English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os conhecimentos científicos sobre genética a cada dia mostram o quanto a psicologia tradicional não passa de uma grande balela. Será que ela tem futuro?

2006-10-19 01:14:14 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Psicologia

5 respostas

sim do ponto de vista que vc coloca parece uma grande balela.

mas de todo jeito vao existir conflitos na zona de contato entre 2 seres humanos, sendo isso genetico ou nao.

e o neurotico é aquele sujeito que manipula o mundo o tempo todo pra conseguir algo.isso nada tem a ver com genetica.o neurotico sofre nessa zona de contato.sofre muito.

uma psicoterapia vai trabalhar a relaçao eu-tu, permitindo o sujeito crescer ;isso nao tem nada a ver com gentica.

2006-10-20 03:17:24 · answer #1 · answered by Miriam Brugnara 2 · 0 1

Não acredito.
Primeiramente, porque Freud e a Psicanálise, na grande maioria de suas contribuições, não são nem mesmo considerados Psicologia (consciente, inconsciente, Ego, Id, Superego são todos termos e instâncias meta-psicológicos, segundo o próprio Freud e seus estudiosos).
Doutro ponto, eu não acredito que um dia a genética, ou qualquer outro ramo das ciências naturais será capaz de abarcar alguns pontos que a Psicologia e a Psicanálise abraçam. O conhecimento nem sempre traz alívio a quem sofre... Um indivíduo pode precisar amputar as duas pernas por conta de um acidente. Pode ser que ele entre em depressão. Saber o que o levou a perder as pernas diminui a angústia e o sofrimento psíquico? Não. Tampouco os remédios, os anti-depressivos, resolvem sozinhos o problema. Há a necessidade do que Freud mesmo chamou de "perlaboração", que é quando o sujeito re-elabora a situação conflituosa e passa a conviver com ela de outra forma.
E, ainda: o que você chama de psicologia tradicional e porque ela seria uma balela? A genética, até onde sei, ainda não é capaz de sequer sugerir porque se geram traumas e fobias, por exemplo. Muito menos encontra-se a genética possibilitada de solucionar essas questões para quem sofre delas. A Psicologia sim, em grande maioria de suas correntes.
De modo que, conforme creio, sempre haverá campo para a Psicologia, desde que continuem a existirem os homens e as mulheres vivendo juntos, sendo ora recompensados, ora decepcionados, sofrendo situações inesperadas, sendo o que não gostariam de ser, etc.

2006-10-19 14:01:02 · answer #2 · answered by Lucas Ed 3 · 1 0

Penso que antes de criticar vc tem de conhecer afundo o que vc está criticando, faço psicologia e o curso oferece um leque de opções do que pode ser feito dentro da área da psicologia, Freud foi o pai da psicanálise que nada mais é do que uma das vertentes dessa ciência, uma das fundamentações teóricas e mesmo ele quando vivo escreveu retificando coisas que ele defendeu e viu na prática que não oferecia os resultados esperados como é o caso da hipnose. Ele teve uma porção de seguidores que encontraram falhas no seu trabalho e foram consertando as teorias dele onde convinha mexer. Seus achados foram fruto do que vivia a sociedade onde vivia, bem como as necessidades de seu contexto histórico... Ao contrário do que vc pensa, a psicologia moderna ganhou força, e hoje ela é muito bem vinda em qualquer lugar onde caiba o comportamento humano, não vejo nela nada de balela e a defendo onde eu tiver...

2006-10-19 16:52:43 · answer #3 · answered by Sil 5 · 0 0

O Sigmund foi o cara só que hoje discordo com ele em várias questões.Em muitas outras ele está sim certo.Quando classificou, por exemplo, o homossexualismo como um problema psíquico ele estava certo (embora muitos não concordem comigo).Vamos dizer que ele esteve sempre 50% correto.O Freud inspirou os homens a procurar respostas para as suas ações e desejos, por isso o aprecio muito!

2006-10-19 10:44:05 · answer #4 · answered by roby 2 · 1 1

discordo. porque além de ela aprimorar muito a psicologia freudiana, também abre espaço para as idéias de Carl Jung e exclui coisas que não tem nada ver. como por exemplo a famosa "inveja do pênis".

2006-10-19 10:25:35 · answer #5 · answered by Nietzsche Amarante 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers