ILÊ AIYÊ, primeiro bloco afro da Bahia, inicia sua história em 1º de novembro de 1974, no Curuzu-Liberdade, bairro de maior população negra do pais: 600 mil habirtantes.
O objetivo da entidade é preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, para isso, desde que foi fundado, vem homenageando os países, nações e culturas africanos e as revoltas negras brasileiras que contribuíram fortemente para o processo de fortalecimento da identidade étnica e da auto-estima do negro brasileiro, tornando populares os temas da história africana vinculando-os com a história do negro no Brasil, construindo um mesmo passado, uma linha histórica da negritude.
O seu movimento rítmico musical, inventado na década de 70, foi responsável por uma revolução no carnaval baiano. A partir desse movimento, a musicalidade do carnaval da Bahia ganha força com os ritmos oriundos da tradição africana favorecendo o reconhecimento de uma identidade peculiar baiana, marcadamente negra. O espetáculo rítmico-musical e plástico que o bloco exibe no Carnaval emociona baianos e turistas e arranca aplausos da população.
A riqueza plástica e sonora do Ilê Aiyê retoma todas as formas expressadas na evolução dos movimentos de renascimento negro-africano, negro-americano ou afro-americano, as decodifica para o contexto específico da realidade baiana, sem perder de vista a relação de identificação entre todos “os negros que se querem negros” em qualquer parte do mundo, ressaltando sempre o caráter comum da origem ancestral, de um passado comum que nos irmana.
Com 3 mil associados, o Ilê Aiyê é hoje um patrimônio da cultura baiana, um marco no processo de reafricanização do Carnaval da Bahia.
A Nossa Missão
Difundir a cultura negra na sociedade, visando agregar todos os afro-brasileiros na luta contra as mais diversas formas de discriminações raciais, desenvolvendo Projetos carnavalescos, culturais e educacionais, resgatando a auto estima e elevando a nível de consciência crítica, através do lúdico.
A Nossa Imagem
Construímos uma instituição sócio-carnavalesca reconhecida internacionalmente, um modelo de referência, primordialmente para as entidades afro, pelas nossas atividades culturais e musicais voltadas para a valorização da população negra, com uma gestão auto-sustentada.
Nossos Princípios e Valores
O RESPEITO aos mais velhos como suporte de BOM
COMPORTAMENTO,garantirá a preservação das
tradições religiosas afro-brasileiras.
A defesa do povo negro será garantida com a prestação
de SOLIDARIEDADE às diversas lutas sociais.
A VALORIZAÇÃO da população negra proporcionará a
valorização positiva e difusão da sua cultura e história.
A manutenção do PATRIMÔNIO MUSICAL é a força da
entidade como agremiação carnavalesca.
2006-10-19 02:48:16
·
answer #1
·
answered by André Pedrozo 3
·
2⤊
0⤋
Ilé significa "casa" no idioma dos Yorubás, povo da Nigéria do qual se originou nosso Candomblé.
2006-10-19 02:56:22
·
answer #2
·
answered by tubalcain1733 7
·
2⤊
0⤋
Ilê é uma palavra de origem africana noidioma Iorubá. Veio para o Brasil porque muitos escravos negrios falavam este idioma. Sua tradução livre é casa.
Mas se refer a local de proteção, domínio, dominância, região onde se está seguro. Também assume a conotação de interjeição Salve, você está a salvo. ILÊ.
2006-10-19 05:17:08
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
ilê.e uma palavra de origem afro,significa casa
2006-10-19 03:07:02
·
answer #4
·
answered by kelly cristina pedroso p 1
·
1⤊
0⤋
deve ser algo relacionado com a umbando, quinbanda, macumbarias e candomblé.... essas coisas da Bahia!
2006-10-19 02:58:04
·
answer #5
·
answered by rocsoledade 6
·
1⤊
2⤋