English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Observo na maioria dos concursos para cargos públicos a exigência do segundo grau (nível médio) completo. Aqui no meu estado, por exemplo, o cargo de gari exige o segundo grau completo e o candidato a função ainda passa por um teste de capacidade física. Vamos discorrer sobre isso um pouco pois estou curioso para saber o que acham outras pessoas, eu sou favorável.

2006-10-21 03:06:12 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Eleições

16 respostas

A questão é meio conturabada. Pois tivemos presidentes com o mais alto nível acadêmico e o que fizeram??? Nada. O atual presidente não possui curso superior, mas possui vontade trabalhar em prol de seu povo, principalmente o povo carente. Governar um país está acima de um diploma. Governar um país é preciso vontade, serenidade, sensatez e amor ao seu país. FHC é doutor, mas fudeu com o nosso país. Lula é humano e fez pela primeira vez o país experimentar uma distribuição de renda verdadeiramente justa, não aceitando ordens dos Eua ou outro país imperialista. Logo, governar se faz com amor ao seu povo e não com amor a um diploma.

2006-10-21 03:14:22 · answer #1 · answered by VLADU2 2 · 2 2

Grau de instrução nunca foi e nunca será sinônimo de inteligência, liderança, capacidade de administrar, enfim. Lembre-se que antes do Presidente sem instrução (Lula), tínhamos um Presidente Sociólogo, com doutorado , dominando outros idiomas e acabou vendendo o país, sucateando as universidades e muito mais coisas negativas para o nosso querido país. Pobres, negros, índios nunca foram tão lembrados nos governos instruídos. Veja as estatísticas a respeito do crescimento do país, risco Brasil e tantas coisas mais. Pesquise e analise. Não precisa ser economista para entender esses índices. Tenho exemplos de pessoas não-graduadas que são empreendedores, administradores e líderes nato, enquanto outras pós-doutoradas conseguem levar empresas, familias, uma nação à falência. Já leu a biografia de Ermirio de Morais, Albert Einsten, Bill Gates e outros? Caso não tenha lido , faça-o e depois reveja seus conceitos. Com relação às exigências para os concursos públicos, o candidato aprovado irá exercer uma função específica que necessita de determinados conhecimentos e ele não poderá contar com outras pessoas para fazer o que lhe foi designado. O presidente de um país tem uma equipe de técnicos que o ajudará nas diferentes áreas, é como se fosse uma osquetra, ele é o maestro e os outros os músicos.

2006-10-21 10:47:04 · answer #2 · answered by Maria Estele Ramos Cardoso C 2 · 1 0

Exirgir sim, mas não nível superior! Ajuda, mas só isso não basta! Ter nível superior não garante competência e nem boa índole. Ao meu ver, acho que todos os candidatos deverim antes passar por uma prova, um "vestibular do poder". Isso é comum para todos os brasileiros, por que não para eles? Só que seriam questões bem elaboradas, nada de cálculos ou línguas estrangeiras. Tinha que ser uma prova de negociação, de criatividade, de jogo de cintura. Uma prova onde médicos, engenheiros, advogados, operários e faxineiros não tivessem vantagem um sobre o outro. Seria como um teste para competência, para liderança. Sinceramente, o fato de um candidato ter diploma não torna ele mais competente. Só como exemplo, fomos governados por 8 anos por FHC. Ele é economista, PHD, muito bom na área dele, mas foi um péssimo governante. Estamos a 4 anos com Lula, que não é um exemplo de presidente, mas que mesmo sem estudos e com toda essa pseudo crise, colocando na balança, foi melhor que FHC em 8 anos. Não estou defendendo ele, mas é uma verdade. Conheço algumas pessoas de sucesso que mal têm o segundo grau. Mas conheço muitas fracassadas que são formadas.

2006-10-21 10:39:15 · answer #3 · answered by Mario 3 · 1 0

DE MODO GERAL, diploma não prova conhecimento. Existem vários lugares que vendem e muitos dos "doutores" que vivem por aí, e no Congresso, compram. Além disso, mesmo os frequentadores de bancos acadêmicos não têm um saber confiável.

Esses que se dizem alfabetizados, muitos deles, mal fazem um "Ó" com um copo. E, se dizem letrados porque têm um pedaço de papel assinado pelo "MEC". Conheço "doutores" que não sabem quais são as 4 estações do ano, quando começam nem quando terminam. Tudo formalidade. O papel não mede a capacidade nem a honestidade da pessoa. Aqui mesmo no Y!R têm vários que só dizem besteiras. Discursam, discursam mas nada se aproveita. Aí, por falta de argumentos convincentes, apelam para ofensas e xingamentos.

DIPLOMA OU NÃO é relativo - tanto para o "gari" como para o "Presidente" (o Brasil não é o primeiro país a ter um Presidente do povo). Seria mais importante analisar outros pontos de influência subjetiva - a aplicação da ética e da moral, por exemplo; a educação, o nível de coerência entre o que é ensinado nas escolas e o que aplicado na vida prática como cidadania, a qualidade dos profissionais do ensino. Digo isso, porque o que mais tem faltado nas relações interpessoais é a ética, a solidariedade e o respeito pelo próximo: esses são os geradores de tanta discórdia social. Muito preconceito, muita inveja, cobiça.

Todos os Presidentes anteriores tiverem currículos exemplares e, nem por isso, foram melhores que o atual - o que souberam fazer foi usar um tapete menos transparente. Mas, a podridão exalava da mesma forma (não sentiu quem não quis) e ainda continua contaminando todo o ambiente social.

Como exemplo, o Collor foi um dos mais modernos e ecléticos, culto ao extremo, escolado porque foi criado em berço político, embalado pela ditadura getulista.

Há um "SOLIDARISMO INDIVIDUAL" e um PATRIOTISMO OPORTUNISTA". Só chiam quando dói o próprio calo.

Deve-se exigir DIPLOMAs para os futuros Presidentes ou para qualquer outro cargo político, assim como para todo o eleitorado: DIPLOMAS DE SOLIDARIEDADE, BOM SENSO. DE HUMANISMO, DE IRMANDADE.

Não defendo ninguém aqui. Sou pelo social.<><>

2006-10-21 10:35:48 · answer #4 · answered by aeiou 7 · 1 0

Eu respondo com algumas perguntas para vc refletir:
Por acaso formação dá inteligência a alguém?
Ter graduação modifica o caráter mau de alguém?
O fato de se ter nível de escolaridade superior torna alguém melhor administrador por si só?
Saber falar bonito, escrever bem, realmente é muito importante, mas seria o suficente para se governar bem uma nação?

2006-10-21 10:24:02 · answer #5 · answered by justin 4 · 2 1

Nem sempre quem tem conhecimento "escolar" é melhor que aquele que mal sabe escrever o nome, veja como eles falam tanto na ética e onde ela esta

2006-10-21 10:23:28 · answer #6 · answered by tomelstom 1 · 2 1

Penso que todo político deveria ter diploma em gestão pública. Se olharmos para as nossas camaras municipais, aí sim, vamos morrer de vergonha, porque a maioria dos vereados nem sabem o que significa gestão pública!

2006-10-21 10:15:53 · answer #7 · answered by Natalia Dantas 3 · 2 1

Se você acredita que caráter, integridade e responsabilidade social vem acompanhados junto ao diploma de curso superior, acho que é uma boa medida, porém acredito que quanto mais culto, estudado, e bem formado mais longe o político fica da realidade do pais, os papéis estão invertidos, quanto maior a formação do político e maior o analfabetismo do povo maior também a corrupção na política, acredito que não é o empregado (candidato) e sim o patrão (eleitor) que precisa ser formado em nível superior.

2006-10-21 10:26:31 · answer #8 · answered by Anonymous · 1 1

Como qualquer cargo de importância, deveria se exigir um nível superior de estudo e níveis de experiência.
Por exemplo... hoje temos um presidente que nunca trabalhou, sempre foi sustentado por sindicatos, não sabe nem falar corretamente e não tem nenuma referência política, e o pior, apesar de nunca ter trabalhado, recebe uma aposentadoria de mais de 4.000 reais.
Não entendo como o povo Brasileiro consegue eleger um vagabundo como representante da nação.

2006-10-21 10:25:38 · answer #9 · answered by retkwa 1 · 1 2

Acho que você está coberto de razão sabia, devia ser obrigatório, em um país que meio mundo fala que o que mais precisa mudar é a educação, tem que começar pelo representante do país mesmo...
Totalmente correto...

2006-10-21 10:20:59 · answer #10 · answered by Marcela Santos 3 · 1 2

fedest.com, questions and answers