English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Resumindo as ótimas colocações acima, Getúlio se matou pela pressão e por estar abandonando o cargo da presidência.

2006-10-19 07:42:27 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Ele teve a premonição de que um dia o Brasil seria governado por um presidente chamado "Lula".

2006-10-19 13:27:14 · answer #2 · answered by a vida é um livro 3 · 4 3

Milana, quem for um brasileiro conciente, sabe que Vargas foi o maior presidente que o Brasil ja possuiu, pois era além de tudo, um estadista. É um orgulho dizer isso. Sem dúvida, é perene.

Mas no que tange seu triste fim, CARLOS LACERDA foi o responsável por essa grande perda_ ah! Maldito polidáctilo!.

Tivemos sorte de, pelo menos uma vez na história,ter um presidente estadista no Brasil. Foi ele que, com sua determinação, começou a valorizar o nosso petróleo, a nossa PETROBRÁS. Foi ele também que, com a ajuda de Jango (até então seu vice), aumentou o salário em 100%_ tudo bem que não aumentava a muito tempo, mas aumentou_. Mas também foi a sua determinação que o prejudicou.

Getúlio tinha um grande inimigo, citado no começo desse texto, o famigerado Carlos Lacerda. Foi um homem que, enquanto vivo, prejudicou bastante alguns governantes com seus golpes_ até se candidatou uma vez a presidencia, ora veja!_, e que no de Vargas, sempre tentou o tirar do poder (não posso afirmar nada, mas pelos conhecimentos que adiquiri com meu professor, ele portava profuda inveja).

Era grande a pressão de Lacerda sobre o presidente. Um dia injuriado com isso, um guarda-costa de Vargas, sem consulta-lo, encomendou um atentado a Carlos, que resultou apenas em ferimentos do mesmo ("O atentado da Rua Toneleros"). Apartir daí, foi so regressão: o presidente acusado por tentativa de assassinato, inquérito aberto por ele mesmo e a marinha, depois decidiu sair do governo para melhor prosseguimento das investigações. Foi para casa, grafou algumas pequenas palavras ( algo como: "Saio da política para entrar na história")num papel, e, devido as grandes pressões que vinha sofrendo, infelizmente, suicidou-se.

2006-10-19 14:22:32 · answer #3 · answered by Greg 1 · 0 0

Na madrugada de 5 de agosto de 1954, um atentado a tiros de revólver, na frente do edifício onde residia Carlos Lacerda, jornalista e inimigo político feroz de Getúlio Vargas, em Copacabana, no Rio de Janeiro, mata o Major Rubens Florentino Vaz, da Força Aérea Brasileira (FAB) e fere, no pé, Carlos Lacerda.

O atentado foi atribuído a Alcino João Nascimento e seu auxliar Climério Euribes de Almeida, membros da guarda pessoal de Getúlio, chamada pelo povo de "Guarda Negra". Ao tomar conhecimento do atentado contra Carlos Lacerda na Rua Tonelero, Getúlio disse: "Esse tiro me pegou pelas costas".

A crise política que se instalou foi muito grave porque, além da importância de Carlos Lacerda, a FAB tinha como seu grande herói o Brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN, que Getúlio derrotara nas eleições de 1950. A FAB criou uma investigação paralela do crime que foi apelidada de "República do Galeão".

Existem várias versões para o crime da rua Tonelero nº 180. Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente Getúlio Vargas, chamado pelo povo simplesmente de Gregório, foi acusado de ser o mandante do atentado. Há quem diga que o pistoleiro Alcino João do Nascimento aos 82 anos (em 2004), garantiu que o primeiro tiro que atingiu o major partiu do revólver de Carlos Lacerda. Existe também um depoimento de um morador da Rua Tonelero que garante que Carlos Lacerda não foi ferido a bala. O fato é que Gregórioo confessou ser o mandante do atentado contra o jornalista e político Carlos Lacerda, ferrenho opositor de Getúlio Vargas e, em 1956, os acusados do crime da rua Toneleros foram levados a um primeiro julgamento: Gregório Fortunato foi condenado a 25 anos de prisão como mandante do crime, pena reduzida a 20 anos por Juscelino Kubitschek e a 15 por João Goulart. Gregório foi assassinado em 1962, no Rio de Janeiro, dentro da penitenciária Lemos de Brito, pelo também detento Feliciano Emiliano Damas.

Essa crise levou Getúlio Vargas ao suicídio na madrugada de 23 para 24 de agosto de 1954. Ele estava com 72 anos.

A data não poderia ser mais emblemática. Getúlio, que se sentia massacrado pela oposição, pela "República do Galeão" e pela imprensa, escolheu a noite de São Bartolomeu para sua morte.

Assumiu a presidência da república o vice-presidente Café Filho, da oposição a Getúlio, que nomeou uma nova equipe de ministros e deu nova orientação ao governo.

Getúlio deixou uma carta-testamento que foi lida, na sua versão datilografada, de maneira emocionada, por João Goulart no enterro de Getúlio em São Borja.

Esta carta-testamento até hoje é alvo de discussões sobre sua autenticidade. Chama muito a atenção, na versão datilografada da carta-testamento, a frase em espanhol "Se queda desamparado" .

Assim, tanto na vida quanto na morte, Getúlio foi motivo de polêmica.

No cinquentenário de sua morte, em 2004, os restos mortais de Getúlio foram trasladados para um monumento no centro de sua cidade natal, São Borja.

2006-10-19 13:43:00 · answer #4 · answered by Marcelo Oliveira 4 · 0 0

Getulio Vargas suicidou-se para honrar seu nome e a história, havia indicios de corrupção [ 1% do que esta acontecendo co Lula], e este foi o motivo do suicidio. Procurem saber quem foi Carlos Lacerda.

2006-10-19 13:35:28 · answer #5 · answered by claudioroy s 7 · 0 0

Bem... Ele previu que no futuro existiria Lula, e que Lula iria tomar o poder e fazer os brasileiros de trouxas, como ele não queria ver isso acontecer ele se matou!

2006-10-19 13:41:05 · answer #6 · answered by Lua 4 · 2 3

ainda não estar comprovado se foi suicidio ou não

2006-10-19 13:26:24 · answer #7 · answered by wendell a 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers