Impossível a AUTOPSIA de múmias.
Se consultar o Aurélio verá que Autópsia é "exame de si mesmo". Ou seja, é impossível que uma múmia se examine.
Você deveria perguntar como se faz uma NECROPSIA, que é exame de cadáver.
Para não destruir a múmia, cientistas podem fazer ultrassom.
2006-10-21 12:37:31
·
answer #1
·
answered by Dud's 4
·
2⤊
0⤋
Sim, situada em Angra dos Reis, RJ, tb conhecida por usina vagalume, nao para acesa!!
2006-10-22 19:33:28
·
answer #2
·
answered by brunna b 3
·
0⤊
0⤋
múmia mais antiga do mundo, um homem do gelo encontrado na Itália em 1991, foi descongelada hoje para permitir que os cientistas retirem amostras para obter mais informações sobre a relíquia. A múmia, apelidada de Otzi, viveu nos Alpes há 5,3 mil anos.
Apenas nos últimos anos novos métodos como DNA e análise do esmalte dos dentes permitiram que os cientistas descobrissem mais sobre a vida de Otzi. O último projeto, desenvolvido pela Universidade de Oxford e do Museu de Arqueologia da cidade italiana onde a múmia está, pretende testar o DNA para encontrar pistas sobre a etnia de Otzi. Os primeiros resultados devem sair em alguns meses.
Otzi foi encontrado congelado em um bloco de gelo a 3 mil metros acima do mar nos Alpes de Otztaler, na fronteira austro-italiana. Um casal encontrou o corpo e acreditou, em um primeiro momento, tratar-se de um alpinista.
Nestes sites, vc poderáobter mais informações.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI478452-EI295,00.html
Antigo EgitoQuarta, 18 de fevereiro de 2004, 20h50
Autópsia em múmia egípcia pode revelar doenças
Reuters
O procedimento foi realizado por especilistas no museu de BarcelonaMultimidia
Áudio e vídeo
» Múmia passa por autópsia na EspanhaSaiba mais
» Tudo sobre o Antigo Egito
Últimas de Antigo Egito» Múmia passa por tomografia computadorizada
» Remoção de Ramsés II foi planejada no Google Earth
» Estátua de Ramsés 2 deixa o Cairo e é transferida a museu
» Museu egípcio exibe múmia de rei do século XII AC
BuscaSaiba mais na Internet sobre: Ambiente Arqueologia Astronomia Clonagem Espaço Genética Paleontologia Publicações Científicas Saúde Tecnologia
Faça sua pesquisa na Internet:
Uma equipe de especialistas fez hoje, em Barcelona, uma autópsia na múmia egípcia da Dama de Kemet com o objetivo de desvendar as possíveis patologias femininas e os hábitos alimentares da época. O coordenador da equipe, o médico Albert Isidro, disse que, "mediante a técnica da análise do DNA aplicada aos tecidos obtidos em uma autópsia endoscópica, que pela primeira vez na Espanha será usada no estudo de uma múmia, poderemos saber o grupo sanguíneo, a dieta, as possíveis doenças que sofreu e a constituição física" da Dama de Kemet.
Ele acrescentou que o trabalho que será feito posteriormente no laboratório deverá "separar os numerosos contaminantes que afetaram a múmia para que seja possível analisar o corpo e determinar questões como se em sua alimentação predominavam os alimentos vegetais, a carne ou o peixe".
Além disso, a autópsia permitirá obter um estudo pormenorizado das madeiras utilizadas no sarcófago, os elementos têxteis e contaminantes biológicos que integram a vendagem, a pele e o tecido subcutâneo, o tecido muscular e ósseo e os órgãos internos, entre eles o coração.
Também será possível saber, através da análise imunológica, se algum germe causou a morte da mulher ao redor dos 35 anos, "algo provável porque naquela época 80% das pessoas morriam de doenças infecciosas", acrescentou Isidro. Os resultados da autópsia, que estarão prontos em um mês e meio, serão apresentados nos próximos meses e incluídos no V Congresso Mundial de Estudos de Múmias de Turim (norte da Itália) em setembro.
A equipe responsável pela autópsia está integrada por membros do departamento de biologia celular do Hospital Clínico de Barcelona e do departamento de antropologia biológica da Universidade Autônoma desta cidade. A Dama de Kemet está composta de vendas, estuque e madeira e pertence a época romana (150-200 DC).
De procedência desconhecida, esta múmia já foi submetida a um estudo bioarqueológico pouco após sua aquisição em 1998 pelo Museu Egípcio de Barcelona e, segundo Isidro, "foi selecionada para esta pioneira autópsia por estar em bom estado".
A múmia da Dama de Kemet apresenta uma vendagem na qual aparecem pintadas imagens divinas que fazem referência ao ciclo eterno da vida e uma de suas principais características é a representação em seu rosto de um dos chamados "retratos do Fayum", que se situam cronologicamente entre os século I e IV de nossa era, na época da dominação romana no Egito.
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI269989-EI1728,00.html
2006-10-20 20:02:24
·
answer #3
·
answered by Pavarotti 2
·
0⤊
0⤋
Não se faz autópsia de múmias. Após centenas de anos, não há nem o que se ver dentro de um corpo como aquele. O que se poderia querer ver? A causa da morte? De qualquer forma, se mesmo assim se quiser fazer uma autópsia, os procedimentos serão exatamente os mesmos. Sobre a múmia mais antiga, ela data de 234 A.C.
2006-10-20 19:07:48
·
answer #6
·
answered by (H) 1
·
0⤊
0⤋