Vida Alves nasceu na cidade mineira de Itanhandu, a 15 de abril de 1928. Seu pai era um engenheiro civil e poeta modernista de nome Heitor Alves, carioca, que por motivos de saúde foi morar nas Mantiqueiras. Ali conheceu Amélia Scarpa Guedes, filha de fazendeiros e com ela casou-se. Do casamento nasceram cinco filhos: Helle, Vida, Homem, Poema e Ritmo. Amélia, depois da morte do marido, foi para São Paulo. Vida estava com seis anos de idade. Logo aos dez anos Vida participou de um programa de rádio. Começou sua carreira no “Clube do Papai Noel”, de Homero Silva, na Rádio Difusora de São Paulo. Era cantora-mirim, e gostava de imitar Carmem Miranda. Precisava colaborar com a “renda familiar” e assim conseguiu um papel de “menino”, na novela “A Vingança do Judeu”, dirigida por Oduvaldo Viana, na Rádio São Paulo. Daí a receber o primeiro contrato foi um passo. Passou a integrar o elenco radioteatral da Rádio Panamericana e depois por várias outras emissoras até chegar à Rádio Tupi, onde foi contratada por Walter Forster. Estava com dezoito anos, e seu teste foi feito pelo então sonoplasta, Lima Duarte. Nessa emissora Vida ficou 22 anos. E foi aí que entrou para a televisão, pois Assis Chateaubriand lançou a primeira emissora da América Latina, em 18 de setembro de 1950. Vida também havia ingressado, em 1947, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. E no último dia de 1949, casou-se com Gianni Gasparinetti, engenheiro italiano, recém chegado da Itália, e que fora contratado para erguer a Televisão Tupi, no Brasil. Para as Rádios Tupi e Difusora escreveu 14 novelas e para a Televisão Tupi escreveu novelas e programas, entre eles o “Tribunal do Coração”, em que Vida Alves aproveitava um pouco do que havia aprendido na Faculdade de Direito e encenava casos, que eram julgados, como se fosse um juri de verdade. Participou do “TV de Vanguarda”, de Walter George Durst e Dionizio Azevedo e “TV de Comédia”, de Geraldo Vietri. Montou uma Academia de Rádio e TV - ART, em que preparava atores novos. Teve dois filhos: Heitor e Thais, e os carregava para a emissora, desde a mais tenra idade. Participou da primeira novela da TV Brasileira, escrita e interpretada por Walter Forster: “Sua Vida me Pertence”, onde houve o primeiro beijo na telinha. Vida Alves também montou, mais tarde a “Vida Produções”. Em 1978, já viúva, Vida passou por uma fase difícil e acabou por se afastar da televisão. Junto com sua filha Thais, dedicou-se a sua nova empresa “Vida Alves de Comunicação”, que foi inaugurada em 1982 e perdura até hoje, treinando executivos, empresários e políticos, na arte de bem se expressar. É fundadora da Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira-APITE, onde visa manter viva memória da televisão do Brasil, e erguer um Museu para isso.
2006-10-21 01:44:53
·
answer #1
·
answered by AUREA P 6
·
1⤊
0⤋
Vida Alves ficou famosa por dar o primeiro beijo, na boca, na telenovela brasileira. Com Walter Foster. Eu nem havia nascido. Sei disso porque ela estava sempre sendo homenageada no Programa Sílvio Santos.
2006-10-21 08:52:54
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Não lembro não, pra falar a verdade a ignorante aqui nunca ouviu falar, porisso dei uma pesquisadinha e encontrei:
Vida Alves nasceu na cidade mineira de Itanhandu (MG), a 15 de abril de 1928. Tinha 4 irmãos com nomes extravagantes: Helle, Homem, Poema e Ritmo.
Aos dez anos Vida participou de um programa de rádio. Mas começou sua carreira no "Clube do Papai Noel", de Homero Silva, na Rádio Difusora de São Paulo. Era cantora-mirim, e gostava de imitar Carmem Miranda. Precisava colaborar com a "renda familiar" e assim conseguiu um papel de "menino", na novela "A Vingança do Judeu", dirigida por Oduvaldo Viana, na Rádio São Paulo. Passou a integrar o elenco radioteatral da Rádio Panamericana, tendo passado por várias emissoras de rádio, Até que chegou à Rádio Tupi, onde foi contratada por Walter Forster. Estava com 18, e seu teste foi feito pelo então sonoplasta, Lima Duarte. Nessa emissora Vida ficou 22 anos.
Em 1978, já viúva, Vida acabou por se afastar da televisão. Junto com sua filha Thais, dedicou-se a sua nova empresa "Vida Alves de Comunicação", que foi inaugurada em 1982 e perdura até hoje, onde treina executivos, empresários e políticos, na arte de bem se expressar. Com prêmios no rádio e na televisão, Vida Alves, porém, por saudade e inquietude, fundou a Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira-APITE, onde visa manter viva a memória da televisão do Brasil,
2006-10-21 08:51:42
·
answer #3
·
answered by Harmony 7
·
1⤊
0⤋
Será ela uma tal de pequena orfã?
Novela da extinta Tv Exelcior ou Excelssior, Sei lá!!
2006-10-21 08:49:48
·
answer #4
·
answered by litowiski 1
·
1⤊
0⤋
não conheço este alves
2006-10-21 08:42:52
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
EU.
2006-10-21 08:38:09
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
NÃO LEMBRO
2006-10-21 08:37:37
·
answer #7
·
answered by NIVA 4
·
1⤊
0⤋