O bonsai é uma planta como outra qualquer e por isso requer os mesmos cuidados que as demais. Cuidar de um bonsai não é nada complicado. A atenção adicional é com relação à estética.
O primeiro passo para quem quer ter um bonsai em casa é conhecer um pouquinho sobre a espécie de árvore. Nada que um pequeno manual não ensine. Basta saber se ela prefere sol da manhã ou da tarde, muita ou pouca água. O vaso deve ser colocado em locais onde possa receber sol, ventilação, chuva e o orvalho noturno. Terraço, varanda, jardim ou mesmo o peitoril de uma janela são os melhores locais. Um detalhe importante é que ele deve ser protegido de altas temperaturas e geadas para não queimar suas folhas.
Se você quiser exibir seu bonsai dentro de casa, é preciso adaptar as condições do ambiente para poder receber o vaso. O melhor local será próximo de uma janela grande, sem cortinas e bem iluminada, em uma sala fresca, longe de lareiras e eletrodomésticos que transmitam calor. As espécies que mais se adaptam ao cultivo caseiro são as de árvores tropicais como Ficus, Sagerétia, Serissa, Carmona. As menos resistentes às condiçoes de interior são aquelas mais acostumadas com o sol na natureza, caso das coníferas (as sementes não se abrigam em frutos), como os pinheiros, juníperus e ulmus. O pinheiro é uma das espécies mais sensíveis e mais procuradas, porque obtém o formato de árvore mais rapidamente. Se você quiser tê-la em casa, deve mantê-la sempre no sol e com muita umidade. Mesmo depois de seco, ele mantém a cor verde por mais de um mês.
Depois de se informar um pouquinho sobre a espécie desejada, basta observar os cinco cuidados básicos para ter um bonsai saudável: rega, insolação, adubação, troca de terra e poda.
2006-10-18 15:39:39
·
answer #1
·
answered by Linow 3
·
0⤊
0⤋
Cuidados com o Bonsai
As posibilidades do amor pela arte do Bonsai, acabar terminando em ódio e frustração são grandes, pois, existem muitas pessoas que se queixam de terem adquirido um Bonsai, e com poucos dias depois ele morreu. Infelismente esse tipo de coisa acontece muito porque as pessoas estão acostumadas a criar plantas em casa que é só molhar uma vez por dia e pronto. Os Bonsais são tipos de plantas muito mais sensiveis que as comuns, e precisam de cuidados especiais.
É de obrigação de todas as pessoas que adquirem um Bonsai, procurar ler e se informar, por uma questão de respeito a uma árvore que muitas vezes está a anos plantada naquele vaso, até que chegou em suas mãos. Ou seja, é uma grande responsabilidade criar um Bonsai, e acredito que seja este um dos motivos por você está lendo esse texto.
São inúmeros os cuiados que se deve ter com um Bonsai, e se não tiver paciência para manter o Bonsai vivo e saudável, desista desse hobby.
Luz solar
Está provado que os raios ultra-violeta, afetam o crescimento das árvores. Este fato é verificado nas plantas que nascem a grandes altitudes e que, não crescem muito. É claro que o sol é uma necessidade natural para o desenvolvimento de qualquer planta. Mas a coincidência interessante é que ele também ajuda a controlar o crescimento do Bonsai, por isso nunca deixe o Bonsai dentro de casa durante todo o dia, deixe-o exposto ao sol, ao menos três horas por dia, e de preferência das sete às dez da manhã, principalmente se sua cidade for muito quente.
Está mais do que comprovado que a variação climática entre cidades limita consideravelmente a criação de Bonsai. Portantanto algumas espécies não irão se adaptar a cidades quentes, asim como outras não se adaptarão a cidades frias. Existem criadores que contrariam esse fato e conseguem manter bonsais fora do seu clima, mas nesse caso é preciso redobrar os cuidados.
Irrigação
Sobretudo por viverem em vasos, com pouca quantidade de terra, os Bonsais precisam de irrigação adequada. Eu considero esse ítem de cuidado como o mais importante de todos pois essa é a principal causa de insucesso com Bonsais.
A falta de água, aliada a temperaturas altas, faz as raízes capilares murcharem e morrerem, ou seja, o dano causado por uma exposição demorada ao sol sem irrigação, faz com que a terra seque, permitindo a entrada de ar no solo, saturando alguns nutrientes e inutilizando irrigações de emergência. Esse processo gradativo vai causando a morte de raízes, e muitas vezes a morte do Bonsai. Por isso é preciso uma atenção redobrada na relação sol-água pois os dois são muito necesários. Uma maneira simples de balancear isso é regar o Bonsai antes de tomar sol, e completar com mais um pouco de água depois de tomar sol, pois o importante é que a terra nunca seque.
Por outro lado, o exesso de água, entope os vasos capilares da planta e também pode levar a morte, mas esse fato é raro de acontecer. Por isso evite apenas encharcar o vaso, pois a água também acelera o indesejável crescimento demasiado das plantas.
Mantenha a irrigação do Bonsai, como um ato rotineiro, feito todos os dias no mesmo horário. Essa disciplina será importante no desenvolvimento da planta, seguindo sempre como regra a observação da umidade do solo, pois assim, nos dias mais quentes o Bonsai precisará de mais água, e nos dias mais frios, menos. Seguindo essa regra, torna-se dispensável a atenção dada às estações do ano, porque todos nós sabemos que no inverno é possível existir dias bem quentes, assim como o verão ter dias bem frios.
Outra atenção importante, mas não imprescindível, é que as regas sejam feitas com água sem cloro, pois ele aliado ao fluor utilizados em água de torneira, não fazem bem à planta.
Os burrifador não deve ser utilizado quando a planta estiver ao ar livre, o importante é que utilize um regador médio e molhe bem as folhas quando for regar.
Nutrição
Por serem cultivados em pequenas quantidades de terra, de tempos em tempos será necessário dar aos Bonsais um bom complemento alimentar, sob forma de fertilizante.
Como regra geral, pequenas fertilizações devem ser feitas na primavera, e uma dose um pouco maior no outono. A quantidade ideal, no entanto, dependerá do estágio de cultivo do Bonsai. Bonsais mais novos requerem mais vitaminas e Bonsais mais velhos, menos.
O alimento do Bonsai deve conter os ingredientes principais, que são o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Em outras palavras, um NPK de fórmulas 50%-30%-20%, ou aproximada. Mas não se deve prescindir também dos micronutrientes, tais como o boro, molibdênio e outros.
Quando se tratar de fertilizantes líquidos, devem ser aplicados mais frequentemente. A prática geral, no entanto, é utilizar no outono fertilizantes sólidos e na primavera fertilizantes líquidos.
Vários tipos de fertilizantes com a fórmula NPK, são encontrados facilmente no mercado, mas uma boa opção de adubo é a torta de mamona, que é muito aconselhada pelos especialistas. A torta de mamona, quando misturada com a terra, deve seguir a proporção de 2 para 9 partes de terra. Quando aplicado sobre o solo, deve ser considerado uma colher de chá bem cheia, para cada 15 cm de comprimento do vaso.
Prevenção contra pragas e doenças
Como todas as coisas vivas, os Bonsais também são suscetíveis a pragas e doenças. Mas existe uma série de medidas preventivas e corretivas que podem ser tomadas.
Em primeiro lugar, é fudamental manter o Bonsai com boa saúde, pois os insetos e bactérias tedem a atacar, mais frequentemente, apenas plantas fracas. Nesse sentido, é importante que o Bonsai tome sempre sol, ar fresco, e receba água e nutrição adequada.
Quando encontrar pulgões ou outros insetos, procure livrar-se deles o mais rápido possível, mas jamais use inseticidas pois você pode acabar matando a planta também. O mais indicado neste caso é usar produtos próprios para plantas ou tentar expulsar os insetos com aparelho de jato de ar.
Localização
Admita que uma das coisas que lhe atraiu no Bonsai, foi o fato de poder decorar um ambiente de sua casa com essas plantas. E se ela pudesse ficar sempre ali no meio da sua sala, seria ótimo. O que você precisa saber, é que o interior da sua casa não é o local mais adequado para se deixar o Bonsai, mas se você destinar dois locais fixos como por exemplo; pela manhã a sua varanda ou quintal, durante a tarde o Bonsai poderá ficar no interior de sua casa pois já irá ter tomado sol o bastante por aquele dia.
Diversos casos de mortes de bonsais ocorrem por esse motivo, principalmente por ficar dias sem tomar sol ou na presença de ar condicionado.
2006-10-18 15:39:02
·
answer #2
·
answered by Lelo 3
·
1⤊
0⤋
Como cuidar de seu bonsai em cada estação do ano, pois a cada estação as necessidades de irrigação e adubação são bem diferentes.
Obtenha mais conhecimento, e se aprofunde aqui: http://sentindosemelhor.esy.es/bonsai
2016-01-09 06:18:15
·
answer #3
·
answered by Joao Bosco 1
·
0⤊
0⤋
Jogue bastante leite de sapo.
2006-10-19 14:49:48
·
answer #4
·
answered by clever r 1
·
0⤊
0⤋
gosto muito de bonsai descobri aqui no yahoo um sait chamado bonsaikai.com.br tem tudo que nos precisamos vale a pena conferir boa sorte
2006-10-19 05:49:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
que mesmo uma opinão? leva em algum especialista pois é muito cheio de nove horas esta planta ela nunca cresce direito quando não se sabe cuidar bem dela.
2006-10-19 05:17:46
·
answer #6
·
answered by val 2
·
0⤊
0⤋
A única coisa que não se deve fazer, jamais !....É deixar secar a terra do vaso. Deve-se molhar uma ou duas vezes ao dia em lugares mais secos. Também deve-se estar atento à luz solar, nunca deixe esturricar ao Sol, o certo é instalar uma tela tipo mosquiteiro sobre o Bonsai a uma distancia de dois a três metros de altura para evitar o excesso de luz e calor solar, o bom mesmo é tomar Sol por meio dia durante o início e o final da tarde(sem a proteção de tela) e de três em três anos fazer o replantio, que é justamente trocar parte da terra do vaso e parte do torrão que se forma nas raízes. (não desmanchar o torrão)
Todo Bonsai de árvores necessitam de ar corrente e esse ar faz com que a terra do vaso seque rapidamente.
2006-10-18 19:31:59
·
answer #7
·
answered by Paul Zèp. 4
·
0⤊
0⤋
Esquece o bonsai... as plantas foram feitas para ter o seu ciclo, plante-as e deixe-as crescer, da mesma forma que vc deseja crescer e desenvolver-se.
2006-10-18 19:25:43
·
answer #8
·
answered by Julio R 3
·
0⤊
0⤋
Se você nunca teve um bonsai porque acha que vai dar muito trabalho, engana-se. Embora tenham aparência frágil, os cuidados são bastante simples:
As plantas precisam ficar fora de casa e tomar pelo menos de 4 a 5 horas de sol direto por dia, exceto o fícus, que pode ficar à sombra. Um bonsai de junípero, por exemplo, precisa ficar exposto pelo menos 8 horas diariamente. Ou seja, nada de colocar o seu bonsai dentro de casa - a não ser em ocasiões especiais (depois levá-lo de volta ao jardim).
O bonsai precisa ficar exposto à chuva, ao vento... Enfim, em contato com a natureza, para ele se desenvolver melhor.
A adubação deve ser feita regularmente a cada dois meses. Esse adubo (orgânico e inorgânico) pode ser comprado em lojas especializadas e não custam caro. Dependendo do escolhido, o preço gira em torno de R$ 10.
A terra deve ficar sempre úmida - nunca encharcada!
Anualmente, deve ser feita uma manutenção, que pode ir desde a poda de galhos e raízes, até a troca da terra e do jarro. Essa manutenção deve ser feita sempre no inverno, que é quando as plantas estão em estado de dormência se preparando para a primavera. Caso seja feita em outra estação, corre-se o risco de enfraquecer o bonsai.
2006-10-18 18:40:04
·
answer #9
·
answered by ♥Espanhol@♥ 6
·
0⤊
0⤋
muito cuidado com os bonsai.
leva para un especialista que com certeza ele sabe mais do que a gente.
2006-10-18 15:47:26
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋