PMPO: Potencia musical para otarios
RMS: Root Mean Square.
RMS: Potencia que um equipamento fornece à caixa acustica que é resultado da corrente que passa pelo mesmo. Quanto maior o valor, maior a potencia. Mas isso não quer dizer que se eu pegar um aplificador de 100W e ligar uma caixa de PC esta vá me dar 100 w de misica, supondo que ela resista. Aí entra o PMPO.
PMPO deveria ser a potencia acustica que um equipamento fornece. Vamos a alguns exemplos: Para um mesmo aparelho de som eu posso ter um par de caixas acusticas mal projetado e me fornecer um resultado acustico menor do que com outro par de caixas de melhor qualidade ou projeto. Então posso dizer que um aparelho será melhor quanto maior for a potencia RMS e a PMPO. MAS como nem tudo é alegria, o que os fabricantes fazem é fornecer uma potencia PMPO que não existe pois ela ainda não está certificada. Temos então variações no mercado de até 1000% (aparelhos de 80W RMS com indicação de PMPO de 800W até 8000W PMPO. Via de regra o que vale é o RMS e a confiança no fabricante (Sony, Philips, Philco, Aiwa, etc...)
Abraços.
2006-10-21 02:03:53
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Antes de responder eu li todas as respostas. Muitos responderam corretamente, mas senti vontade de dar a minha contribuição.
Potência RMS (Root Mean Square) é a potência REAL.
A potência PMPO (Peak Music Power Output) é a máxima potência de pico musical que um amplificador pode fornecer em 1 milisegundo e não tem nenhuma relação numérica com a RMS.
Um amplificador de marca "A" que fornece 50 watts RMS pode fornecer 1.500 wats PMPO; Outro amplificador de marca "B", também de 50 watts RMS pode fornecer 2.500, 2.800 watts PMPO, considerando que vc usou os mesmos alto-falantes.
Pois bem, a relação entre potências RMS e PMPO é tão maior quanto pior for o transformador de força do amplificador.
Ficou confuso?
Isso mesmo! Um bom transformador é capaz de fornecer a mesma tensão por um período mais prolongado, então a potência PMPO desenvolvida pelo amplificador está menos distante da RMS.
Um transformador de má qualidade tem sua tensão de saída vulnerável aos picos de potência (principalmente de graves).
SOM pode-se dividir em algumas categorias (sem considerar os portáteis e automotivos):
a) - som doméstico 3em1, 4em1, etc. são aparelhos para um público menos exigente. Variam de 500 a 5.000 ou 6.000 wats (PMPO), podendo atender inclusive aos mais vaidosos e exigentes com design e volume de potência! Home Theaters estão também nessa categoria.
b) - som profissional. Estes são fabricados para fornecer centenas e até milhares de wats RMS normalmente utilizados em conjuntos musicais nos clubes e shows em trios elétricos.
c) - som para audiófilos. Este sim, é fabricado especificamente para atender um público restrito e muito exigente, de ouvido aguçado, normalmente apreciadores de música erudita. Por uma exigência até certo ponto "egocêntrica", audiófilos não aceitam equipamentos integrados, tudo deve ser separado: amplificador ou receiver, tape-deck, cd/dvd player, entre outros e normalmente utilizam caixas que podem custar milhares de dólares, como JBL, Bose, entre outras, sem contar que tem aqueles que exigem cabos e conexões folheadas a ouro, além de salas acústicas projetadas para esse fim.
Certa vez assisti um filme na casa de um velho conhecido (ele tem um mini-auditório particular) e a saída de som conectada a um amplificador. Em dado momento de silêncio absoluto do filme, um tigre pula sobre uma pessoa produzindo um som e um susto estúpido, porém com a mais absoluta qualidade e pureza de som, tudo o que não se consegue com aparelhos de som doméstico. Isso é Alta Fidelidade.
Não se preocupe, audiófilos são "chatos" nao convidam qualquer pessoa para ver e ouvir seus equipamentos, salvos os adeptos pelo mesmo hobby !!!
2006-10-22 21:50:56
·
answer #2
·
answered by Francisco S 3
·
1⤊
1⤋
Olá!
Sobre esse tema eu posso falar usando minha carteirinha profissional. Rss
Sempre gostei de música desde criança. E para completar minha credencial, fui DJ por oito anos consecutivos.
A diferença é fácil de compreender.
RMS é a quantidade VERDADEIRA DE SOM que o equipamento fornece, ainda que as caixas de som de hoje venham com resistências na maioria dos aparelhos. E é uma medida que é obrigatória por escrito nos aparelhos. E por isso mesmo os fabricantes estão isentos de colocar o número de RMS nas caixas. A lei sempre deixa uma brecha.
Agora vem a questão do PMPO: Mais simples ainda! Veja: PMPO é aquele "número ENORME" que os fabricantes inventam e que pode significar qualquer coisa, de menos RMS. E sabe por que? Rss Eu te conto com certeza! É para fazer as pessoas gastarem uma fortuna com números e se esquecer de prestar atenção nos "watts RMS".
Abração do amigo, Adelso de Castro.
2006-10-22 00:43:10
·
answer #3
·
answered by Adelso de Castro 4
·
0⤊
0⤋
São medidas elétricas do fator potência, onde RMS é o produto da tensão com o quadrado da corrente, cuja fórmula é Potência RMS (Watts)= Tensão (Volts) x [corrente (ampère)] ² e PMPO é o produto da máxima tensão de pico musical com a corrente, cuja fórmula é similar a RMS, sendo a diferença entre elas a forma de se medir a tensão. A potência RMS leva em conta as medidas de tensão AC (corrente alternada), DC (corrente direta), já a potência PMPO e composta pela tensão máxima de pico, apesar desta medida também ser considerada AC (corrente alternada), sua tensão possui picos altíssimos, por isso as indústrias utilizam esta medida, que chamam muito a atenção do comprador.
2006-10-21 20:08:58
·
answer #4
·
answered by Pedro Vitor 4
·
0⤊
0⤋
RMS e PMPO são duas unidades usadas para medir a força de um sinal elétrico - no caso da sua pergunta, a "quantidade de som" gerada por um aparelho de som.
O PMPO mede o pico que um amplificador pode atingir. Este pico geralmente representa um som muito alto reproduzido durante alguns segundos apenas. Se o amplificador reproduzir constantemente este pico, ele será danificado permanentemente.
O RMS analisa a média de potência que um amplificador pode atingir durante um período de tempo (10 minutos, por exemplo).
A escala usada nas duas medidas é bem diferente. Um mesmo aparelho de som pode ter 2.500 watts PMPO e 40 watts RMS.
Se colocássemos o amplificador para trabalhar por 5 minutos a 2.500 watts PMPO, ele poderia ser danificado. Mas se colocarmos o amplificador para trabalhar por 5 minutos a 40 watts RMS, nada aconteceria.
Pense: O aparelho tem 2.500 watts PMPO mas esta é a potência de pico. Os picos, como o nome já diz, não acontecem o tempo todo durante uma música. Então, porque usá-los como medida de referência? Além disso, o procedimento de medição do PMPO varia de um fabricante para outro.
2006-10-21 14:36:05
·
answer #5
·
answered by denisgomes 7
·
0⤊
0⤋
São unidades de medidas de potência de som. Exemplo 1.200wats em PMPO equivale a mais ou menos 200 em RMS.
2006-10-21 08:46:47
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Tenho duvidas sobre meu som, pois sempre que aumento o VOL eu vejo uma grande diferença nos Grave, tipo começa a distorcer o som do grave realçando os Medios e agudos. Por que isso acontece ? o que tem de errado com meu som ?
*Infor sobre meu caso:
1 amplificador Unic- Zx 600 Storn series
1 mesa de som Unic: Mac-06 STD
1 caixote só, com 2 Auto-Falantes NOVIK 12" 1200w PMPO junto com 2 Super Tweeter Arlen 580.2 STX-350
2014-03-01 11:20:28
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
A medida de potência PMPO é a medida de potencia sonora total incluindo o ruido de distorção produzido pelas altas e baixas frequências quando atingem os picos totais. Ruidos esses que são reconhecidos pelo ouvido humano. esse ruido pode ser produzido pelo aparelho e pelos defeitos da gravação.
A medida RMS é a medida da potencia sonora limpa sem ruidos.
Quando você levanta o som ao máximo que o aparelho dá, leva-o à medida PMPO, e ouve todo o ruido indesejável produzido pelos defeitos de gravação e da aparelhagem sonora. Quando baixa o volume do som até terminar o ruido indesejável entra na medida RMS.
Os aparelhos sonoros vem com uma impedância (resistência omica representada pela letra omega), de 16, 8 ou 4 omios. quanto menor esta medida, mais som PMPO o aparelho reproduz, quanto maior esta medida mais som RMS reproduz para atingir a mesma intensidade de som medida em db (decibeis) o que significa que um aparelho de 8 omios toca mais baixo mas a pureza do som é inferior o de 4 omios toca mais alto mas a pureza de som é inferior. há aparelhos de alta fidelidade que vêm com um comutador que dá para mudar a impedancia omica em 4 ou 8 omios, assim se você é pouco exigente com a musica a quer por o som muito alto coloca-o em 4 omios, se gosta de apteciar boa musica então muda para 8 Omios.
nota que 16 omios são geralmente produzidos em amplificadores de topo gama que vem com materiais muito caros.
Para ter uma ideia há amplificadores de som domésticos com preços acima de 10000reais.
2006-10-21 12:11:20
·
answer #8
·
answered by Ilídio N 2
·
0⤊
1⤋
P.M.P.O é uma unidade de medida usada pelos fabricantes de som mas so serve para surpreender o consumidor,porque a verdadeira potencia do som é o R.M.S ou seja se se som tem 1200w divide ´por 5 e esse sera a verdadeira potencia o que equivale ao R.M.S
Mas ,atenção!se passar de 1200w ,o P.M.P.O tem que ser dividido por 12.Ta ok!
2006-10-21 09:05:47
·
answer #9
·
answered by giu 1
·
0⤊
1⤋