English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nesses tempos de ECA e modernidade será que ainda se encontra mães parecidas com aquelas dos anos 70 pra lá, quando eu era criança e lembro que quase todo mundo entrava noo chinelo e no cinto, às vezes na varinha, e ficava de castigo pra valer? e ninguém vivia traumatizado, ainda tinha orgulho em dizer que levou uma surra, isso era prova de coragem e de ser um garoto levado da breca.
Será que ainda existem mães que vão buscar os filhos na rua com o chinelo ou a cinta na mão ou então fazem as crianças pegar a varinha no quintal?... Hoje tenho saudades daquele tempo e de minha falecida mãe...

2006-10-20 09:56:30 · 15 respostas · perguntado por Ricardo v 1 em Entretenimento e Música Pesquisas e Opiniões

15 respostas

Eu também acho diferente o jeito das mães criarem os filhos hoje.
As crianças estão muito libertinas e quando chegam na adolescência não tem como consertar mais. Por que isso?
É claro que não se deva dar surras de machucar ou tirar sangue na criança ou a ponto de traumatizá-la e prejudicar sua personalidade no futuro, mas colocar de castigo, e levar umas varadas nas pernas quando for necessário não faz mal a ninguém. E tem mais: a gente aprende as coisas é quando se é criança, depois de velho não aprende mais. Como diz o ditado: Pau que nasce torto morre torto.
Mas aí entra a questão de quando é que o filho precisa apanhar ou não. Cabe aos pais saberem o que fazer para corrigir o filho. Eu não era de apanhar porque não chorava, mas levava um sermão dos meus pais que era pior que qualquer tipo de surra.
Minha irmã ja era muito espoleta e apanhava muito, mas ela não guarda trauma nenhum dessa época, pelo contrário, ela acha graça e ri quando minha mãe a lembra do que ela aprontava para não apanhar.

2006-10-28 06:17:00 · answer #1 · answered by Coline 3 · 0 0

a minhã me dava uma sura que me deixava roxa, e as vezes sangrava, e me batia sem motivo.
Quando eu tinha 6 anos de idade, ela me deu uam surra só porque no colegio conveesei com um garoto, e com 6 anos de idade as crianças não peçam em maldade, em fazer sexo uma com a outra.Aquele dia eu apanhei e não sabia pq estava apanhando, e ela me batia e dizia, isso é para vc não conversar mais com garotos.
Ainda bem que hj em dia fizeram o Eca, para evitar que essas mães loucas, façam o que a minha mãe fez com os seus filhos.

2006-10-20 10:02:43 · answer #2 · answered by Lilica 2 · 1 0

Eu tenho uma vizinha que pratica esse ato com seus filhos, um de três, outro de sete anos, mais ou menos, ainda que não castigue os filhos tão rudemente como nos tempos passados. Acredito que isso é uma atitude comum entre aquelas famílias mais pobres e que não possuem muito acesso ao conhecimento e à informação. É uma pena que para se adquirí-los ainda se necessite ter dinheiro. Conhecimento e informação deveriam ser acessíveis a todo ser humano, para que tais atrocidades não possam mais acontecer. Forte abraço!

2006-10-20 10:02:27 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Eu fui criado assim e dou gracas a Deus por isto ,meus pais ja faleceu mas os adororo .Porem hoje nao precisamos disto

2006-10-27 15:11:07 · answer #4 · answered by kpepe64 3 · 0 0

Deve ter sim, axo que o pessoal que vive no interior tem esse costume... Eu num tenho nenhum pouco de saudade de quando apanhava de cinto...

2006-10-27 01:41:40 · answer #5 · answered by Buena ninã 3 · 0 0

oowwww e como tem. Conheço varias maes de meia idae que ainda fazem isso ...

2006-10-25 16:34:33 · answer #6 · answered by Marcos D. Almeida 4 · 0 0

Eu fui educada dessa maneira e tbém ñ fiquei traumatizada. Hoje tenho um filho, qdo é necessário dou-lhe umas chineladas no bumbum. Ñ acho q isso seja incorreto, as vezes é preciso tomar certas atitudes, lógico q ñ precisa espancar a criança.
Acho isso correto, é por isso q a maioria das crianças de hoje em dia são mal educadas e fazem o q quer!

2006-10-25 06:48:02 · answer #7 · answered by Ciça 2 · 0 0

Eu fui educado nesta base e aprendi a ser homem de verdade respeitando o direito e o limite do proximo.Quando digo homem refiro-me ao ser humano mas pode ser mulher de verdade tb.

2006-10-25 03:47:41 · answer #8 · answered by Clodao 3 · 0 0

É claro que existem, meu amigo. Eu mesma sou uma, vejam minhas perguntas e respostas no yahoo. E a maioria das mães de minha comunidade faz o mesmo. e uma antiga patroa minha, bastante endiheirada e culta, também é assim. Mãe a moda antiga é a melhor que existe, não fique triste, meu irmão, sua mãe foi para o Reino dos céus e está te esperando um dia. seja feliz e que Jesus te abençoe!

2006-10-20 11:00:09 · answer #9 · answered by maria isabel m 1 · 0 0

sabe eu acho que além "daquelas" surras, existia uma coisa á mais, um respeito, mas era um respeito que não era apenas de dentro da sua casa e sim que vinha de fora tbem, as crianças tinham mais medo dos pais, obedeciam mesmo pq sabiam que se isso não acontecesse iam apanhar, hj ta tão diferente sim, mas não acho legal bater , pq não vai resolver e sim deixar a criança afetada e com quem sabe raiva mesmo de vc por estar fazendo isso, mas conversar sim, explicar como funciona uma teimosia e o que ela lhe trará em troca, mas é sempre bom nunca confundir autoritarismo com autoridade

2006-10-20 10:14:25 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers