"Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservava prerrogativas reais (descendentes do fundador da cidade). Seu caráter altivo, misantrópico e melancólico ficou proverbial em toda a antigüidade. Desprezava a plebe. Recusou-se sempre a intervir na política. Manifestou desprezo pelos antigos poetas, contra os filósofos de seu tempo e até contra a religião. Sem ter sido mestre, Heráclito escreveu um livro Sobre a Natureza, em prosa, no dialeto jônico, mas de forma tão concisa que recebeu o cognome de Skoteinós, o Obscuro. Floresceu em 504-500 a.C. - Heráclito é por muitos considerados o mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira". "
(www.mundodosfilosofos.com.br)
2006-10-21 08:06:11
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
M, Não costmo ver as respostas dos outros (a pegunta alheia,evidentemente); mas, por fatalidade, havia já de de entrada uma dessas muito arrumadinhas, o que não quer dizer ricas (bem ao contrário) retiradas da internet.
Anteonetem, repondi a uma pergunta sobre Kierkegaard. O autor pôs em seu comentário que não aceitava respostas retiradas da internet, com o que concordo. Se não, que troca? Se é apenas questão de informar, basta indicar o site e ganha seus dois pontinhos e correr atrás de outros tantos.
Bem, vamos lá. Heráclito foi um pensador pré-socrático que, em contraposição a Parmênides, outro pré-socrático, disse de forma aforismática que o que move o mundo é a guerra ou oposição dos contrários (pólemos, em grego clássico; donde, nosso polêmica). Ora, se o que move o mundo é a guerra ou oposição dos contrários, conseqüentemente temos que tudo está (entre esses dois contários) perenemente em movimento ou mudança, e, assim, temos o mais célebre dos aforismos de que dele nos sobraram: "Ninguém mergulha duas vezes no mesmo rio". Não apenas o rio mudou, as águas são outras, um outro "modus" na terminologia de Spinoza e a pessoa, devido, não fosse o mais, devido ao simples fato de haver mergulhado igualmente já é noutro "modus". Assim, é logicíssimo o aforismo.
A importância do pensamento do aristocrático Heráclito, sendo importantíssima para a lógica dialética, é igualmente importantíssima para o pensamento filosófico ocidental, e para pensadores tão diferentes entre si, como, p ex Hegel e Nietzsche.
Abçs.
2006-10-21 16:29:21
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Foi um filósofo esquisitão e obscuro.
2006-10-21 15:24:46
·
answer #3
·
answered by Peregrino 3
·
1⤊
0⤋
Algum sábio grego? pelo menos tentei.Era um grande orador.
2006-10-21 15:06:52
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
leia as respostas acima
2006-10-22 14:21:57
·
answer #5
·
answered by soso 4
·
0⤊
1⤋
Só sei que ele tinha um nome estranho não? Na verdade eu fui pesquisar e achei a mesma coisa q já colocaram rsrsrsrs fazê o q, nessa eu nao ganho melhor resposta kkkkk
2006-10-21 15:24:43
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, (hoje é a região da Anatólia, na Turquia) de família que ainda conservava prerrogativas reais (descendentes do fundador da cidade). Seu caráter altivo, misantrópico e melancólico ficou proverbial em toda a antigüidade. Desprezava a plebe. Recusou-se sempre a intervir na política. Manifestou desprezo pelos antigos poetas, contra os filósofos de seu tempo e até contra a religião. Sem ter sido mestre, Heráclito escreveu um livro Sobre a Natureza, em prosa, no dialeto jônico, mas de forma tão concisa que recebeu o cognome de Skoteinós, o Obscuro. Floresceu em 504-500 a.C. - Heráclito é por muitos considerados o mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira".
....
2006-10-21 15:06:17
·
answer #7
·
answered by Zé 7
·
0⤊
1⤋
Heráclito nasceu em Éfeso, cidade da Jônia, de família que ainda conservava prerrogativas reais (descendentes do fundador da cidade). Seu caráter altivo, misantrópico e melancólico ficou proverbial em toda a antigüidade. Desprezava a plebe. Recusou-se sempre a intervir na política. Manifestou desprezo pelos antigos poetas, contra os filósofos de seu tempo e até contra a religião. Sem ter sido mestre, Heráclito escreveu um livro Sobre a Natureza, em prosa, no dialeto jônico, mas de forma tão concisa que recebeu o cognome de Skoteinós, o Obscuro. Floresceu em 504-500 a.C. - Heráclito é por muitos considerados o mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira".
2006-10-21 15:06:16
·
answer #8
·
answered by Jorge Love 2
·
0⤊
1⤋