o caso é o seguinte:
o pai tem 2 filhos de mães diferentes, um com 12 anos e outro com 10 anos de idade.
esse pai paga 500 reais para um filho e 350 para outro (porém, nunca visitou nenhum). mas ele entra com ação judicial para reduzir a pensão do filho mais novo (que recebe 350), para 100 reais, alegando que não pode pagar tal pensão, e não mexe na pensão do mais velho. Além disso, requer que a mãe pague seus gastos com advogados etc.
esse pai é aposentado como vereador e recebe 2.600 reais por mês, além de não ter pago pensão nos 5 primeiros anos da criança. A mãe é empregada doméstica e seu salário é de 1 s. mínimo, porém, está encostada no INSS há 1 ano, e está sem receber pagamento há 3 meses, sendo que seu filho mais velho (filho de outro pai), maior de idade, é que tem sustentado a casa , com seu salário de 2 mínimos + cesta básica nesse período.
A pergunta é: o que a mãe deve fazer nesse caso? Existe alguma lei que "beneficie" tal pai?
2006-10-19
13:02:31
·
7 respostas
·
perguntado por
Marie JF
4
em
Família e Relacionamentos
➔ Família
ñ se exatamente em quê ele se aposentou, mas no papel que eu li, ele comprova que seu salario é de 2.600 por mês.
o outro filho da mulher que "dá uma mão" em casa, não tem nada a ver diretamente com a história, usei essa informação para exemplificar que o pai da criança alega que a mãe tem condições de sustentá-la praticamente sozinha, entretanto, não tem e precisa da ajuda o outro filho. Ela não quer pensão nenhuma para si, apenas para a criança, e que, caso seja comprovado que esse pai, apesar desse salário muito maior que o seu, não tem condições de pagar tal quantia, que sejam então as 2 pensões ajustadas para o que ele possa pagar, e não somente a da filha dela.
Ela é uma pessoa muito simples, e eu estou tentando me informar sobre o assunto porque sou totalmente leiga, mas ela vive perguntando, e por mais que o advogado explique, ela continua perguntado...
2006-10-19
13:44:23 ·
update #1