English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Você sabia que em nosso país, apenas 8% da renda é destinada a Educação?
O que você pensa disso?
Quanto investimento acha que seria realmente necessário?
Não estou pedindo opiniões partidárias, apenas a sua opinião.

Beijinhos Marina

2006-10-20 01:20:22 · 17 respostas · perguntado por Mαriทα 5 em Educação e Referência Outras - Educação

17 respostas

de 8 a 10% são os valores ideais.
Imagine o seguinte: você trabalha, e tem suas obrigações a pagar. Se você destinar um valor muito alto a uma de suas obrigações, não poderá cumprir outras. Se você ganha salário mínimo, e dedicar 200 do seu salário para pagar a faculdade, você não vai conseguir se locomover, nem comprar livros pra estudar. vai faltar dinheiro pra viver. Então não adianta fazer faculdade!

O problema do país é que os recursos que se tem são mal utilizados! O dinheiro dá, mas é mal distribuído!
Ainda no exemplo do salário mínimo: se você gastar 200 reais do salário em vestuário (que é algo necessário também!), como fazer para pagar as outras contas? Não dá, né?
Não pode-se fazer laboratórios nas escolas, se não há professores preparados para trabalhar neles; tem que se investir primeiro na capacitação de profissionais.
Não pode-se criar bibliotecas, se não há gente suficiente para administrá-las; tem que se contratar pessoal.
Entende a diferença? São necessários bibliotecas e laboratórios, mas se as necessidades anteriores não forem atendidas, eles perdem o sentido de existir!
No ano passado foram enviados às escolas de todo o país KITS de televisão, aparelho de DVD e dvd's educativos. A iniciativa foi boa. Mas chega a faltar giz para trabalhar, e os professores tem de levar de casa! Não seria muito mais importante fazer a manutenção da escola? A TV e o DVD são necessários...mas o giz é muito mais!

Beijos.

2006-10-21 23:07:43 · answer #1 · answered by SeRel 4 · 1 0

Não só na educação, só neste ano o governo LULA já pagou despesas de US$ 1.5 bi para O SUS. Temos fonte fiel com estudos e pesquisas aprofundadas a respeito que se ele tivesse aplicado esta verba em FOME ZERO, economizaria muito mais do que isto e continuaria a economizar.. Sem alimentação equilibrada, surge doenças e falta de estimulo para estuda.. mesmo que ele aplique em Educação, o aluno não teria vontade de estudar... Dai, a falta de alimentos nas escolas está gerando tudo isto..

2006-10-25 17:13:41 · answer #2 · answered by Sérgio 4 · 1 0

e vai ser dificil mudar essa mentalidade.
Já observou o atual e talvez futuro presidente? os novos deputados do congresso nacional? com esses tipos de pessoas, jamais teremos uma educação séria.

2006-10-24 16:08:15 · answer #3 · answered by jotaerreeme 1 · 1 0

ALÉM DE MILITAR, SOU PROFESSOR VOLUNTÁRIO NUMA ESCOLA MUNICIPAL.

ACOMPANHANDO DE PERTO, APESAR DAS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTAREM MELHOR EQUIPADAS (OU MENOS DETERIORADAS) DO QUE AS ESTADUAIS, VÊ-SE QUE A DESVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR É ENORME E O DESCASO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO É UM VERDADEIRO TERRORISMO.

TEMOS QUE USAR MAIS DO QUE A CRIATIVIDADE PARA OFERECER AS MELHORIAS QUE QUEREMOS E INCENTIVAR AOS ALUNOS A SE MANTEREM NA AVENTURA DO CONHECIMENTO.

MUITA PAZ!

2006-10-24 08:47:04 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Vários fatores contribuem para termos hoje uma educação escabrosa... Falta de professores: A falta de professores incentivadores, motivadores contribue para à ausência de alunos nas escolas... Falta de consciência dos próprios alunos: Os alunos sabem que estamos em um ambiente de total repugnância mas não fazem nada para mudar, preferem parar tudo e soltar pipa.... A indolência e displicência dos governantes, deputados e senadores em deixar que isso aconteça, em um pais que se diz "evoluindo"... De todos os motivos o principal, para mim é a falta de consciência dos próprios pais que preferem transferir a responsabilidade de ensinar aos professores, mas se esquecem que educação começa em casa e é na educação dos filhos que vimos as virtudes dos pais

2006-10-23 08:06:36 · answer #5 · answered by willliam 3 · 1 0

acho que se nos brasileiros parecemos de reclamar e agíssemos juntos talvez averia alguma mudança nisso e em várias outras coisas em nosso pais.

mas isso não acontece. ate por que crianças devem ter educação ainda quando muito pequenos começando de casa. mais os familiares não se importam com isso.

carlinha!

2006-10-22 17:34:37 · answer #6 · answered by Carlinha 5 · 1 0

Por falar, em educação, estou aui para agradecer suas respostas às minhas perguntas.
Senti sua falta aqui, você demorou.
Quanto a sua pergunta, bem eu acho que um país só será desenvolvido quando seu povo tiver uma educação de qualidade, onde todos possam frequentar Universidades, sem a esmola do PROUNI, pois essas políticas desenvolvidas pelo governo Federal, não trás melhorias menhuma, a qualidade é péssima.
Quando fiz minha 1ª Faculdade, tive que fazer o Crédito |Educativo, um finaciamento que após minha formatura tive que honrar, pagando ao banco o empréstimo.
Bjs.

2006-10-21 16:48:21 · answer #7 · answered by miguel a 6 · 1 0

é estranho né, um pais com tamanho do nosso Brasil e investir somente 8% da renda em educação, parece que é do interesse do sistema manter o povo mau instruído/informado.
Eu não entendo como o maluf consegui se eleger, sendo o deputado mais votado do pais, e como se não bastasse o nosso ex-presidente collor de melo também sendo eleito. é complicado né.
Acredito que isso esta mudando, o povo cada vês mais esta interessado em estudar, discutir política, e aprender e um movimento pequeno embora crescente, isso eu levo como consolo. na esperança que um dia sejamos uma nação que seja lembrada, de uma nação inteligente e que valorize muito a suas idéias e ideais. e não como um povo acomodado que só reclama, reclama e nada faz para mudar.

2006-10-20 20:50:54 · answer #8 · answered by Alê do B. 5 · 1 0

As pessoas esqueceram para que serve a escola. A escola serve para transmitir e adquirir CONHECIMENTO. As pessoas estão preocupadas apenas em obter um diploma ao final do curso. Umas para dizer que são escolarizadas, portanto não são burras, outras por puro status.
Uma professora amiga minha disse que o diretor da escola pública onde ela leciona sugeriu a compra de apostilas(Anglo ou Objetivo), para melhorar a qualidade do ensino. Idéia esta muito interessante. A proposta era ter um subsídio por parte da escola e os alunos colaborarem com 20 reais por bimestre, i.e., 10 reais por mês. Detalhe, ninguém aceitou. Outro detalhe, a classe inteira, creio que 90% têm celular, a maioria pré-pago. O custo de um celular é no mínimo 30 reais por mês. Assim, dinheiro para utilizar uma facilidade, que creio ser relativamante dispensável, as pessoas têm, mas para o CONHECIMENTO elas não têm. Resta assim, aguardar o PROUNI, para entrar em uma faculdade de terceira linha, sem sequer saber conjugar verdos e resolver uma equação do segundo grau. O governo pode ser paternalista, mas o mercado de trabalho não é. Se você não tiver conhecimento, será recusado pelas boas empresas.

2006-10-20 14:15:00 · answer #9 · answered by jokha72 3 · 1 0

Não devemos esperar pelos Governantes. Vamos fazer a nossa parte
Lutar por uma educação melhor é dever de todo bom cidadão.
A escola é o maior bem de uma comunidade.
Temos a obrigação de defender este bem e zelar por ela.
O professor ( a ) é um medico, que melhora a saúde de um povo com a Educação
É também um libertador, sem a educação não se liberta da miséria e da escuridão
Defender estes profissionais deveria ser uma obrigação de uma comunidade consciente.
Uma boa escola depende da comunidade exigente.
A boa educação de uma escola, e a dedicação dos professores.

2006-10-20 10:46:09 · answer #10 · answered by JOSINO M 6 · 1 0

fedest.com, questions and answers