English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-20 12:04:44 · 18 respostas · perguntado por Monisy Maely 2 em Entretenimento e Música Outras - Entretenimento

18 respostas

Olha só querida... Um camarada aqui falou uma coisa errada... Claro q para católicos e evangélicos existe vida após a morte... Ou melhor, assim como os espíritas, eles acreditam q exista, mas em outra "dimensão" vamos chamar assim... Qto a mim, infelizmente estou convencido q esta vida é tudo q temos... Tudo mais é crença sem bases científicas....

2006-10-20 12:10:40 · answer #1 · answered by Celso Renato C 2 · 0 1

Já se Perguntou —

Existe vida após a morte?

SEM dúvida, a experiência mais triste na vida de qualquer pessoa é comparecer ao enterro de um ente querido. Pai, mãe, marido, esposa ou filho — quanto mais achegado for o parentesco, maior é a sensação de perda e de vazio.

Numa ocasião pesarosa como essa, surgem com freqüência as perguntas: “Existe vida após a morte?”, ou: “Verei de novo o meu ente querido?”

O QUE É A MORTE?

Talvez seja mais fácil considerar primeiro a vida. O que é? A vida é existência. Podemos ver, ouvir, falar e mover-nos. Podemos sentir calor ou frio. Podemos ficar felizes ou tristes. Sim, com vida podemos provar o inteiro espectro de emoções ou sentimentos.

Daí, a morte é o oposto direto à vida. Não se pode ver, ouvir, falar, nem mover-se. Não se pode sentir calor nem frio, ficar feliz ou triste. É a inconsciência, a não-existência.

Mas alguns talvez perguntem . . .

NÃO CONTINUA VIVA A ALMA?

Por verificarmos a língua mais antiga, o hebraico encontrado na Bíblia, podemos descobrir que palavra é atualmente traduzida “alma” em português. É interessante saber que esta palavra néfes não se refere a algo separado ou separável do corpo. Antes, seu uso demonstra que se refere à própria criatura, quer seja humana quer animal. (Gên. 2:7; Núm. 21:28) Literalmente significa “um respirador”. Se a criatura parar de respirar, ela morre, isto é, a alma morre. — Êxo. 18:4, 20.

Isso é difícil de crer para as pessoas entristecidas com a morte dum ente querido. Em resultado, amplo número de crenças e costumes surgiram, que não se harmonizam com os fatos sobre a morte.

ONDE SE ORIGINOU O ENSINO SOBRE A VIDA APÓS A MORTE?

Precisamos voltar a uns 6.000 anos atrás, quando começou a vida do primeiro casal humano. Adão e Eva dispunham de lindo meio ambiente em que podiam gozar a perfeita vida humana. Mas o direito de continuarem a viver dependia da obediência. “Quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.” (Gên. 2:17) Estas são as palavras do Criador do homem, Jeová Deus. De modo claro, o oposto da vida seria a morte.

Mas, algum tempo depois, ouviu-se outra voz que afirmava: “Positivamente não morrereis.” (Gên. 3:4) Tratava-se duma mentira, mas, lamentavelmente, Eva acatou a voz que lhe dizia ‘Não morrerás’, e comeu da árvore proibida. Por sugestão dela, Adão também comeu. Em resultado, foram expulsos de seu lar paradísico e todos os filhos deles nasceram sob a maldição do pecado e da morte. (Rom. 5:12) O proponente da mentira se tornou conhecido como Satanás, o Diabo.

Logo se tornou óbvio que os humanos realmente morrem. O que fazer, então? Sob a influência de Satanás, desenvolveu-se o ensino da imortalidade de uma invisível alma humana, e este foi transmitido de uma geração para outra.

COMO ESTES ENSINOS CONTINUARAM VIVOS?

Pelas tradições religiosas. Diz-se às pessoas entristecidas com a morte de um ente querido que tal pessoa está viva no mundo espiritual. Ensinou-se-lhes que as pessoas ruins, ao morrer, vão para um lugar de tormento no inferno; as boas, para a beatitude celeste. Há religiões que ensinam um meio-termo, chamado purgatório. Instrutores religiosos concitam as pessoas a pagar por Missas, orações e outras formas de intercessão, a fim de garantir-se de que os falecidos por fim atinjam o céu ou o nirvana.

Fixam-se dias para atividades especiais. Existe o “Dia de Todos os Santos”, por volta de 1.° de novembro. No Japão, é chamado “Obon”; ocorre em meados de agosto, ou em meados de julho, em certas localidades. Os templos budistas mantêm registros dos aniversários da morte dos membros das famílias que pertencem a tal templo. Os sacerdotes concitam-nas a que façam orações nos altares das famílias.

Caso haja algum infortúnio, então os sacerdotes exercem pressão sobre as pessoas, dizendo que isso aconteceu porque os ancestrais falecidos foram negligenciados e não foram adorados como deveriam ter sido. Assim, a falsidade de que a alma não morre é mantida viva por compulsão e obrigação.

QUAL É A ESPERANÇA PARA OS MORTOS?

Orações? Recitações monótonas? Velas? Ou o incenso oferecido aos mortos? Não, é a promessa de Jeová Deus de ressuscitar os mortos mediante seu Filho, Jesus Cristo. Por meio de sua morte sacrificial, Jesus Cristo forneceu a base para a eliminação do pecado e da morte herdados de Adão. Assim, pode-se esperar que os mortos sejam restaurados à vida aqui na terra, assim como Jesus demonstrou quando era humano. — João 5:28, 29; 11:23, 39-44.

O QUE É A RESSURREIÇÃO?

Significa que Deus recria a mesma pessoa, com a mesma personalidade. Ele produzirá novo corpo dos elementos da terra, e, nesse corpo, colocará as mesmas características, as mesmas qualidades distintivas, a mesma memória, o mesmo padrão de vida que a pessoa desenvolvera até o tempo de sua morte. É isso realmente possível?

Consegue lembrar-se de alguns antigos colegas de escola, mesmo que já tenham passado 10, 15 ou 20 anos? Mesmo com memória imperfeita, podemos lembrar-nos de certos colegas antigos.

Por certo, então, Deus, o Originador da memória, pode recriar os homens a quem guardou em Sua memória porque Ele os ama. No devido tempo de Deus, ele trará os mortos de volta novamente à vida, assim como criou o primeiro homem. Apenas que, na ressurreição, ele fará isso muitas vezes. — Atos 24:15.

Sim, existe vida após a morte — por meio da ressurreição! Deseja estar a postos para acolher os que lhe são achegados? Então, estude a Bíblia, a fim de aprender o que Deus exige para que possa compartilhar desse privilégio. As Testemunhas de Jeová ficarão contentes de ajudá-lo.

2006-10-20 12:13:38 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

depende de sua religião, a minha acredita que sim.

2006-10-23 05:03:30 · answer #3 · answered by lua branca 6 · 0 0

Não existe vida depois da morte. Só pode haver vida se não houver morte. Vc deve estar querendo dizer se ha vida depois do corpo deixar de existir. Assim seria mais lógica sua pergunta.

2006-10-20 12:57:30 · answer #4 · answered by .TÔ INDO. nÃO EMPURRE 4 · 0 0

Boa Noite! A vida e eterna. Quando tivermos que deixar o corpo carnal(que é uma vestimenta para a alma viver aqui neste planeta), então retornaremos de de onde viemos, ou seja do mundo espiritual. Nós somos seres espirituais, utilizando o corpo carnal como um veículo, para "estudar as disciplinas" que ainda não havíamos conseguido nos diplomarmos em outras épocas, em que aqui vivemos. Mas também podemos optar em retornar à esse planeta, já diplomados em várias disciplinas, ou em alguns casos em todas(como Cristo entre outros líderes espirituais) para ensinar o verdadeiro caminho que leva a consciêntização do homem filho de Deus. A mesma alcançado por eles. Por isso existem várias religiões(que são escolas), cada uma reunindo grupos de pessoas, que estão preparadas ,para compreender através daquela doutrina. Assim como existem várias escolas, de acordo com o nível do aluno. Por isso é que devemos respeitar todas as escolas(religiões), pois cada uma delas existe o amor de Deus. Da mesma forma, aqueles que não buscam uma religião, Deus não vai punir, porque ele e Amor, mas dará a oportunidade de viver várias experiências com pessoas, coisas e fatos, que o levará a fazer várias reflexões, e assim alcançar níveis espirituais mais elevados. Porém é muito difícil nos diplomarmos em todas as disciplinas. Por isso e que temos que retornar várias vezes. Podemos saber as disciplinas que já nos diplomamos, quando surge diante de nós, determinadas situações. Exemplo: brigamos com nosso pai, irmão, professor etc. enquanto não apreendemos, a perdoar, entender o outro, vai aparcer a mesma situação lá na frente, com outras pessoas. Assim e o processo.
Vestimos o corpo carnal, e "nascemos" nesse planeta, ao deixarmos esse corpo falamos que "morremos", mas na verdade estamos nascendo no mundo de origem.

Abraços,

2006-10-20 12:42:22 · answer #5 · answered by Bola de Cristal 4 · 0 0

Oi Monisy Maely,

Não! Não! e Não! Sejamos claro: quem foi que foi lá e voltou para atestar que existe outra vida? Não há uma prova sequer. Não somos mais meninos para sermos iludidos tão facilmente. Essa é uma das maneiras sórdidas que as religiões acharam para amedrontar os incautos e deles tirar proveito.
Façamos um trato. Quem for primeiro vem avisar para o outro se existe ou não. Topas? Tô brincando pois não acredito que exista.
Mas amiga, por que se preocupar com o depois? Por que não viver o agora e já? Sempre digo: o passado passou, foi-se, já era! O futuro é incerto e ninguém sabe de nada. Vivamos o agora e intensamente que é o que interessa.
Espero ter ajudado.
Um cheiro!

2006-10-20 12:29:15 · answer #6 · answered by JHJAquino 4 · 0 0

Sim. Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

2006-10-20 12:23:12 · answer #7 · answered by bia 4 · 0 0

Difícil responder com precisão.
Mais espero e acredito que realmente tenha.

2006-10-20 12:18:01 · answer #8 · answered by ajudando 6 · 0 0

Olha,a vida não se resume ao nossos dias contados sobre essa terra,mas com certeza,a vida é muito mais do que isso.

2006-10-20 12:10:56 · answer #9 · answered by rafael 2 · 0 0

Não, porque não existe morte.

2006-10-20 12:09:43 · answer #10 · answered by graça 1 · 0 0

O que não existe é morte, ok

2006-10-20 12:09:41 · answer #11 · answered by Krapumas 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers