Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm que arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a obtenção de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços.
Objeto de sistematização por parte da Contabilidade de Custos, que decompõe esse sacrifício financeiro também conhecido genéricamente como gastos ou dispêndios (que nesse caso abrangem Despesas e Investimentos, objeto da Controladoria Contábil), que podem receber as seguintes categorias analíticas:
* Custos Diretos - Gastos com mão-de-obra e matéria-prima
* Custos Indiretos - Gastos indiretos, passiveis de rateio (mão-de-obra da administração, depreciação, aluguel da fábrica, etc.).
Dentro do conceito econômico (Teoria da Empresa ou Teoria da Firma - vide Microeconomia), os custos podem ser classificados em:
* Custo fixo - de valor invariável dentro de um ciclo econômico. Exemplo: Aluguéis, Salários de funcionários mensalistas, Depreciação Linear.
* Custo variável - é valor variável dentro de um ciclo econômico. Exemplo: Custo da Matéria-Prima e Materiais, salários de diaristas.
A Contabilidade Gerencial incorpora esses e outros conceitos econômicos para fins de elaborar Relatórios de Custos de uso da Gestão Empresarial.Ver ainda Custo de oportunidade.
Podemos dizer ainda sobre custo:
* Custo marginal - é o valor necessário para a produção de uma unidade extra de produto. Exemplos: um kilograma de arroz e um saco de 8 quilogramas do mesmo arroz. O custo marginal é função dos custos fixos e variáveis.
2006-10-20 01:02:35
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
custo = soma dos valores de bens e serviços consumidos e aplicados para obter um novo serviço.
2006-10-20 00:56:38
·
answer #4
·
answered by tita 3
·
0⤊
0⤋