English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Veja você mesmo em:
http://www.youtube.com/results?search_type=search_videos&search_query=menthos%20coke&search_sort=video_view_count&search_category=0

2006-10-19 10:45:49 · 6 respostas · perguntado por Daniel kochmann 2 em Ciências e Matemática Química

6 respostas

Deixe-me explicar porque isso ocorre, povo.

O que você precisa:

- 1 embalagem INTEIRA de mentos
- 1 folha de papel (opcional)
- 1 acessório indefinido (opcional)
- 1 garrafa de QUALQUER REFRIGERANTE
- 1 terreno vazio
- Platéia

Coloque a garrafa no chão. Abra com extremo cuidado. Abra a embalagem de mentos inteira. Com o uso duma folha de papel, acessório ou a embalagem própria, tente depositar TODOS os mentos ao mesmo tempo na garrafa - isso é mais difícil do que parece, crianças!

Se tudo der certo, ocorre o seguinte:

O gás carbônico (BURPPPP!) é bombeado com alta pressão no refrigerante, e ele permanece ali sem se libertar no refrigerante quando lacrado. Se você abrir com cuidado, as bolhas não vão se mover. Se você colocar no copo, umas bolhas vão se desprender e subir (na coca antiga isso causava cosca no nariz). Se você colocar sal ("espinhoso"), ele vai obviamente estourar o gás do refrigerante. Mesma coisa com qualquer tipo de pó.

E se você agitar a garrafa, e em seguida abrir, algumas bolhas vão se juntar dentro da garrafa e se expandir de modo a liberarem a pressão para sair da garrafa. Isso costuma provocar um belo estouro, mas não muito respeitável.

Então, Deus, criando o mundo, e vendo que era bom, o abençoou. E em algum lugarzinho ele guardou a receita do formato do Mentos.

O mentos, devido a sua característica alcalina peculiar na superfície combinada com uma textura bastante precisa, quando entra em contato com algo gasoso ele funciona como um ímã de bolhas de gás. Quando você coloca um Mentos num refrigerante, em milésimos de segundo ele aglomera todo o gás que tem no refrigerante formando uma "bolha gigante" em torno do Mentos!

E quando essa bolha bate no fundo e o próprio peso do Mentos fura a tensão da bolha... o espetáculo! Litros e litros de gás carbônico empurrando com uma propulsão digna de um canhão dois litros de doce fluído que não irão alimentar nem denegrir a saúde de ninguém.

A razão de refrigerantes DIET (não LIGHT) funcionarem melhor é porque eles não tem açúcar, e consequentemente, o gás chega mais fácil até o Mentos. Sem contar que a sujeira de refri DIET (Não LiGHT) é mais fácil de limpar.

DIET: Sem açúcar. Adoçante na veia mano.
LIGHT: 25-40% de redução em certas coisas (açúcar, gorduras, sabor, volume de seu bolso, saúde)

Como podem ver não é nenhuma reação química. Só a sorte de o Mentos ser o polo magnético inverso da bolha de gás carbônico.


Explicando mais claramente, se você beber uns 2 litros de Coca(ou Pepsi, whatever) e engolir o Mentos sem mastigá-lo, acontecerá algo não muito legal.

E também essa "explosão" não está ligada à composição química do Mentos.

2006-10-19 10:55:39 · answer #1 · answered by Tati 2 · 1 0

mistutra de químicas

2006-10-19 17:50:58 · answer #2 · answered by Deivison salvador/BA 4 · 1 0

não é ment hos.

2006-10-19 17:50:36 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Alguém me poderia dizer o q é esse tal de mentos...?

2006-10-20 12:52:25 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Hmm, eu tava por fora, mas gostei da resposta da tati!
:D

2006-10-19 18:18:54 · answer #5 · answered by Samia* 2 · 0 1

Oie...

Eu e meus amigos, já fizemos essa experiencia!
E relamente ocorre uma explosão...
Não sei pq ocorre, mas tmb gostaria de saber!
Inclusive, um garoto em SP morreu por conta disso...

2006-10-19 17:56:02 · answer #6 · answered by Belzinha 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers