English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-20 15:53:03 · 5 respostas · perguntado por priscila m 1 em Educação e Referência Ensino e Instrução

5 respostas

faz buraco no chão procurando caveira.

2006-10-20 15:56:15 · answer #1 · answered by ISRET55 5 · 0 2

O objeto de estudo do geólogo abrange toda a formação do globo terrestre. Aplicará os seus conhecimentos sobre rochas, para a mineração, extração de petróleo, estudo de fósseis, busca de água subterrânea, como a do Aquífero Guarani, pode também ter um trabalho mais social, com na análise das encostas de morros ocupados por moradias, prevenindo deslizamentos, monitoramento de terremotos. Mas o grande mercado que se anuncia para os geólogos é a indústria do petróleo no Brasil, que tem plena expansão pelos próximos 20 ou 30 anos, não podemos deixar de fora a questão ambiental que requer a presença de um geólogo para a finalização de Relatório de Impacto Ambiental - Rima. Detalhe importante, todo bom geólogo é um profundo conhecedor de química, física e matemática.

2006-10-20 23:57:55 · answer #2 · answered by comandante 7 · 2 0

Considerando que quem é tecnico em geologia é geologo. Ele estuda o solo.

Veja o conceito de Geologia:

Ciência cujo objeto é o estudo da origem, da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo orgânico.

Portanto um geólogo faz isso!

2006-10-20 23:05:51 · answer #3 · answered by Júlio César 1 · 1 0

Geologia

Geologia, do grego γη- (ge-, "a terra") e λογος (logos, "palavra", "razão"), é a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. É uma das Ciências da Terra. Os geólogos ajudaram a determinar a idade da Terra, que se julga ser cerca de 4.6 biliões de anos, descobriram que a litosfera terrestre se encontra fragmentada em várias placas tectónicas que se deslocam subre o manto superior fluido e viscoso (astenosfera) de acordo com um conjunto de processos denominado tectónica de placas. Os geólogos ajudam a localizar e a gerir os recursos naturais, como o petróleo e o carvão, bem como os metais como o ferro, cobre e urânio, por exemplo. Outros materiais de interesse económico são as gemas, bem como muitos minerais com aplicação industrial, como asbesto, pedra pomes, perlita, mica, zeólitos, argilas, quartzo ou elementos como o enxofre e cloro.

A palavra "geologia" foi usada pela primeira vez por Jean-André Deluc em 1778, sendo utilizada por Horace-Bénédict de Saussure em 1779 de maneira mais definitiva. Astrogeologia é o termo usado para designar estudos similares de outros corpos do sistema solar. No entanto, também são usados termos específicos tais como selenologia (da Lua), areologia (de Marte).

A Geologia relaciona-se directamente com outras ciências, em especial com a Geografia e Astronomia. Por outro lado a Geologia serve-se de ferramentas fornecidas pela Química, Física e Matemática, entre outras. Finalmente, a Biologia e a Antropologia servem-se da Geologia para dar suporte a muitos dos seus estudos.

[editar]
Campos da geologia
Há muitos campos diferentes dentro da disciplina geologia, e seria difícil listá-los todos. De qualquer forma alguns incluem: Engenharia Geológica, geoquímica, hidrogeologia, geologia do petróleo, geologia económica, pedologia (ciência do solo), oceanologia, geodesia, geofísica e paleontologia.

As subdisciplinas da geologia propriamente dita incluem geologia estrutural, geotectonica, gemologia, sedimentologia e estratigrafia, a mineralogia (estudo dos minerais), a petrologia (estudo das rochas), a sismologia (também um campo da geofísica) e a vulcanologia (o estudo da atividade vulcânica).

O profissional que atua em geologia denomina-se geólogo ou engenheiro geólogo.

Os principais campos de atuação dos geólogos são a mineração, petróleo e hidrocarbonetos, geologia de engenharia, hidrogeologia e estudos ambientais.

A Geologia de Engenharia fornece suporte à engenharia civil , especialmente a geotécnia, necessária à estrutura de grandes obras tais como túneis, barragens, pontes e grandes construções, fornecendo informações sobre a rocha onde estas estarão apoiadas.

Na mineração os geólogos e engenheiros geólogos estudam as rochas e os minérios nos aspectos tocantes à sua formação, composição, tamanho, posição, e possibilidades de aproveitamento econômico. Já os engenheiros de minas são responsáveis pela lavra, ou seja, a mineração propriamente dita. São eles que determinam a melhor forma de extrair da terra os minérios e como tirar destes as substâncias úteis.

Veja também: engenheiro geólogo, geólogos, escala de tempo geológico, minerais, cartografia geológica

[editar]
Ver também
Engenharia Geológica
Eneg Encontro Nacional de Estudantes de Geociências
História da geologia
Escala de tempo geológico

Engenharia geológica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Engenharia Geológica)
Ir para: navegação, pesquisa
A engenharia geológica é uma disciplina da geologia que permite fazer a ligação entre esta ciência e a engenharia, desempenhando um papel relevante no desenvolvimento sustentado da actividade humana, sempre que estão em causa os recursos naturais e os múltiplos efeitos da sua utilização.

Este ramo da geologia dedica-se ao:

Estudo e caracterização química de minerais, rochas, solos e águas;
Avaliação, exploração e gestão de recursos hídricos e geológicos;
Previsão e análise de riscos geológicos e ambientais;
Caracterização geológica-geotécnica de terrenos, indispensável às grandes obras de engenharia civil;
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_geol%C3%B3gica"


História da geologia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
História da ciência

Navegação
Portal
Categorias
Cronologias
Teorias
Historiografia
Filosofia
Períodos
Civilizações antigas
Grécia e Roma
Mundo islâmico
Europa medieval
Renascimento
Revolução científica
Iluminismo
Industrial
Contemporânea
Disciplinas
Astronomia
Biologia
Física
Geografia
Geologia
Informática
Matemática
Medicina
Química
Tecnologia
Locais
Portugal
Brasil

Gravura de G. Agricola, De re metallica. Basel 1556.Georg Agricola (1494-1555) escreveu o primeiro tratado sistemático sobre mineração e sobre trabalhos de fundição: De re metallica libri XII com um apêndice Buch von den Lebewesen unter Tage (Livro das criaturas abaixo da terra). Cobriu assuntos como a energia do vento, força hidrodinâmica, fornos de derretimento, transporte de minérios, extração da soda, enxofre e alume, e questões administrativas. O livro foi publicado em 1556.

James Hutton é visto frequentemente como o primeiro geólogo moderno. Em 1785 apresentou uma teoria intitulada Teoria da Terra (Theory of the Earth) à Sociedade Real de Edimburgo. Em sua teoria, explicou que a Terra deve ser muito mais velha do que tinha sido suposto previamente, a fim de permitir "que houvesse bastante tempo para as montanhas serem erodidas e para os sedimentos originarem novas rochas no fundo do mar, que ulteriormente foram levantadas e constituiram continentes."


Gravura desenhada em Glen Tilt, Tayside, por J. HuttonOs seguidores de Hutton foram conhecidos como plutonistas porque acreditavam que as rochas tinham sido formadas pelo vulcanismo a partir da deposição da lava dos vulcões, ao contrário dos neptunitas (netunistas), que acreditavam que todas as rochas se tinham formado a partir de um grande oceano cujo nível foi descendo gradualmente ao longo do tempo.


William Smith (1769-1839) foi o autor do primeiro mapa geológico (1815 - Mapa Geral dos Estratos da Inglaterra e País de Gales) e o primeiro a ordernar as camadas de rocha determinando a sua idade relativa através dos fósseis nelas contidos.





Charles Lyell (1797-1875)Charles Lyell primeiramente publicou seu famoso livro, "Princípios da Geologia", em 1830 e continuou a publicar revisões novas até sua morte em 1875. Promoveu com sucesso a doutrina do uniformitarianismo (ou uniformitarismo) . Esta teoria indica que os processos geológicos lentos ocorreram durante toda a historia da Terra, e ocorrem ainda hoje. O catastrofismo, ao contrário, é uma teoria que procura explicar a evolução do nosso planeta através de eventos catastróficos (como o Grande Dilúvio bíblico). Hutton acreditava no uniformitarianismo (ou uniformitarismo), mas a ideia não foi bem aceite naquele tempo.

A teoria da deriva continental foi proposta por Alfred Wegener em 1912 e por Arthur Holmes, mas somente a partir dos anos 60 foi amplamente aceita, quando a teoria de tectônica de placas foi desenvolvida, a partir das observações de expansão do assoalho marinho (fundo oceânico).

Este artigo é um esboço sobre História da ciência. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo

Escala de tempo geológico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões. A versão aqui apresentada baseia-se na edição de 2004 do Quadro Estratigráfico Internacional da Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas.

2006-10-21 08:21:27 · answer #4 · answered by neto 7 · 0 0

Por que vc está perguntando isto se tem o site de busca?

2006-10-20 23:09:58 · answer #5 · answered by ÍNDIO 7 · 0 4

fedest.com, questions and answers