English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-21 02:29:25 · 9 respostas · perguntado por Princesa 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

9 respostas

Camada de ozônio é uma massa densa que age entre a terra e a atmosfera diminuindo a potência dos raios solares;claro resumido aqui pra ti né,falo.

2006-10-21 02:36:03 · answer #1 · answered by dandy 2 · 1 0

Camada de ozônio é uma massa densa que age entre a terra e a atmosfera diminuindo a potência dos raios solares;Em regiões menos habitadas e com menos agentes poluidores ela e mais densa.

2006-10-21 09:44:18 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

É uma camada formada pelo gás ozônio (O3)que protege o planeta contra a exessiva radiação ultra-violeta proviniente do sol. Essa camada faz com que grande parte dos raios sofram reflexão no espaço.

2006-10-21 09:42:06 · answer #3 · answered by Natalia Dantas 3 · 0 0

O ozônio é uma substância química formada por três átomos de oxigênio. O oxigênio, o gás que respiramos, começou a se acumular na atmosfera há aproximadamente 400 milhões de anos. Mas as moléculas de oxigênio, sob a ação constante dos raios ultravioletas (UV) do Sol, quebravam e depois se recombinavam, dando origem ao ozônio.
A camada de ozônio situa-se numa faixa de 25 a 30 km da estratosfera - a parte da atmosfera que vai de 12 a 40 km. O oxigênio absorve o excesso de radiação ultravioleta. Foi graças a esta capa protetora que a vida pôde evoluir em nosso planeta. Diminuindo a intesidade da chegada dos UV à superfície, o ozônio evita feridas na pele, câncer e mutações degenerativas. Ele funciona como um agente do sistema imunológico do planeta.
Sua ausência deixa todos expostos, indefesos ante os efeitos dos raios ultravioleta.
Em 1982, detectou-se, pela primeira vez, o desaparecimento de ozônio em áreas sobre a Antártida. Medições sucessivas constataram que a camada de ozônio era cada vez mais rarefeita. Atualmente esse fenômeno pode ser percebido não só no Pólo Sul, mas também sobre o Ártico, o Chile e a Argentina. Os cientistas apontam os clorofluorcarbonos como os responsáveis pela situação. Também chamados CFCs, os clorofluorcarbonos surgiram em 1931 para serem usados em refrigeradores, eram excelentes, pois, além de baratos, não eram tóxicos nem inflamáveis.
Os CFCs são compostos por cloro, flúor e carbono. Quando chegam à estratosfera, eles são decompostos pelos raios ultravioleta. O cloro resultante reage com o oxigênio, destruindo-o. O cloro liberado volta a atacar as moléculas de oxigênio, recomeçando o ciclo das reações. Cada átomo de cloro de CFC pode destruir 100 mil moléculas de oxigênio. É lógico que a forma de diminuir o buraco seria a não utilização deo CFC, como já acontece em vários países da Europa e EUA. O problema é que os CFCs são muito estáveis: depois de 139 anos, metade da quantidade liberada no ar ainda permanece na atmosfera. Por isso, eles têm muito tempo para subir até a estratosfera e começar o processo de destruição. Quer dizer: na metade do século XXI, a camada de ozônio ainda estará sofrendo os efeitos dos primeiros CFCs lançados na atmosfera.

Em Setembro de 1987, o Programa das Nações Unidas para proteção do Meio Ambiente conseguiu que um grupo de 31 países reunidos no Canadá assinasse o "Protocolo de Monteral", determinando a redução pela metade da produção mundial de CFC até o ano de 2000. Em 1989, o documento contava com a adesão de 81 países, inclusive o Brasil. Nessa ocasião, os signatários do protocolo decidiram interromper completamente a produção de CFC até o final do século XX. Em 1992, os Estados Unidos decidiram que suspenderiam sua produção em 1996. Logo depois, a Alemanha, a Dinamarca e a Holanda anunciaram que interromperiam a produção até 1994.
Há outras substâncias que também destroem a camada de ozônio e que até agora não sofreram nenhum tipo de proibição. São elas: tetracloreto de carbono, um solvente; clorofórmio, anestésico e solvente; e dióxido de nitrogênio, utilizado na composição do ácido nítrico. Como se pode perceber, o problema ainda está longe de uma solução definitiva.

2006-10-21 09:41:19 · answer #4 · answered by Angelina 3 · 0 0

O desenho é aproximadamente o formato de uma molécula de ozônio. Ozônio é composto de átomos de oxigênio. O oxigênio que respiramos é composto de 2 átomos. É chamado O2.

O ozônio é composto de 3 átomos e é chamado O3. Não é muito estável e pode se quebrar em O2 muito facilmente. Há muito ozônio nas camadas altas de nossa atmosfera.

O ozônio possui o tamanho e o formato exatos para absorver a energia do Sol, que pode ser perigosa para nós. O ozônio forma uma camada que absorve alguns tipos de energia do Sol. Essa camada nos protege.
O freon e outros produtos químicos sobem até a estratosfera, que é o local da atmosfera onde está a camada de ozônio.

Quando a luz solar de alta energia atinge uma molécula de freon, ela se quebra e produz um átomo de cloro.O átomo de cloro atinge uma molécula de ozônio. Isso faz com que o ozônio se transforme em oxigênio comum. O oxigênio (O2) não possui nem o tamanho nem a forma exatos para absorver a radiação solar que é perigosa.

A radiação perigosa é chamada de ultravioleta. Alguma parte dessa radiação nos atinge todos os dias. O grande medo é que mais dessa radiação possa nos atingir.

A radiação ultravioleta pode alterar uma parte de nossas células da pele. Pode fazer com que cresçam desordenadamente. Isso é chamado de câncer de pele, uma cópia incontrolada das células da pele
Como tudo isso começou?
Há muito tempo atrás, as geladeiras usavam um gás venenoso para retirar calor. As geladeiras ainda funcionam retirando calor. O gás era a amônia e tornava a refrigeração perigosa.

Os químicos inventaram um novo gás que se comportava como a amônia, mas não era perigoso. Esse gás é o freon, que era inerte. Inerte significa que não se mistura com nenhuma substância. Parecia perfeito.

Porém, na década de 1970, os cientistas descobriram que se você adiciona energia solar a uma molécula de freon, ela se divide. Nessa época o freon era usado em sprays e em espuma plástica. As pessoas pararam de consumir o freon. Mas não pararam de usá-lo. Esse é o problema.

O medo de mais doenças é que nos faz mudar algo mais. É um grande trabalho e todos precisamos ajudar. Fale com seus amigos e professores. Discuta o problema.

2006-10-21 09:40:38 · answer #5 · answered by Paulo Ros 3 · 0 0

agora eu não me lembro!

2006-10-21 09:38:59 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Camada de ozônia é uma massa de ar, (composta por O³) q reveste o planeta Terra e o protege dos raios UV (dentre outros).

2006-10-21 09:38:29 · answer #7 · answered by Parmalone 3 · 0 0

é a camada que proteje a terra contra os raios uva /uvb que são nocivos ao homem!

2006-10-21 09:38:19 · answer #8 · answered by rei 6 · 0 0

É uma camada na atmosfera formada pelo gás Ozônio (O3), que filtra os raios ultravioleta do sol antes de chegar na Terra.

Obs: O3 significa 3 átomos de oxigênio na molécula, assim como O2 no oxigênio (dois átomos) e H2O (dois de hidrogênio e 1 de oxigênio), na água.

2006-10-21 09:34:59 · answer #9 · answered by Paquitão 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers