A principio até pode desde que seja um balde limpo sem contaminações, mas vai ser difícil a visualização para manutenção e cuidados. Além do mais se for muito fundo o macho vai ter dificuldades pra proteger os ovos que costumam afundar e ele acaba estressando e abandonando. Pra separar a fêmea você precisa certificar se as temperaturas estão iguais e com o mesmo ph evitando assim choques. O ideal pra não destruir o ninho quando for separar a fêmea é que a boca do "aquário" seja grande o suficiente pra que a "espuma" não cubra toda a superfície mas mesmo assim tire a fêmea com uma redinha e cuidado. A cor do fundo também é importante para que o macho veja com facilidade os ovos que caem.
2006-10-19 10:51:01
·
answer #1
·
answered by Luigi Scrofa 7
·
1⤊
0⤋
primeiro leia tudo com atençao pois nao é por mal mas se quer saber sobre o assunto leia mesmo pk eu tb ja tive bebes bettas
existem muitos procedimento mesmo muitos mas se estiver mesmo interressado leia tudo ...
vai ser secante
em primeiro lugar nao devia ter o macho e a femea no mesmo akuario
Quando do acasalamento a fêmea irá apresentar listas bem escuras na vertical, e no orifÃcio anal aparecerá um pontinho branco aparentando um minúsculo ovo.
# Coloque um espelho (ou outro macho) em sua frente por cerca de 1 minuto e retire, aguarde um pouco e coloque novamente. Repita por quatro a cinco vezes durante o dia.
# Duas vezes por semana, coloque uma fêmea próxima a ele, isso fará com que o macho fique "excitado" e faça o ninho. Obs: No dia em que fizer esta segunda etapa não faça a primeira.
o aquário de reprodução deverá ficar em um lugar de pouco ou nenhum movimento e sem sol incidindo diretamente sob ele, ressaltando que não deverá existir nenhum ornamento, pedras, ou substrato no aquário.
use uma planta flutuante para o maxo fazer o ninho e faça com que a planta fique agarrada a um dos lados do aquario
Coloque a fêmea no aquário junto com o macho, ele irá nadar agressivamente atrás dela mostrando suas nadadeiras bem abertas. Deixe-a por 2 minutos, retire-a, descanse e repita novamente. Porém fique atento ao menor sinal de que o macho irá machucá-la, se isso ocorrer separe-a imediatamente.
A esta altura a fêmea deve estar bem gordinha e com listas verticais em seu corpo...Para a colocação da fêmea, usa-se o pote de maionese. Este deve ser bem lavado em água corrente e posteriormente seco ao sol.
Após a temperatura estar estabilizada, coloque no centro do aquário a fêmea que deverá estar dentro do recipiente escolhido (garrafa ou pote), com o nÃvel da água de dentro do recipiente 2 cm a baixo que o nÃvel de água do aquário, isso vai facilitar para que o macho sempre veja a fêmea por todos os lados e abaixo dele
Deixe-os sozinhos. Nas próximas 24 horas o macho irá cortejar a fêmea e preparar o ninho
Considerando que o ninho foi feito, é hora de soltar a fêmea no aquário. Não fique muito próximo, pois isso faz com que o casal fique tÃmido, só aconselho ficar de olhos bem abertos, pois o macho vai dar umas "pancadinhas" na fêmea, forçando para que ela fique na parte de baixo do ninho. Se ele a machucar, retire-a, e tente mais tarde. Neste momento, devido à s “corridas” dos dois, o ninho pode ser afetado e parcialmente desfeito, não se preocupe, o macho irá refazê-lo todo o tempo
O macho dará o "abraço nupcial" e a fêmea irá expelir os ovos, que prontamente serão fertilizados instintivamente. Os ovos cairão até o fundo, o macho irá pegar com a boca e colocará com cuidado no ninho. Sempre refazendo e ajeitado o mesmo. Neste tempo a fêmea ficará parada muitas vezes parecendo estar em transe
Todo este esforço repetitivo dura cerca de 1 hora e em média são expelidos de 300 a 1000 ovos
Após o término do acasalamento, retire imediatamente a fêmea, pois ela pode tentar comer os ovos que estão depositados no ninho e o macho vai defendê-los até a morte.
Quando os alevinos estiverem nadando na horizontal, é hora de retirar o "papai" do aquário, pois o mesmo poderá comer toda a sua cria. Lembre-se de reforçar a alimentação do macho à base de proteÃna, principalmente artêmia salina e Bloodworms.
Agora devemos nos preocupar com os alevinos.
Como são muito pequenos ainda, precisam de alimentos especiais. No quarto dia de vida, comece a dar infusórios
Existe no mercado uma ração vendida em tubos (que mais parecem de pasta de dente) que substitui muito bem os infusórios
à medida que os alevinos forem crescendo, vá aumentando o tamanho das artêmias e comece a dar ração para alevinos da Tetra. A partir da terceira semana de vida, comece a fazer trocas parciais diárias de 20% do volume total de água do aquário
quanto ao papai a e mae ponha os em tampwer de platico traspatente tb da....
espero ter ajudado mesmo e boa sorte se quiser mais informaçao
fdfmartins@hotmail.com
2006-10-20 13:10:51
·
answer #2
·
answered by fililipa 2
·
1⤊
0⤋
Claro que pode fazer em um balde sim, só que sua expectativa em relação ao numero de levinos que vão escapar tem que ser bem menor, por isso indico o aquário.Vc poderia tentar em uma bacia.
Só deve tirar a fêmea depois do abraço nupcial, esse procedimento é comun, tente afastar a fêmea para longe dos ovos e tire rapidamente com uma redinha fina.De qualquer forma vc terá que mexer na água, indico que vc seja o mais rápido e cauteloso para isso, é um apredizado interessante e desejo a vc uma boa sorte, em relação ao choque térmico não vejo problema algum, pois sempre joguei direto pois a intenção era não mexer na agua do macho, nunca aconteceu nada de +
espero ter ajudado
Boa sorte com os novos alevinos!!
2006-10-20 03:00:03
·
answer #5
·
answered by Abreu 2
·
0⤊
1⤋
Se você tiver de tirar algum, tire o macho!!!!!!
Obs: Coloque em um saco plástico com a água do aquário onde ele estava. Leva o saco para onde você quer por o peixe,e ponha o saco lá dentro, a água do saco vai ficando com a mesma temperatura da outra sem o risco de matar o peixe!!!!! É mole!!!!
Válido para o macho e a fêmea!!!!!
2006-10-19 10:44:07
·
answer #6
·
answered by hfredericomeyer 4
·
0⤊
1⤋