A palavra de Deus nos revela, já nas primeiras páginas da bíblia, que Deus Pai criou o mundo, os céus, o mar, todos os seres vivos, inclusive o homem. Deus Pai criou o mundo, e tudo que existe, do nada. Não existe nada que não fosse criado por Deus. Até as estrelas e cometas mais distantes, foram criados por ele. "Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelos seus nomes; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar" (Isaías 40:26). Assim fala a palavra de Deus sobre a criação do mundo. O mundo não veio a existir através de um misterioso processo de evolução. O mundo veio a existir através de alguém, alguém que é soberano e mais poderoso do que todas as criaturas. O mundo é a obra exclusiva de Deus, o qual ainda o sustenta e governa por seu eterno conselho e providência. "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga" (Isaías 40:28)? Assim é Deus Criador. Ele fez a maior obra jamais feita, mas nunca se cansou. Ele continua manifestando seu imenso poder na sustentação e no governo de todas as coisas.
Por isto cremos em "Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra".
Deus Criador já existia antes da criação do mundo. Ele é "o eterno Pai de nosso Senhor Jesus Cristo" (Domingo 9). Já antes de todos os tempos, Deus era Pai. Nunca houve uma época em que Deus não era Pai. Deus é Pai no sentido absoluto. Ele gerou, antes da eternidade, o Filho, que é eterno como o Pai é eterno. Por isso o Filho, que depois foi "manifestado em carne" (1 Timóteo 3:16), chamou Deus Pai "seu próprio Pai", tendo um relacionamento exclusivo com ele. Ninguém é filho como ele. Ele é o filho "unigênito de Deus" (1 João 4:9). É bom sabermos isto, irmãos! Não devemos ter o pensamento que Deus nos criou precisando de parceiros ou amigos. Deus não precisava de ninguém. Deus não precisava do homem, nem dos animais, nem de outras criaturas. Pois Deus tinha o Filho, vivendo em comunhão com ele. "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ela estava com Deus no princípio" (João 1:1-2). O Filho de Deus, que é chamado "a Palavra", ele estava com Deus e era Deus. Havia entre o Pai e o Filho uma comunhão imensamente rica e alegre. Confiram o testemunho do próprio Filho: "Eu estava com Deus e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias com os filhos dos homens" (Provérbios 8:30). O Pai e o Filho, os dois estavam juntos, se alegrando e planejando a criação do homem. É por isto, irmãos, que não devemos crer que o mundo veio a existir através de uma explosão, ou através de uma colisão, ou através de uma outra coincidência. Este mundo é um projeto do próprio eterno Pai do nosso Senhor Jesus Cristo.
Agora, tendo esta visão e convicção que o eterno Pai do nosso Senhor Jesus criou o mundo, surge uma pergunta. É esta: Por que o eterno Pai do nosso Senhor Jesus resolveu criar o mundo? Qual foi a finalidade que ele tinha? Como já disse, ele não precisava de ninguém. Deus nunca esteve só, pois o Filho dele é eterno. Deus Pai sempre vivia em comunhão com ele, experimentando a alegria mais profunda. Não faltava-lhe nada. Para que então Deus revolveu criar o mundo? Qual a razão por que Deus Pai falou com seu Filho, para os dois iniciarem o grande projeto da criação? Podemos ver pelo menos três finalidades por que Deus criou o mundo. Primeiro: Deus criou o mundo para manifestar seu poder, que não tem limite. Se nós queremos fazer alguma coisa, precisamos de materiais. Precisamos de madeira, de tijolos, de farinha, de leite, de um tecido, ou de outras coisas ou substâncias. É só assim, tendo os materiais necessários, que conseguimos fazer alguma coisa. Mas o que Deus Pai fez? "Ele disse: Haja luz; e houve luz" (Gênesis 1:3). Só falando, Deus criou o mundo do nada, demostrando seu imenso poder. Que poder irmãos! Não há outro poder igual a este poder! Deus criou também o homem. "Ele o formou do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida" (Gênesis 2:7). Este homem, que foi criado por Deus Pai, ele foi criado para conhecer seu criador todo-poderoso. Esta qualidade, a qualidade de ser todo-poderoso, ninguém tem. Deus é o único ser todo-poderoso, ele é o Todo-Poderoso. Pela criação do mundo isto foi comprovado, uma vez por todos. O homem, por mais inteligent e forte que seja, é pó da terra. Cabe a ele reconhecer o poder de Deus.
Há mais uma finalidade importante por que Deus Pai criou o mundo. Além de mostrar seu poder, Deus também quis mostrar sua fidelidade. Vamos ver o que Deus fez depois da criação do mundo. Ele abandonou o mundo? Ele o destruiu para depois fazer outro mundo, um mundo melhor? Deus criou os animais e o homem, para depois deixar morrê-los? Não, Deus é fiel. Ele é fundamentalmente fiel. Ele nunca abandona as obras de suas mãos. Vejam só como Deus criou o mundo. Ele falou, e aconteceu. Ele falou, e, como Deus é poderoso e fiel, aconteceu! O que ele diz, ele cumpre. Assim Deus mostrou, já na hora da criação, a sua fidelidade. "A palavra que sai da minha boca não volta para mim vazia, mas faz o que me apraz e prospera naquilo para que a designei" (Isaías 55:11). Da mesma forma, assim como Deus não abandona a palavra que sai da sua boca, assim também ele jamais abandona as obras das suas mãos. Foi através da criação que Deus demostrou isto. Através da criação Deus mostrou a sua fidelidade. Ainda hoje, tantos milhares de anos depois, Deus continua sustentando todas as criaturas. "Deus, tu fazes rebentar fontes no vale, cujas águas correm entre os montes; dão de beber a todos os animais do campo. Do alto de tua morada, regas os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras. Fazes crescer a relva para os animais, e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão, o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças. Todos esperam de ti que lhes dê comer a seu tempo" (Salmo 104). É assim que Deus continua sustentando a obra iniciada por ele. Deus não quis iniciar um projeto, para depois abandoná-lo. Deus Pai é fiel. O Criador todo-poderoso é também o Sustentador fiel de todas as coisas.
Existe ainda uma outra finalidade por que Deus Pai criou o mundo. Deus criou o mundo para mostrar o seu infinito poder e para poder mostrar a sua eterna fidelidade, sim. São duas finalidades importantes. Mas Deus Pai, criando o mundo, ainda quis mostrar outra virtude. Deus Pai quis mostrar ao homem que é pai. Nunca houve momento algum em que Deus não era pai ou deixou de ser pai. Ele é o eterno Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. O Pai e o Filho já existiam antes de todos os séculos. Agora, irmãos, sabem o que Deus quis, quando ele e seu Filho unigênito estavam planejando a criação do mundo? Deus quis revela-se a nós como nosso Pai. Ele quis nos chamar, para sermos filhos dele, levando uma vida santa para o louvor de sua glória. Jesus, o eterno Filho de Deus, que era Deus e estava com Deus, concordou e se colocou a disposição do Pai. Foi o maior prazer para Deus Pai e para Deus Filho: O projeto da criação ia sustentar o projeto da salvação. Deus Pai criou o mundo para que pudesse fazer uma aliança eterna com o homem. O Pai e o Filho criaram o mundo, e prepararam um eterno Plano de Deus para que muitos pudessem ser adotados como filhos amados. Assim Deus Pai quis mostrar seu amor paternal para com o homem e seus descendentes. Mas o que aconteceu? O homem e seus descendentes caíram em pecado, e não respeitaram a Deus. O homem ficou rebelde, e se entregou à morte. Mas Deus não mudou de propósito, mostrando mais uma vez seu poder, sua fidelidade e seu amor: Conforme já decidido antes de todas as épocas, "Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Resumindo e concluindo: Deus Pai criou o mundo, para que vocês pudessem ser seus filhos amados de Deus, por meio de Jesus Cristo. Deus criou o mundo para que vocês e muitos outros fossem filhos amados de Deus, que jamais deixassem de adorá-lo. Esta foi a intenção mais profunda de Deus para criar o mundo. Deus quis ver pessoas amadas, pessoas salvas, pessoas protegidas contra o mal, pessoas profundamente alegres.
Vejam só, que Pai vocês têm! Primeiro: ele é poderoso. Segundo: ele é fiel. Terceiro: ele nos ama e nos destinou para alcançar a vida. Que Pai vocês têm! Ele é o princípio e o fim de todas as coisas. Não há Deus igual, não há outro. Irmãos, tenham esta fé, crendo no Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra! Rejeitem todas as crenças e teorias que negam as obras, o poder e o amor de seu Pai. Melhor jogar todas essas teorias e crenças na lama do que acreditar nelas. Não fiquem impressionados com aquelas pessoas que vêm dizendo que a teoria da evolução já foi comprovada cientificamente, e que é verdade mesmo que você é descendente de macaco. Deixem os cientistas falarem, meus irmãos. Vocês não são descendentes de macacos. "De um só homem fez Deus todos os povos" (Atos 17:27). Vocês foram criados por Deus, sem dúvida nenhuma, para serem os seus filhos amados. Vocês foram criados, não para viver como animais domésticos ou animais sofisticados, mas para conhecer o amor de Deus, que está em Jesus Cristo e para engrandecer o nome de Deus. Vocês não são animais. Vocês não são vítimas de um destino. Vocês têm dignidade, como o próprio Senhor disse: "Vocês têm muito mais valor do que os animais" (Lucas 12:24)! Vocês são filhos escolhidos de Deus, filhos queridos guiados pelo Espírito Santo e destinados para a vida eterna. Os outros, que vivem sem Deus e esperança, que crêem nas crenças de ateus, eles vivem para morrer. A perspectiva que eles têm é morrer como os cachorros. A sua vida, irmãos, é diferente. Não tem comparação. Vocês conhecem Deus Pai criador. Vocês sofrem e morrem, nesta vida perturbada, para depois viverem e estarem com Cristo, o eterno Filho de Deus. Irmãos, a felicidade é sua! Adorem a Deus Pai, o Todo-Poderoso, o criador do céu e da terra
2006-10-20 08:16:29
·
answer #4
·
answered by VANESSA 2
·
0⤊
1⤋