Afonso de Guimarães
Afonso Henrique da Costa Guimarães nasceu em Ouro Preto (Minas Gerais) a 24 de julho de 1870 e morreu em Mariana (no mesmo Estado) a 15 de agosto de 1921.
Depois de uma adolescência agitada, em que as suas atribulações e fracassos culminaram com a morte da prima Constança, por quem se tinha apaixonado, o poeta resolveu deixar o seu Estado natal e passou a residir em São Paulo. Em 1890, matriculou-se na Faculdade de Direito. Cinco anos mais tarde, já exercia as funções de promotor de justiça em Conceição do Serro (Minas) e, pouco tempo depois, era nomeado juiz substituto.
Para ocupar as longas horas que lhe restavam dos seus afazeres profissionais, resolveu adotar as letras como seu passatempo intelectual favorito. Tomou-se famoso como poeta simbolista, usando o pseudônimo Alphonsus de Guimaraens. Dedicou-se também ao jornalismo, deixando esparsos pela imprensa muitos dos seus trabalhos.
Publicou os seguintes livros: Dona Mística, Setenário das Dores de Nossa Senhora, Pastoral aos Crentes do Amor e da Morte e o poema Kíriale
Em 1938, o Ministério da Educação publicou tôda a obra poética de Afonso de Guimarâes, precedida por uma nota biográfica, escrita pelo seu filho Jogo Afonso, numa primorosa edição que foi revista e dirigida por Manuel Bandeira.
Visite o site abaixo que você terá mais detalhes de sua vida e obra, bjos.
www.geocities.com/Athens/Olympus/3583/afonso.htm
2006-10-20 03:11:01
·
answer #1
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋
o wikipedia é o caminho ideal, visite-o
2006-10-20 09:48:07
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋