English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Depois de termos reflectido sobre a essência do amor e o seu significado na fé bíblica, resta uma dupla pergunta a propósito do nosso comportamento. A primeira: é realmente possível amar a Deus, mesmo sem O ver? E a outra: o amor pode ser mandado? Contra o duplo mandamento do amor, existe uma dupla objecção que se faz sentir nestas perguntas: ninguém jamais viu a Deus — como poderemos amá-Lo?

Texto tirado da enciclica de Bento XVI.
Perguntas para pessoas bem questionadoras. Não quero resposta de evangélico sem senso cristão. Evangélico alienado fora desta pergunta.

2006-10-20 04:21:24 · 6 respostas · perguntado por Pensador 3 em Artes e Humanidades Filosofia

6 respostas

Sim é possível, você não precisar ver para amar, o amar independe disso, imagine um cego que não vê as pessoas, mas ele têm a capacidade de amar o próximo.
Sugiro que além do "Dei Caritás Est" você leia uma passagem em (I João 4 1-21). O Papa procurou nesse documento explicar o Amor e as formas de Amar, essa passagem de João talvez responda a essa sua pegunta. Porém como você deve imaginar, para se entender essa resposta é necessário ter fé, e isso é uma coisa que não se argumenta e nem se ensina.

2006-10-20 04:54:01 · answer #1 · answered by Fabio 3 · 0 0

É possível amar a Deus mesmo sem jamais o ter visto, pois amamos a Deus com o amor que nos é dado pelo próprio Deus, amor que é plantado no coração do verdadeiro cristão.
Sim o amor ao próximo é um mandamento, isto significa que não amamos o outro se não quisermos, ou seja o amor é ato de vontade.

2006-10-20 11:39:07 · answer #2 · answered by Mikaros 3 · 0 0

O que já disseram acima tb é minha opinião, amar a Deus é amar ao proximo e servir a Deus é servir ao proximo, não podemos apenas dizer: Deus eu te amo, eu te amo, eu te amo, e na hora que alguém precisa de nós viramos as costas, isso será apenas palavras vazias sem valor algum, porem nós somos pessoas totalmente individualista e sem amor ao proximo, sempre que que fazemos algo queremos reconhecimento ou glória, bem isto é amor, próprio claro e não próximo, para amar as pessoas no mundo de hoje somente tendo muiiiiiiiiiiiiiito amor de Deus, amor divino em nosso coração, e não apenas conhecimento das santas escrituras.

2006-10-20 11:37:31 · answer #3 · answered by PERSIDE 2 · 0 0

Através do amor ao próximo se chega ao amor de Deus !! Amais uns aos outros sem olhar a quem.

2006-10-20 11:30:46 · answer #4 · answered by rccarmo25 2 · 0 0

O amor é o único sentimento positivo existente no ser humano. Na verdade é um dualismo entre o bem e o mal, o amor e o ódio que personificam os atos humanos. Assim como o ar que não vemos, mas sentimos em nossa pele, da mesma forma acontece com Deus que se faz presente na vida de cada ser humano, permitindo sentir seus efeitos sem vê-lo. Para ser mais franco, a história de qualquer divindade envolve mistério e surpresa, como podemos perceber nas civilizações egípcias e gregas, sendo que este último povo possuía um altar dedicado ao deus desconhecido. O que importa é a crença e convicção do crente no seu "deus", seja ele físico ou espiritual. Quanto ao mandamento do amor, penso ser muito mais importante do que proibir outras atitudes que o próprio ser humano não consegue se ver livre, tais como o adultério, o roubo etc e tal. O amor leva o ser humano a reconhecer sua carência de afetos e de sentir necessidade de possuir um apoio qualquer em sua vida.

2006-10-20 11:29:39 · answer #5 · answered by Edson Carlos 3 · 0 0

Com certeza amar ao próximo é amar a Deus!!!!!!!!!!!!

2006-10-20 11:28:03 · answer #6 · answered by Peter 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers