Você tem que pensar nas posições da Terra, Lua e Sol.
Imagine um triângulo retângulo e uma laterna (Sol), duas bolas uma maior T e uma menor L. A laterna e as bolas ocupariam os vértices desse triângulo de tal forma que a linha TL (Terra-Lua) seria o menor cateto e a linha LS (Lua-Sol) o maior cateto. Assim é fácil perceber que se luz da lanterna atinge a Lua perpendicularmente ao catelo TL.
Há uma boa ilustração no site:
http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/fases-lunares/fases-lunares.htm
A Lua não está sendo iluminada do outro lado na fase minguante.
Nesta fase, ela está a oeste do Sol (nasce antes do Sol) e tem seu lado oeste iluminado pelo Sol. Note que ela aparece como um "D". No hemisfério norte ocorre o oposto e a Lua tem o aspecto de um "C" durante a fase minguante. E na fase crescente tudo se inverte.
Usando outras palavras, percebemos aqui no hemisfério sul, a Lua iluminada "por baixo" no hemisfério norte nesta mesma fase ela estaria iluminada "por cima".
Pense em uma reta TL da Terra-Lua, outra da TS da Terra ao Sol e outra LS da Lua ao Sol.
A reta TL define o cateto menor de um triângulo retângulo, TS o cateto maior e LS a hipotenusa. Podemos considerar TS tem praticamente o mesmo comprimento de LS assim os raios solares chegam com mesma direção na Terra e na Lua (não há mudança de perspectiva).
2006-10-19 11:48:55
·
answer #1
·
answered by polyhedra 4
·
1⤊
0⤋
A tua pergunta está um pouco confusa.
A parte que vemos da Lua é sempre a iluminada e esta está sempre voltada para o Sol, que é a fonte de luz.
http://astro.if.ufrgs.br/lua/lua.htm
.
2006-10-20 15:01:36
·
answer #2
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋