English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

20 DE OUTUBRO DE 2006 - 21h55

Cartas tucanas de 1994 não evitaram privatizações em SP


Por André Cintra, da Redação
O presidenciável Geraldo Alckmin jura, sob qualquer preço, que não privatizará nenhuma empresa estatal. Essa mesma estratégia já foi adotada pelo PSDB, há 12 anos, nas eleições para o governo paulista. Para atrair votos do funcionalismo, os tucanos se comprometeram, por escrito, a não vender o patrimônio público. O Vermelho teve acesso a uma dessas cartas, endereçadas a funcionários do Banespa em 4 de novembro de 1994.


Alckmin segue o pior da trilha de Covas No documento (foto), o então candidato do PSDB a governador, Mário Covas, promete "resgatar a grandeza e a tradição do Banespa, bem como a dignidade de seus funcionários". O texto também revela uma suposta intenção tucana de transformar o banco "novamente na principal fonte de recursos para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado (de São Paulo)". Palavra de tucano! A carta-compromisso foi enviada a todos os banespianos - na época, o banco tinha 36 mil trabalhadores. (Clique aqui para ver uma reprodução maior do documento)



Covas venceu o pleito e, apesar da promessa, incumbiu seu vice de chefiar um aceleradíssimo processo de privatizações. O vice era justamente Alckmin, que liderou, por anos, o chamado PED (Programa Estadual de Desestatização). Em vez de recolocar o Banespa a serviço do crescimento paulista, o PSDB - com Alckmin à frente - partiu para a privataria. De cara, decretou "estado de intervenção" no banco, para depois federalizá-lo. Em 2000, num leilão repleto de irregularidades, o Banespa foi vendido aos espanhóis do Santander.



Os próprios funcionários do banco não esquecem a traição tucana, como revela uma carta de Airton Góes, publicada na última terça-feira (17/10), na Folha de S.Paulo. Airton põe sob suspeita o discurso de Alckmin neste segundo turno: "Se nem Mario Covas, de longe o melhor de todos os tucanos, conseguiu cumprir sua palavra, imagine então se Alckmin, que liderou o processo de privatização em São Paulo, irá manter a promessa de não vender as poucas empresas federais que restaram do governo FHC".

2006-10-21 05:18:27 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Eleições

9 respostas

Vc sabia que o Banespa estava afundado
após gov Quércia e Fleury?
aposto q não
vcs nunca sabem de nada?

2006-10-21 05:24:47 · answer #1 · answered by Maga s 5 · 0 0

O Lula e o PT falar tanto das privatizações do Governo de FHC, mas o mesmo não diz que Privatizou em 2005 dos Bancos Federais!
Agora falando em Privatizações o Alckmin pecou e muito em não ter assumido a responsabilidade no inicio e ter assumido o quanto foi bom para as o país e se necessário fosse iria privatizar. Muitos não sabem, pois se Hoje Lula diz que as exportações aumentaram na sua gestão agradeça a Privatização da Vale do Rio Doce, se ele diz que todos têm acesso ao Celular, agradeça a Privatização da Empresas de Telecomunicação, se ele diz que esta aumentando o índice e levando energia para todos, ele agradeça as Privatizações das Empresas Energéticas, pois o governo como dono o rombo era gigantesco para os cofres Públicos e hoje geram milhões e mais milhões de reais de Lucro para o Governo.
O Lula diz que a Inflação do Brasil Baixou, que o Índice de Risco no País também no seu governo, mas ele esquece que o único culpado dos temas que citei ter elevado muito foi exclusivamente por causa dele e não da política do FHC, ele que pregou durante anos algo do qual não ia fazer, mas a economia externa e o mundo jamais imaginaram que o Lula não iria fazer nada do que prometia e suas campanhas. Esse era o Medo que os investidores tinham do Lula, mas ele não fez nada do que prometia durante anos de militância.
Muita gente fala do assunto sem o mínimo de conhecimento!

2006-10-21 12:48:43 · answer #2 · answered by neto 2 · 0 0

è por isso que eu digo fora LULA, que não quer iniciativa privada, quer dominar tudo, pra fazer a festa. O nazismo já passou. Infelizmente não temos no brasil um cara com aquilo roxo pra privatizar a Petrobrás. Que seria muito bom para o brasil.

2006-10-21 12:29:59 · answer #3 · answered by Faraó 5 · 0 0

vá dá o rabo para quem quer ow!
se vc vai vota no lula, bom pra vc!
não vai ser por tua causa que alguém que vai votar do geraldo vai deixa de vota nele!
é um direito de cada um ESCOLHER em quem votar
pessoas são diferentes, logo as escolhas são diferentes então cala a boca,sorria e vote no lula se é isso que você quer
e vê se PÀRA DE ESCREVER VÁRIAS VEZES A MESMA COISA!

2006-10-21 12:28:20 · answer #4 · answered by CAMILINHA 3 · 0 0

Só conseguiremos andar em direção ao desenvolvimento ...se privatizarmos.
Só assim, livres dos "elefantes brancos" , o Governo poderá aplicar os recursos em projetos prol-crescimento .
Como na China ...como em TODOS OS PAÍSES em crescimento.
Aliás , essa discussão ..é coisa pré-histórica,
na Economia moderna.

2006-10-21 12:24:27 · answer #5 · answered by Betty 6 · 0 0

Obrigada pela informação.

2006-10-21 12:22:51 · answer #6 · answered by vera L?d 3 · 0 0

Ninguem le isto , não perca tempo.

2006-10-21 12:22:41 · answer #7 · answered by Maricy 6 · 0 0

Eu nao sei porque voce, perde tempo com politicas.
Voce deveriam entender, que colocando qualquer um la, nunca vai resolver seu problema !voce vai continuar vivendo,
pagando impostos do mesmo jeito.
Tivemos varios tipos de presidente,e cada um tem um jeito de governar exemplo: lembra do Sarney ele nao fez emprestimo compulsorio devolveu? era collor : tomou seu dinheiro, limpou sua poupanca devolveu? era FHC & FMI voce ouve falar hoje de FMI?privatizacoes. LULA : se nao fosse um membro da quadrilha, voce nunca iria ficar sabendo das falcatruas! Agora se esse pinoquio ganhar.
Essa geracao nova esta perdida ! desde da era covas, eles gosta de criar deliquentes! o covas gostava de rebelioes nas febens,
agora esse gosta de rebelioes nas penitenciarias, gosta de soltar os meninos para fazer desorde,fazer penitenciarias no interior . Imagine a nivel nacional!
O PCC vai tomar conta!viva sua vida, estude e trabalhe para seu bem e o bem de sua familia.Algum deles ja foi levar alguma coisa na sua casa?Nao trabalhe nao, para ver onde voce vai parar>>>

2006-10-21 12:22:35 · answer #8 · answered by Orlan 4 · 0 0

As cartilhas do PT que foram, sem nunca terem sido

A mentira: Para justificar o gasto de R$ 11 milhões do dinheiro público, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República declarou ter impresso dois milhões de encartes e revistas de propaganda institucional. Como ninguém encontrou esses encartes, a justificativa foi de que o material teria sido distribuído nos comitês do PT, misturando governo e partido.

A verdade: A história pode ser ainda pior. Para os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), há a hipótese de que os dois milhões de encartes e revistas não tenham sido sequer produzidos e que o dinheiro pago pela Secom às gráficas serviu, na verdade, para remunerar serviços eleitorais feitos por elas ao próprio PT. A versão de que as cartilhas foram entregues ao PT seria, portanto, apenas uma desculpa para encobrir o crime de desvio de dinheiro público. Ao todo, dos 25 pontos fornecidos pela Secom para tentar comprovar a existência do material gráfico e a sua conseqüente distribuição, dezenove foram rechaçados pelos técnicos do tribunal. Os outros seis são compostos apenas de dados acessórios.

2006-10-21 12:20:45 · answer #9 · answered by basta de mentiras 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers