02/10/2006 - 12:46
Começou hoje a pré-matrícula na rede estadual
Neste primeiro dia de pré-matrícula, só no período da manhã, 2.082 estudantes se inscreveram. Eles disputam uma vaga na rede estadual de ensino para a 5ª série do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio, da 1ª série do Ensino Normal ou ainda para as fases V (correspondente à 5ª série do Ensino Fundamental) e I (Ensino Médio presencial semestral) da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
O telefone gratuito 0800 20 33 22 começou a funcionar às 10 da manhã e só pára às 22h. A pré-matrícula também está sendo feita através do site www.prematricula.see.rj.gov.br. O maior número de inscrições (cerca de 63%) aconteceu via internet.
As duas escolas mais procuradas foram os colégios estaduais Doutor Albert Sabin, de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e Carmela Dutra, em Madureira, na Zona Norte da cidade.
Na Central de Atendimento gratuito, o “call-center”, 120 operadores estão de prontidão todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para atender os candidatos. Uma equipe de 16 supervisores, divididos em dois turnos, tira dúvidas e orienta os profissionais.
- Cada supervisor recebeu treinamento da Secretaria de Educação e está apto a tirar dúvidas com os atendentes - afirma o secretário de Educação Arnaldo Niskier.
- O treinamento foi ótimo. Fizemos uma análise das pré-matrículas anteriores e apontamos soluções. Todo o passo-a-passo foi discutido para que não houvesse dúvida, até mesmo sobre o número de vagas oferecidas e as escolas disponíveis no sistema. – disse a coordenadora de matrícula da SEE e responsável pelo treinamento dos supervisores, Sandra Regina Araújo de Sant’Anna. Além do 0800, a população poderá tirar dúvidas através do telefone 2299-3788.
Ao ser atendido, o aluno deverá informar o nome completo e a data de nascimento; o número da certidão (nascimento ou casamento), constando ano, livro, termo/registro, município onde foi lavrada e unidade federativa do cartório; endereço completo com CEP; nome da mãe ou do responsável legal; até cinco opções de escolas por ordem de preferência; série pretendida; o turno ou turnos desejados; se é portador e identificar a necessidade educativa especial; telefone para contato (se houver); rede escolar de origem (estadual, municipal, federal ou particular) e nome da escola que freqüentou e, se estiver afastado da escola, há quanto tempo. No final, ele deverá anotar e guardar o número de sua inscrição, para futuras consultas.
Quem fizer o cadastro pela internet deve clicar em “Inscrições”. Em seguida, digitar o número do Registro Único do Aluno (Regua), caso tenha; a data de nascimento, e clicar em pesquisa. Na tela seguinte, já aparecerão os campos preenchidos. Caso o estudante não possua o Régua, deverá completar os espaços que aparecem na primeira tela e clicar em Sim. Nas duas telas seguintes, serão solicitadas todas as informações que fazem parte do 0800. A próxima etapa é a escolha de até cinco opções de escola. Nesta fase, o aluno deve clicar em “inscrever nesta escola”. Com a confirmação de todos os dados, o candidato deve clicar em “inscrever candidato” e imprimir o número que será exibido na tela.
A supervisora Monique Morais Macedo de Barros informou que o trabalho está transcorrendo normalmente. – A maioria das pessoas está ligando com todos os dados necessários, porque já tinha sido orientada pelos diretores de escolas. Eles foram fundamentais nesse processo – destaca Monique.
Segundo o gerente de Operações do call-center, Thiago Saad, a média de espera tem sido de 2,7 minutos. Cada pessoa fica cerca de dez minutos com o atendente, efetuando sua inscrição.
A Secretaria de Educação está oferecendo para este ano mais de 320 mil vagas, 15 mil a mais do que no ano passado.
- Ninguém ficará sem estudar. Quero tranqüilizar os candidatos que a ordem das ligações não tem influência na distribuição das vagas, e sim os critérios estabelecidos pela secretaria com aprovação do Ministério Público. – conclui a superintendente de Planejamento, Controle e Integração da Rede, Dalva Borges.
2006-10-19 05:28:02
·
answer #1
·
answered by -=|Å£ßÅ|=- 3
·
0⤊
0⤋
fique atento, pois na maioria das escolas, as matrículas começam em dezembro, vá até a escola neste mês e se informe melhor...
2006-10-19 06:09:50
·
answer #2
·
answered by tisa 3
·
0⤊
0⤋
Não devemos esperar pelos Governantes. Vamos fazer a nossa parte
Lutar por uma educação melhor é dever de todo bom cidadão.
A escola é o maior bem de uma comunidade.
Temos a obrigação de defender este bem e zelar por ela.
O professor ( a ) é um medico, que melhora a saúde de um povo com a Educação
É também um libertador, sem a educação não se liberta da miséria e da escuridão
Defender estes profissionais deveria ser uma obrigação de uma comunidade consciente.
Uma boa escola depende da comunidade exigente.
A boa educação de uma escola dos professores.
2006-10-19 05:31:13
·
answer #4
·
answered by JOSINO M 6
·
0⤊
0⤋