A fundação do Estado italiano moderno remonta à Unificação, completada em 1870.
A Itália é um país europeu, localizado no sul do continente, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país. Ele compreende o vale do rio Pó, a Península Itálica e as duas maiores ilhas no mar Mediterrâneo, a Sicília e a Sardenha. Possui o formato aproximado de uma bota e por esse motivo os italianos comumente chamam-no "lo stivale" ("a bota"). O Estado italiano é atualmente uma república parlamentarista.
A Itália compartilha o seu limite alpino do norte com a França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. O país também compartilha uma borda do mar com a Croácia, a Eslovênia e a França. Os países independentes de San Marino e a Cidade do Vaticano são enclaves dentro do território italiano. Também a pertinência ao país é a comuna de Campione d'Italia, um enclave no território da Suíça de língua italiana. O país inclui só 92% da região física italiana, delimitada convencionalmente pelo divisor de águas alpino; além dos enclaves supracitados, os territórios seguintes não pertencem ao país: o Principado de Mônaco, Nice com Briga e Tenda, algumas listras dos Alpes próximas da borda francês (Monginevro, Moncenisio e Piccolo San Bernardo), a Suíça de língua italiana (Cantão Tessino e alguns vales de Grigioni), a península da Ístria e uma parte de Friuli-Venezia Giulia, a ilha da Córsega e o arquipélago de Malta.
A Itália foi a terra de convivência de muitas civilizações européias bem conhecidas e influentes, inclusive os etruscos, os gregos e os romanos. Há mais de 3.000 anos a Itália experimentou migrações e invasões de povos sarracenos, normandos, plantagenetas, germanos, celtas, francos, lombardos e gregos bizantinos, e foi dividida em muitos estados independentes até 1861 quando a Itália tornou-se um estado-nação.
A Itália é chamada "il Belpaese" (italiano para belo país) pelos seus habitantes, devido à beleza e a variedade das suas paisagens e por ter o maior patrimônio artístico do mundo; o país é a pátria do maior número de patrimônios mundiais da UNESCO (41 desde 13 de julho de 2006).
Atualmente, a Itália é um país desenvolvido com o 7º PIB mais alto em 2006, um membro do G8 e um membro de fundação do que é agora a União Européia, tendo assinado o Tratado de Roma em 1957.
A Itália é um dos países que mais influência teve e tem na cultura europeia e mundial, em todas as áreas da arte e cultura. Enquanto país, não existia antes da unificação das Cidades-Estado. O Risorgimento surge apenas em 1861. Em função disto, muitas tradições culturais que hoje reconhecemos como italianas são mais associadas a regiões específicas do país.
A Itália é o local de nascimento de diversos movimentos artísticos e intelectuais que se espalharam pela Europa e pelo mundo, como o Renascimento e o Barroco. Talvez a maior contribuição italiana para a arte e cultura resida nas obras dos artistas Michelangelo, Leonardo da Vinci, Donatello, Botticelli, Fra Angelico, Tintoretto, Caravaggio, Bernini, Ticiano e Rafael, entre outros. Além da pintura, escultura e arquitectura, as constribuições da Itália para a literatura, ciência e música são incontornáveis.
A base da moderna língua italiana foi estabelecida pelo poeta florentino Dante Alighieri, cuja obra A Divina Comédia é considerada a mais importante do período medieval. Em italiano escreveram Boccaccio, Castiglione e Pirandello, além dos poetas Tasso, Ariosto, Leopardi, e Petrarca, cujo mais famoso estilo é o soneto, uma invenção italiana. Grandes filósofos são Bruno, Ficino, Maquiavel, Vico, Gentile, e Eco.
Os habitantes da Itália referem-se como italianos (italiano: italiani ou poeticamente italici)....T
2006-10-20 18:53:42
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋