English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Coloquem as fontes por favor

2006-10-19 08:48:38 · 4 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

4 respostas

A fissão nuclear ocorre quando um núcleo atômico se divide em dois núcleos menores, liberando ainda partículas elementares e energia.
Pode ocorrer naturalmente ou ser induzido artificialmente.
O caso mais conhecido é a fissão do isótopo 235 do Urânio ( U235 ) ,onde 235 é o número de massa, quando o núcleo captura um nêutron n, produzindo Bário (Ba141) , Criptônio (Kr92) , mais 3 nêutrons e energia Q :

n + U235 => Ba141 + Kr92 + 3n + Q

A energia liberada em cada fissão é cerca de 200MeV (Milhões de elétron-Volt), milhões de vezes maior que em um processo de combustão.Essa energia é produzida pela diferença de massa entre os produtos iniciais ( U235 e o nêutron ) e os produtos finais (Ba 141, Kr92 e os 3 nêutrons), lembrando que massa é energia, E=mc².
Como alguns desses neutrons liberados na fissão podem ser aproveitados para induzir novas fissões, ocorre uma reação em cadeia.
Num reator nuclear, essa reação é controlada de modo a se evitar que os núcleos fissionem numa seqüência muito rápida, ao contrário do que ocorre numa bomba atômica.

2006-10-19 10:14:52 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Na fissão nuclear, a energia é liberada pela divisão do núcleo normalmente em dois pedaços menores e de massas comparáveis – para núcleos pesados, existe a fissão em mais de dois pedaços, mas é muito rara, uma em 1 milhão para urânio. Pela lei de conservação de energia, a soma das energias dos novos núcleos mais a energia liberada para o ambiente em forma de energia cinética dos produtos de fissão e dos nêutrons liberados deve ser igual à energia total do núcleo original.

A fissão do núcleo raramente ocorre de forma espontânea na natureza, mas pode ser induzida se bombardearmos núcleos pesados com um nêutron, que, ao ser absorvido, torna o núcleo instável.

O 235U, por exemplo, ao ser bombardeado com um nêutron, fissiona em dois pedaços menores, emitindo normalmente dois ou três nêutrons (figura 1). Se houver outros núcleos de 235U próximos, eles têm uma certa chance de ser atingidos pelos nêutrons produzidos na fissão. Se houver um grande número disponível de núcleos de urânio-235, a probabilidade de ocorrerem novas fissões será alta, gerando novos nêutrons, que irão gerar novas fissões.



Esse processo sucessivo é chamado reação em cadeia (figura 2, abaixo). Controlando-se o número de nêutrons produzidos e a quantidade de 235U, pode-se controlar a taxa de fissão ao longo do tempo. Essa reação em cadeia, denominada controlada, é o processo utilizado em um reator nuclear. Já em uma bomba atômica, as fissões ocorrem todas em um intervalo de tempo muito curto, gerando uma enorme quantidade de energia e provocando a explosão.



O que torna o urânio conveniente para uso como combustível é a grande quantidade de energia liberada por esse elemento ao se fissionar.

Resumo > Se divide o átomo para gerar energia.

Interessante .. a pergunta não se "encerrou" e vc já está no Google! hahah > http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Fiss%C3%A3o+nuclear&meta=

2006-10-21 21:51:48 · answer #2 · answered by scarvalho 3 · 0 0

É o processo de desintegração de núcleos atômicos por emissão (excitação) de nêutrons ( ocorre geralmente com os atomos ditos radioativos) partindo o núcleo em duas partes mais leves com emissão de radiação alfa, beta e gama, além de nêutrons; neste processo, pode ser liberado enormes quantidades de energia de forma descontrolada(bomba atômica) ou usado em usinas termonucleares para a produção de energia elétrica.

2006-10-19 19:36:17 · answer #3 · answered by humbertofisico 6 · 0 0

Basicamente, fissão nuclear é o fenômeno pelo qual um átomo de um elemento químico se divide, formando dois outros átomos de dimensões menores.

2006-10-19 16:08:48 · answer #4 · answered by Dalmo 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers