Certamente que os dias da pobre dona de casa numa cena hilária de jornal na TV, desligando tudo que aparecia e assistindo uma novela por dia e rádio regrado, tirando tomada de todos os seus aparelhos e não deixando nada em stan bye, andando como uma visagem pela casa com velas e lamparinas, já terminaram.
Só que aquele filme dramático se completa com a cena do dia seguinte: a dona de casa acorda cedinho e recebe a primeira visita do dia o carteiro entregando a ela uma fatura de energia elétrica. Ela pensou que a premiaram ou receberia o presidente em sua casa, até arrumou o sofá gasto, mas foi ledo engano, notou tarifas majoradas, impostos novos que foram incluídos e números que não entendeu bem. Ela paga inclusive a iluminação em postes na rua e ficou chateada quando viu qua a alícota de desconto não a comtemplava tanto quanto sua vizinha que gastou bem mais que ela deixando várias luzes da sala e dos quartos ligados, usando secador de cabelos! Ela mesmo viu isso, espiando da janela. Mas pra sua supresa, aquela vizinha classe média que tinha mais eletromésticos em casa que ela, soube econonomizar apenas nos trez últimos meses. E ela que passou o ano todo coitada numa senda miserável viu que sua conta só fez crecer enquanto que a outra que iniciou o processo no últimos meses, foi contemplada com o desconto. Aquele filme encerra com a frase mais lúcida daquela mulher: Ó como fui boba! Fui enganada! Cadê o código dos Direitos do Consumidor???
Esse foi o resultado do apagão.
Quanto ao horário de verão por que você mesmo questiona essa novidade foi criada no Brasil no Governo do "Tudo pelo Social", José Sarney. E ele apenas fez um replay do que já acontece na Europa! Só que lá na terra deles, eles obedecem essa regra por questões climáticas, ou por que se adequam a estas regras como se fossem Platão ou Sócrates. Aqui temos os índios tupiniquins que sabem caçar e fazer a dança da chuva! Nos orgulhamos do nosso parque usineiro e temos a lembrança de que Itaipu é um marco nacional. Lembranças românticas do nosso passado militar, naqueles tempos áureos foram construídas várias obras semelhantes as construções de Mênfis. Éramos segundo os cantores da época: "um país que vai pra frente". Pensei que esta frase musical tinha se encerrado naquelas tempos que até Chico sofreu, que nada, costumo ouvir de alguns políticos da Nova Era pronunciarem: O Brasil precisa ir pra frente", Se consideramos o mapa brasileiro que ele está de costas para o Atlãntico, vemos que ir pra a África não foi uma má escolha como dizem alguns economistas. Somente que eles não pensaram nem nós que a Bolívia que está antes daria tanto trabalho com a Petrobrás. Quem manda não olhar prá trás em Santos? Apagão é uma palavra grosseira, chula pra quem estudou tanto Sociologia com nomes refinados. Precisamos de fontes novas de energia!
Lembra dos moinhos antigos da Holanda? Já faz tempo que usavam a força aeólica por lá! Bem aqui país do sol de verão durante mais de 20 anos de governo de direita nunca se fez um plano multienergético. Mas para não ser leviano com os militares que tanto fizeram pelos avanços e progressos, lembremos de alternativas como as Usinas Nucleares que causam cobiça americana! Até que o brasileiro pesquisa bem!v E olha que os neoliberais adoram repetir pros outros políticos de gente pobre que falta investimento em pesquisa e teconologia!!!!!!!! Isso ouvimos tanto que doeu os ouvidos e bateu forte nos tímpanos! Ao se encantarem com o preâmbulo do Estado Mínimo não se aprofrundou alguns processos programáticos e produzir o sentido daquele conceito: o bem estar social. Talvez continuemos adotando a política mínima européia por alguns longos anos, até porque os nossos amigos europeus usam disso com sabedoria bem antes que nós existíssemos! Provavelmente alguém esteja preocupado com a gastança do "programa energia para todos". Poderá ser que o governo gaste muito por coisas assistenciais que com a saúde da mulher que também é social? O Estado Mínimo pensou em atender a todos reduzindo gastos! Foi feito para reduzir pessoal, enxugar folha de pagamentos e orçamentos. E reduzinhdo gente e orçamentos, agente aprende a gastar menos, inclusive energia e a ser mais calmo a medida que compreendemos que os 50 em 5 de JK gastou bastante e fez a potentosa Brasília. Capital Mundial do Novo Século.Até Paris ficou com uma ponta de inveja. Nova York com ciúmes depois que recebeu o dom da Liberdade, carrega uma tocha do outro século até hoje coitada.
Se depender daquele debate havido na Bandeirantes, vai haver muita energia gasta por aí. Fiquemos de moita.
2006-10-20 15:47:05
·
answer #1
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
3⤋
Ah.. éssa é uma grande jogada comercial!
Não tem absolutamente nada a ver com economia de energia!
Se dizem que é pra não precisar acender a luz às 18:00 ao chegar em casa, terá que acender às 6:00 quando estiver acordando. Ou seja, não é por causa das luzes.
Se dizem que é pra vc não tomar banho de manhã também nao cola. Pois eu tomo de qq forma e ainda ponho na posição "inverno" pq vou estar acordando 5:00 ao invés de 6:00 e essa hora a água tá fria pra caramba! E de qualquer forma, no verão poucas pessoas tomam banho na temperatura mais quente e estes não estão nem aí pro clima. Então não faz diferença eu tomar banho 17:00, 18:00 ou 19:00.. ainda vou tomar meu banho com o chuveiro na posição "verão"...
Se dizem que é pra "desviar o horário de pico" isso é a maior balela. Mesmo desviando o horário de pico no consumo de energia, ainda assim estaríamos gastando. E se tudo funciona nas outras 3 estações porque no verâo daria problema? Também não é por isso!
Agora pense bem: vc sai do trabalho, tá o maior solzão lá fora, as garotas encurtando as roupas, os caras com os braços de fora... não dá outra - ninguém vai pra casa! Todos vão a um happy hour ou então pra uma academia, ou sorveteria, ou shopping, ou qq lugar! Isso movimenta o comércio numa época de estagnação. Então não me venham com essa de economia de água, de energia, de evitar picos. É tudo uma questão de fazer você ter um período de sol após o horário de trabalho - como bons habitantes de um belo país tropical, ao vermos o sol, ouvimos o seu chamados e vamos para a rua... e gastamos dindim, compreende? ;-)
Pra mim tá tudo bem, pq pelo menos o povo fica mais preocupado com a saúde, pois todos quere mostrar o corpo no verão. Então, creio que é uma medida benéfica, mesmo que seja um placebo no ponto de vista elétrico/hidraulico.
2006-10-20 15:58:33
·
answer #2
·
answered by CavanhaMan 5
·
2⤊
0⤋
nao o horario de verao foi instituido pelo simples fato de podermos aproveitar melhor o periodo ensolarado por mais tempo.
aideia de racionamento de energia foi colocada devido ao crescimento da demanda sem os devidos investimentos nesessarios pois c tinha mais problemas para c construir com meio ambiente do q dinheiro em si tbm ja visando o problema da falta de energia eletrica para o futuro.
o problema de risco de apagao q tivemos recentemente vc pode ter certeza q nao foi so por causa da falta de investimentos mas sim pelo exesso de consumo causado pelo boom comercial q hove nos primeiros anos do governo FHC quando o mais de 90% da populaçao brasileira tinha geladeiras tvs e outros eletrodomesticos.
agora com um maior aumento de consumo q foi agregado neste governo a reduçao em 2 semanas do horario de verao sera q nao iremos ter o mesmo problema mais rapido do q os analistas pensao.
ja q a economia nao esta no consumo mas sim nas reservas de agua de nossas hidreletricas espalhadas pelo pais.serao duas semanas a menos estocando sem contar a diminuiçao do volume de chuvas nos ultimos anos.
temos q pensar nisso tbm
e nao c esqueça q o consumo baixou mais de 10% desde o periodo de risco de apagao ainda sim c diz q podemos ter novamente em 2010 um novo problema
2006-10-20 17:13:17
·
answer #3
·
answered by atakaoka 3
·
0⤊
1⤋
É por causa da economia. Com o horário de verão a maior parte do Brasil utiliza melhor a luz solar.
2006-10-20 14:11:53
·
answer #4
·
answered by Fábio H. 3
·
1⤊
2⤋
o risco de apagão ainda existe, mas o governo não pode assumir para não prejudicar a eleição!!
2006-10-20 14:01:52
·
answer #5
·
answered by michel 1
·
1⤊
2⤋
Boca Rica, deixa de ser preguiçoso! No horário de verão, às 8 horas o sol já está forte! É que SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR. E você gostou do pacote agrícola que LULA assinou para a AGRICULTURA, hein? TEM UM SEGURO QUE PROTEGE O AGRICULTOR DE PREÇOS QUE FIQUEM AQUÉM DO QUE GASTARAM COM SEMENTES E DEFENSIVOS. ABRAÇOS.
2006-10-20 14:09:08
·
answer #6
·
answered by abutrelascado 1
·
0⤊
2⤋
Para evitar que o risco de apagão volte.Seria uma forma de evitar que o pior novamente aconteça.Pois é melhor prevenir do que remediar.
2006-10-20 14:07:28
·
answer #7
·
answered by anjo do parana 4
·
0⤊
2⤋
Opa! Mas espera aí! E quem disse que o horário de verão era por causa do apagão? Se você não for tão novo e puxar pela memória, se lembrará que muito antes do começo dos rumores sobre apagão, o horário de verão já existia!
Colocá-lo como uma conspiração para nos forçar a uma happy hour não cola, pois o verão não é nem nunca foi, aqui no Brasil, um período estagnado. Mas a questão é que o horário de verão realmente gera uma economia energética, e considerável.
Pense num caso simples, de vários: acordando uma hora mais cedo, se pergunte: quem toma banho por exemplo, de madrugadão? De certo, um número pequeno de pessoas, ou pelo menos menor do que as escolhem tomar um banho quando voltam do trabalho, com o dia ainda claro, lá pelas 19hs, não é? Pois sim! Vale lembrar o calor infernal que faz, no verão, às 18/19hs... Coclusão? Chuveiros frios ou na chave "verão", sensivelmente mais econômica.
Pode parecer pouco, mas multiplique por números populacionais...
2006-10-20 16:21:31
·
answer #8
·
answered by Lucas Ed 3
·
0⤊
3⤋