
11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.
12. É proibido à mulher rir alto. (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher)
13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.
2006-10-21
10:55:11 ·
update #1
14. A mulher não pode usar táxi sem a companhia de um "mahram".
15. É proibida a presença de mulheres em radios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.
16. É proibido às mulheres qualquer tipo de esporte ou mesmo entrar em clubes e locais esportivos.
17. É proibido às mulheres andar de bicileta ou motocicleta, mesmo com seus"mahrams".
18. é proibido o uso de roupas que sejam coloridas ou, em suas palavras "que tenham cores sexualmente atrativas".
19. É proibida a participação de mulheres em festividades.
20. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos
21. Todos os lugares com a palavra "mulher" devem ser mudadas, por exemplo: "o jardim da mulher" deve passar a se chamar "jardim da primavera".
22. As mulheres são proibidas de aparecer nas varandas de suas casas.
2006-10-21
10:57:19 ·
update #2
23. Todas as janelas devem ser pintadas de modo às mulheres não serem vistas dentro de casa por quem estiver fora. .
24. Os alfaiates são proiidos de costurar roupas para mulheres
25. Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa)
26. Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus
27. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.
28. Mulheres não podem se deixar fotografar ou filmar.
29. Fotos de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas
30. O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família
31. É proibido às mulheres cantar.
30. É proibido a homens e mulheres ouvir música.
2006-10-21
10:58:46 ·
update #3
31. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.
Por favor, ore pelas mulheres do Afeganistão.
2006-10-21
10:59:55 ·
update #4
http://www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=1660
2006-10-21
11:00:59 ·
update #5
A RAWA, Associação Revolucionária das Mulheres do Afeganistão, é a única organização política/social feminista das mulheres afegãs, anti-fundamentalista, que luta pela paz, liberdade, democracia, e pelos direitos das mulheres no maligno fundamentalismo afegão.
Se você é amante da liberdade e anti-fundamentalista , você está com a RAWA.
http://www.rawa.org/portuguese.htm
2006-10-21
14:35:59 ·
update #6
Concordo com tudo isso que Vc. escreveu.
Entretanto, nós analisamos e julgamos de acordo com a nossa cultura. As mulheres muçulmanas vivem nessas condições há mais de mil e quinhentos anos. Como é que Vc. chega lá e diz que eles são atrasados e o nosso jeito é o certo?
Aí é um choque de culturas, precisa ir devagar e com muita diplomacia, concorda ?
..
2006-10-24 13:08:08
·
answer #1
·
answered by Zé 7
·
1⤊
0⤋
Sou a favor da tradição desses paises a milhões anos A/C ! só porque os americanos estão até o pescoço envolvidos com os paises muçulmanos e suas tradições agora os outros também querem se meter, será que já não basta todo o ocidente ter as mulherres como objetos de exploração de amostras do corpo ainda querem por as do oriente medio onde a tradiçao deles é sagarada? eles são assim até mesmo antes de cristo já usavam estas roupas porque insistem em mudar deixem eles em PAZ! e viverem como sempre, foram niguem tem nada a ver o que eles sejam ou fazem!
2006-10-29 13:03:19
·
answer #2
·
answered by bronziada22 1
·
1⤊
0⤋
Eu tmb sou contra, mas se é a cultura deles a mais de mil anos, acho q é impossível de reverter... Agora vc imagina se pessoas de outro país chegassem aqui no Brasil e resolvessem proibir o uso dos biquínis ( principalmente fio-dental...) Acho q seria impossível, ñ é ?? mas fazer o q... se eu pudesse eu mudaria tanta coisa... eu ñ gosto de sofrimento assim como vc tmb ñ gosta pelo q eu pude perceber... mas o Brasil q nós moramos tem tanta coisa ERRADA, tantas crianças passando fome e sofrendo, e ñ fizeram NADA, ou QUASE NADA pra mudar... imagina em outro país... é nessas horas q todos nós queríamos q existissem varinha mágica...
2006-10-25 12:24:47
·
answer #3
·
answered by Jú 2
·
1⤊
0⤋
São uns filhos da ****,a onde ja se viu tratar alguem assim...
2006-10-25 08:06:07
·
answer #4
·
answered by Buena ninã 3
·
1⤊
0⤋
Realmente é uma situação deploravel. Agradeço a Deus por ser brasileira! Mas apesar de termos liberdade, nossa condição de "comércio" masculino não é diferente das vividas por estas mulheres que sofrem por seu único papel na sociedade é de satisfazer os desejos mascuinos. Se olharmos bens, por erros de algumas de nós somos vistas com o mesmo proposito: Satisfazer os homens.Mas a diferença é que elas são obrigadas, nós, brasileiras, somos vendidas para revistas que um adolescente masturbado ira comprar por no máximo R$5,00.Qual será o verdadeiro valor da mulher? Lavar, passar e se vender? (Não tiro o valor das prostitutas que muitas vezes se vendem para sustentar suas famílias, mas sim daquelas mulheres que dizem que o valor da proposta era muito alto e que não podia recusar mais 300mil em sua conta).
2006-10-21 23:58:53
·
answer #5
·
answered by Pri 1
·
1⤊
0⤋
Totalmente contra! Devo dizer que você colocou alguns itens dos quais não tinha conhecimento. Como pode nos dias de hoje, com tanto conhecimento e tanta luta para acabar com qualquer tipo de preconceito, tenhamos esse tipo de tratamento dispensado às mulheres?
Me pergunto o que torna os homens "melhores" do que as mulheres? E por que são eles que detêm o poder de decisão sobre o que é certo e o que é errado?
Os tipos de "proibições" feitas atentam contra a liberdade da mulher enquanto ser humano. Então, se não houver outra mulher para atendê-la quando doente, ela deve perecer? Mas se as mulheres não podem ser médicas, como isso acontece?
Já li que aquela roupa é extremamente quente e muito pesada também. Deve-se viver coberta e não se pode andar sozinha nas ruas... não se pode nada: só satisfazer os desejos do marido, lavar, passar, cozinhar, limpar e gerar filhos? Onde vivemos? Já passou da hora de isso acabar. O complicado é modificar a "cabeça" daquele povo que assiste a um atentado atrás do outro diariamente.
2006-10-21 18:09:46
·
answer #6
·
answered by Gabi 3
·
1⤊
0⤋
Eu detesto este pessoal, são filhos de chocadeira.realmente sou totalmente contra qualquer tipo de maltrato, seja à homens, mulheres, crianças, animais,...Porque ainda tem gente assim?Eles devem ser realmente eficientes somente na reprodução e ataques suicidas.Cambadas de FDP, do tempo que esse povo se mata, mata os outros, mutilam mulheres, como é que estes desgraçados ainda existem?
2006-10-21 18:01:47
·
answer #7
·
answered by Still 3
·
1⤊
0⤋
Essas barbaridades acontece no Afeganistão, em outros lugares é diferente, se informe melhor pois esta generalizando isso não é certo.
2006-10-29 16:04:23
·
answer #8
·
answered by Angel 3
·
0⤊
0⤋
Eu não posso ser contra ou a favor !
Isto faz parte de uma cultura !
Não se pode ser contra os hábitos de uma cultura.
Agora, a burka é uma coisa!
A violação dos direitos humanos, como você descreve, é outra coisa !!!
2006-10-21 18:35:29
·
answer #9
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
1⤊
1⤋
Geralmente respeito as diferentes culturas, ´mas acho horrível aquelas mulheres serem submetidas a esse machismo, elas lá valhem menos que um cachorro, várias são tratadas feito animais. Isto terrível para a história da humanidade.
2006-10-21 18:08:38
·
answer #10
·
answered by Athena 2
·
0⤊
0⤋