O dia das bruxas (ou Halloween no original em inglês), é um evento de cariz tradicional, que ocorre nos países anglosaxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem, as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.
História
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "Travessuras ou Gostosuras" ("Trick or Treat"), exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.
Em sua origem, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta).
O fim do verão era considerado como ano novo para os celtas. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.
O Samhain era comemorado por volta do dia 1 de novembro, com alegria e homenagens aos que já partiram e aos deuses. Para os celtas, os deuses também eram seus ancestrais, os primeiros de toda árvore genealógica.
Etimologia
Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa.
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos julgadas pela Inquisição, procurando condenar todos os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, com elevado sentido negativo e pejorativo, devendo ser julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses (povo de etnia e cultura celta) no Século XIX, ficou assim conhecida como "dia das Bruxas".
Atualidade
Com a conversão ao cristianismo dos povos europeus, se foi estabelecendo a partir dos Séculos IV e V o calendário litúrgico católico, surgindo as celebrações do dia dos fiéis defuntos e do dia de Todos-os-Santos, mitigando as referências às entidades pagãs, erodindo a popularidade da sua mitologia em favor da presença dos santos católicos.
Para as diferenças entre as festividades pagãs e católicas no mesmo dia 1 de novembro, ver Dia de Todos-os-Santos. E para as diferenças entre este dia e o dia 2 de novembro, ver Dia dos fiéis defuntos.
Atualmente, além das práticas de pedir doces ou de vestir roupas de fantasias que se popularizaram inclusive no Brasil, podemos encontrar pessoas que celebram à moda celta, como os praticantes do druidismo (o druida era o sacerdote dos celtas) ou da wicca (considerada como uma forma de bruxaria moderna).
Um ritual habitual na noite de 31 de outubro é o de acender uma vela numa das janelas de casa, em homenagem aos seus ancestrais.
Muitos grupos se reúnem e meditam em volta de fogueiras para honrar seus mortos e seus deuses, com oferendas como frutas e flores, e terminam a festa compartilhando comida e bebida, música e dança. Uma boa bebida para essa época é o leite quente com mel, servido com pedaços de maçã e polvilhado com canela. Pode-se acrescentar o chocolate, que na época dos celtas não existia, mas que hoje é muito bem-vindo!
2006-10-19 01:53:16
·
answer #1
·
answered by Alex_semp 4
·
0⤊
0⤋
Essa festa nasceu entre os celtas (antigo povo europeu) e marca a virada de ano dos druidas (sacerdotes dos celtas). Para os celtas, 1º de novembro é o primeiro dia do ano e o Dia do Deus Sol. Eles acreditavam que na mudança de ano eram abertas portas de ligação entre o reino dos mortos e o reino dos vivos.
Imigrantes escoceses e irlandeses levaram a tradição para os EUA, no século 19. As crianças americanas saem às ruas, como bruxas e fantasmas, pedindo doce nas casas.
2006-10-19 01:47:56
·
answer #2
·
answered by bina 6
·
1⤊
0⤋
pegou essa cultura dos paises do hemisferio norte
2006-10-19 01:46:54
·
answer #3
·
answered by wendell a 7
·
1⤊
0⤋
porque para os wiccanos dia 31 de outubro eh o dia d samhain.
e para eles represeta o final e inicio de um novo ano.... Essa palavra significa "Sem Luz", pois, nessa noite, o Deus morreu e io mundo mergulha na escuridão.
2006-10-22 08:00:56
·
answer #4
·
answered by Henrique N 1
·
0⤊
0⤋
Pq nos EUA eles acreditam que as 12h do dia 31 pro dia 1 os mortos se levantam e caminham pela cidade.Isso foi o que eu li uma vez num livro de história.
2006-10-21 11:51:23
·
answer #5
·
answered by Nany 3
·
0⤊
0⤋
Esta é longa.Vamos lá!
As bruxas tem sua origem em cultos de fertilidade europeus.Suas ancestrais são sacerdotisas de uma Deusa, e um Deus, forças naturais.
No hemisfério norte as etsações são inversas às nossa do hemisfério sul.
Em 31 de outubro no hemisfério norte se comemorava o ano-novo do povo celta ( samhain ), que era marcada pela troca de estação para o inverno.Neste dia os mundos estavam em contato total, e suas portas abertas para qualquer coisa ir e vir.Usava-se máscaras para afastar os espiritos brincalões, e todas as luzes eram apagadas ( na verdade fogos ), e somente um poderia estar queimando, o fogo Sagrado que ia de casa em casa para queimar a lareira da família, e assegurar um ano bom.
Com o passar dos tempos este ritual Sagrado foi sendo substituido por uma festa de folguedos norte-americana e europeia.
Halloween quer diser "Dia de todos os santos", que já é a forma cristianizada de Samhain.OK?
Para maiores informações acerca deste assunto contate: walonom@terra.com.br
Espero ter ajudado
2006-10-20 11:03:10
·
answer #6
·
answered by ardhumorghan L 1
·
0⤊
0⤋
Gostaria de saber também
2006-10-19 01:55:47
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Uma vez que entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1 de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês) acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening -> Hallowe'en -> Halloween. Rapidamente se conclui que o termo "Dia das Bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo esta uma designação apenas dos povos de língua oficial portuguesa.
2006-10-19 01:51:40
·
answer #8
·
answered by inirts 3
·
0⤊
0⤋
Isto é estória de americano!
Nem quero saber o porquê !!
Só sei que comemorar isto aqui é simplesmente ridículo !!!!
Eles por acaso fazem festas juninas ???
2006-10-19 01:48:45
·
answer #9
·
answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7
·
0⤊
0⤋
POR QUE 31 É CONTRÁRIO DE 13...
13 = NÚMERO DO PT...
BRUXAS, HALLOWEEN, MONSTROS, ETC = COISA RUIM
ENTÃO PT = COISA RUIM
PARA NÃO FICAR TÃO DESCARADO E PARA NÃO PERDER O COSTUME DO NÃO SEI DE NADA.... ELES INVERTEM O NÚMERO FICANDO 31...
E SABE POR QUE EM OUTUBRO???? POR QUE OUTUBRO É MÊS DE ELEIÇÃO...
2006-10-19 01:51:09
·
answer #10
·
answered by NETO 4
·
1⤊
2⤋