Não, as novas leis falam da pedagogia da inclusão. Não aceitar um portador de necessidades especiais está por fora, porém acho necessário preparar os educadores para essa realidade, muitos sentem-se inseguros diante do novo, mas é de suma importãncia ensinar as crianças ditas "normais" a conviverem e a respeitarem as diferenças, quer sejam elas de orientação sexual, etnia, religião, política, classe social, enfim. Chega de tanta intolerância, de se achar superior, nós somos todos iguais apesar das diferenças.
2006-10-21 10:08:05
·
answer #1
·
answered by Maria Estele Ramos Cardoso C 2
·
0⤊
0⤋
O mais importante é o desenvolvimento da criança. Se esta não está se desenvolvendo bem em uma escola regular, pode e deve ser conduzida a uma instituição capaz de lhe oferecer o atendimento que precisa e merece, mesmo que a lei lhe assegure o direito de frequentar a escola regular.
Portanto, independente da lei, é preciso bom senso para compreender que algumas escolas regulares não possuem condições técnicas de auxiliar no desenvolvimento de uma criança com alguma deficiência mais grave.
Cada caso é um caso, mas é preciso priorizar a criança, não as instituições.
Essa questão de escola regular e escola especial é realmente bastante delicada, porque toda criança tem o direito de receber o melhor atendimento, sempre, mesmo que isso contrarie alguns.
2006-10-20 23:38:06
·
answer #2
·
answered by cassiol 3
·
1⤊
0⤋
Incrivel que a legislacao brasileira seja mais generosa que a de muitos paises, obrigando que todas as escolas oferecam todas as formas de atendimento para todas as criancas com todos os tipos de necessidades especiais. Sabe porque a lei e tao generosa? PORQUE NAO VAI SER CUMPRIDA SERIAMENTE!
Entao vale prometer tudo.
Mesmo em paises desenvolvidos nem toda escola atende determinadas dificuldades: ha centros de atendimento para criancas com deficiencias sensoriais, fisicas, emocionais, etc...dependendo do numero destas criancas na populacao geral. Estes centros ficam em escolas regulares, claro. E ha transporte gratuito para as criancas se deslocarem para as escolas com profissionais especializados.
Falar que as escolas publicas brasileiras estao preparadas para cumprir a lei e uma piada de mau gosto. Temos profissionais com bom coracao e bem treinados mas faltam recursos e mesmo cargos para eles nas carreiras do magisterio...
As escolas privadas nao querem perder clientes, entao aceitam alunos cuja inclusao nao depende de equipamentos caros e nem coloca os colegas em risco. Mas como incluir uma crianca autista que se machuca, morde os coleguinhas sem aviso, tem crises prolongadas de gritos, e precisa de um lugar calmo e previsivel para se desenvolver bem? E preciso dinheiro, vontade social e muita coragem para tornar a inclusao possivel.
Milagre, nao. Milagre e barato. A lei brasileira ordena o milagre mas nao conta qual santo vai se responsabilizar por ele...
Poucos pais tem filhos especiais, Menos ainda sao os pais que tem dinheiro para processar as escolas ou o Ministerio da Educacao...Entao, fica na promessa.
Mas, nao vamos esquecer: promessa e divida. Voce duvida?
2006-10-24 16:46:07
·
answer #3
·
answered by literatriz 2
·
0⤊
0⤋
Não devemos esperar pelos Governantes. Vamos fazer a nossa parte
Lutar por uma educação melhor é dever de todo bom cidadão.
A escola é o maior bem de uma comunidade.
Temos a obrigação de defender este bem e zelar por ela.
O professor ( a ) é um medico, que melhora a saúde de um povo com a Educação
É também um libertador, sem a educação não se liberta da miséria e da escuridão
Defender estes profissionais deveria ser uma obrigação de uma comunidade consciente.
Uma boa escola depende da comunidade exigente.
A boa educação de uma escola, e a dedicação dos professores.
2006-10-23 21:10:12
·
answer #4
·
answered by JOSINO M 6
·
0⤊
0⤋
Não deveria mais pode. Infelizmente a legislação brasileira a esse respeito diz que as crianças portadoras de deficiências devem ser atendidas preferencialmente nas redes regulares de ensino. Esse termo "preferencialmente" tem aberto brechas para que muitas instituições educacionais se recusem a atender essas crianças.
2006-10-23 18:50:31
·
answer #5
·
answered by Anny 3
·
0⤊
0⤋
Não!!! Segundo a LDB(Leis de Diretrizes e Base da Educação Nacional), toda a criança tem o direito à frequentar escola regular ou ficar em sala especial em escola normal !!!
ESPERO TER AJUDADO!!!!!
2006-10-23 11:21:39
·
answer #6
·
answered by galdisan 4
·
0⤊
0⤋
Nos dias de hoje nem deveríamos mais ter essa dúvida pois pessoas são pessoas e publicamente temos os mesmos direitos. O caso é que o governo não investe o suficiente para que todos possam ser atendidos adequadamente.
2006-10-22 19:21:22
·
answer #7
·
answered by ☼Miri@M☼ 4
·
0⤊
0⤋
Muito boa pergunta!
2006-10-22 16:52:08
·
answer #8
·
answered by m_m_s 6
·
0⤊
0⤋
Sempre achei que não. Inclusive tenho um filho de 7 anos portador de sindrome de down, que estuda há 5 anos em uma escola privada "regular", quando eu o matriculei a escola disse que não estava preparada para recebê-lo, meu marido enviou uma carta registrada à escola enunciando a lei que a obrigava a recebê-lo, então disseram que havia acontecido um mal entendido e que a escola teria muito prazer em tê-lo como aluno. Após todos esses anos sei que meu filho mais ensinou que aprendeu, todos o adoram, os funcionários, alunos e seus familiares. Ele continua com a mesma turma, está na 1ª série novo fundamental (antiga alfabetização) e faz todas as atividades, as vezes demora um pouco mais, mas acaba fazendo. Ele faz também kumon de português e matemática, natação, futebol e participa do coral da escola.
Recentemente o juiz Gustavo Santini Teodoro, da 23ª Vara Cível de São Paulo, rejeitou pedido de indenização por danos morais para Cristiane Roncon contra a Nova Escola. Cristiane recorreu à Justiça porque não conseguiu matricular a sua filha, que tem Síndrome de Down, na instituição particular. O juiz entendeu que é dever do Estado garantir educação especializada aos deficientes e a iniciativa privada não pode ser obrigada a suprir carências estatais. A procuradoria vai recorrer.
Acho muito engraçado as escola alegarem que não estão preparadas, 1º porque porque cada necessidade especial requer um tipo diferente de preparação (auditivos, visuais, autistas, etc...). Na época que o meu filho entrou na escola contrataram uma psicopedagoga para acompanhá-lo, hoje ela diz que das crianças que ela trabalha, ele é o que dá menos trabalho e olha que as outras crianças que ela está falando são todas "normais".
2006-10-22 15:22:39
·
answer #9
·
answered by Karen Oliveira 3
·
0⤊
0⤋
Não. Mas é de suma importãncia lembrar que apesar de está na LDB, na Costituição e em outras leis o direito da criança com qualquer deficiencia ser matriculada em uma escolar regular é necessário que o professor, os alunos e demais funcionários da escola estejam preparados para acolher esta criança sem preconceitos ou discriminação.
2006-10-22 13:58:14
·
answer #10
·
answered by leilinha 1
·
0⤊
0⤋
Com deficiência física não! Com comprometimento mental, depende do grau da debilidade, Hoje na maioria das escolas trabalham com deficiente mental caso seja do tipo que se adequá a convivência.
Mas a maior escola, a escola que levará esse ser humano a ser feliz e seguro é a ESCOLA FAMÍLIA.
Conte comigo, tenho experiências nesse assunto.
2006-10-21 22:44:09
·
answer #11
·
answered by Lilly 1
·
0⤊
0⤋