Não é sempre que os EUA tomam a iniciativa quando algo acontece no Mundo. Eles "compram a briga" somente quando os seus interesses imperialistas são colocados em risco ou quando existe a possibilidade de ampliarem o seu campo de domínio e coação. Um exemplo clássico é em relação à democracia e direitos humanos, tão defendidos por aquele País: Cuba está há vários anos sob sanções econômicas lideradas pelos EUA, sob a alegação de infringir os princípios democráticos e ir contra os direitos humanos. Entretanto, a China é tão anti democrática e anti direitos humanos quanto Cuba. Por quê será que os todo poderosos não embargam a China também?
Por quê será que Israel desencadeia uma guerra contra o Líbano por causa de 02 (dois) soldados sequestrados e mata uma quantidade enorme de civis e militares daquele País e os EUA apóiam ou fazem menções de desagravo extremamente singelas?
A resposta é simples: interesses econômicos e estratégicos. Os americanos estão muito longe de serem anjinhos defensores da paz, da ordem e da democracia. Querem sim estabelecer uma hegemonia munidal. onde todas as decisões partam da Casa Branca. Querem transformar o Mundo numa grande colônia americana.
Os problemas de desigualdade social, querras étnicas sem efeitos econômicos substanciais e a violação dos direitos humanos dos humanos que não lhes interessam, que fiquem com os governos do lugar.
Simples e maquiavélico assim.
2006-10-19 23:43:40
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Todo este envolvimento nos acontecimentos globais por parte dos EUA, é fruto de um desenrolar da sua cultura com a sensacionalização e com o estabelecimento de punições severas frente a fuga dos limites impostos pelas forças maiores ( governo/estado) . O que repercutiu na criação de uma cultura-sociedade baseada nos parâmetros considerados por eles mesmos ( os seus habitantes) onde procuram instituir globalmente o que é o melhor, mais caro, enfim o mais desejado. Associando a esta realidade surge a questão do combustível mais usado no tipo de locomóvel mais utilizado no planeta ( automóvel ), sem precisar citar que todos as maiores mega-empresas montadoras são de origens norte-americanas e a mania por carros monstruosos também tem suas origens nas terras do "cowboys". Ah, já ia me esquecer que as próprias maiores grandes empresas da área petrolífera também tem suas raízes nas terras dos apaches. Mero detalhe...
2006-10-23 10:55:38
·
answer #2
·
answered by Amon Vega 1
·
0⤊
0⤋
Lógico que é atualmente o país mais rico do mundo e isso influencia muito seu poder de intervir e de persuasão. Mas tem o fato de muitos paises aceitarem facilmente as propostas e atitudes americanas.
2006-10-22 22:45:28
·
answer #3
·
answered by Paulo 1
·
0⤊
0⤋
Eles sao a maior economia do mundo capitalista, portanto quem tem mais a perder em uma situação de crise por causa de guerras sao eles proprios.
2006-10-22 15:02:19
·
answer #4
·
answered by Elvis S 4
·
0⤊
0⤋
O Brasil deve para quem?
Quem empresta dinheiro para os Presidentes de outros Países?
Qual é o Pais mais importante do Mundo?
Porque ele sempre tomou a iniciativa para tudo que ocorre no mundo.
2006-10-21 21:27:09
·
answer #5
·
answered by bruxinha_bem 4
·
0⤊
0⤋
Concordo com todos vocês, na verdade e o interesse econômico que faz com que eles tomem esses tipo de medida sendo que um lucro financeiro deve estar por traz de toda a guerra, penso que em breve eles irão lutar para tomar a nossa Amazônia pois 20% de agua doce que possuímos nesse mundo esta localizada no Amazonas,o rio Amazonas e capaz de manter a cidade de New York com agua durante 10 anos, porque será que eles estão sempre envolvidos em projetos la?com certeza eles tem um tipo de plano pela frente! temos que ficar de olho para que isso não aconteça.
2006-10-21 19:56:30
·
answer #6
·
answered by hotshakira 2
·
0⤊
0⤋
Se fossemos resumir numa unica palavra:Dinheiro!
2006-10-21 19:19:30
·
answer #7
·
answered by eudi11 2
·
0⤊
0⤋
Concordo com todas as respostas, só queria acrescentar que a maior indústria do mundo é a BÉLICA e os IANQUES como sempre não poderiam perder a oportunidade de dominar mais este mercado. E querem agora mandar no espaço sideral como já não bastasse tratar o mundo como o quintal da sua casa.
2006-10-21 11:09:00
·
answer #8
·
answered by oráculo 1
·
0⤊
0⤋
na epoca da guerra fria duas potencias disputavam a hegemonia no mundo, com a dissolução da urss na decada de 90 os eua ficaram só, e tentam manter essa hegeonia até hoje, mas só intervem quando seus interreses estão em jogo, mas hoje o poder no mundo não é mais disputado pelo poderio militar mas sim economico, sendo assim outros paises pasam a figurar nesse cenario...suas intervenções são feitas meramente por intereses economicos...fora esse papo de que eles são o anjo da guarda do mundo
2006-10-20 21:56:44
·
answer #9
·
answered by Alesandro R 2
·
0⤊
0⤋
Para manter sua supremacia mundial, como a única superpotência existente, os EUA se nomearam polícia do mundo, intervindo quando e onde lhe convier, sempre protegendo seus interesses econômicos, sob o manto de defensores da democracia mundial.
2006-10-20 15:08:10
·
answer #10
·
answered by conadorjmg 1
·
0⤊
0⤋
porque os norte americanos sentem-se como a polícia do mundo, declaração feita pelo próprio presidente dos EUA.
2006-10-20 09:12:05
·
answer #11
·
answered by maximus 1
·
0⤊
0⤋