Veja bem Jenny.
Não se pode localizar o ponto de partida do nosso universo pois como voce disse ele estava inteiro contido nesse unico ponto.
Essa "sementinha" continha dentro dela não somente toda a matéria que existe no universo, mas também o próprio espaço-tempo.
Podemos dizer que "ao redor" dela não existia espaço nem tempo como conhecemos. E também tenho que dizer que você cometeu o mesmo erro de muitas pessoas que perguntam sobre o Big-bang. Essa teoria serve para (tentar) explicar somente como foi criado o universo onde vivemos. Quando se pergunta sobre o que havia antes do big bang só se pode dizer que está fora do nosso alcance, pois somos seres que vivem nesse universo, e por isso estamos limitados a este universo.
Existem porém outras teorias de criação do universo que ganhm cada dia mais crédito entre os cientistas, como a teoria das supercordas por exemplo. Ela nos propõe coisas bem estranhas (para esta teoria estar correta é preciso que nosso universo tenha ao todo 11 dimensões so invés de 4).
2006-10-19 05:10:17
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na verdade é apenas uma teoria. Você pode ou não acreditar. Ninguém pode afirmar o que aconteceu, apenas supor. Como provar que foi realmente assim??? Eu também questiono isso e muitas outras teorias.
2006-10-22 13:52:34
·
answer #2
·
answered by Márcia Bohns 3
·
0⤊
0⤋
Jenny, a verdade é que os cientistas não tem todas as respostas, ainda. Talvez nunca tenham, por que algumas coisas são complicadas, e talvez haja mesmo um limite no que podemos vir a saber e conhecer. Mas isto não invalida a teoria do Big Bang, principalmente por que ela não nasceu do desejo de alguém de fazer uma explicação diferente de tudo que já havia, mas de uma tentativa de explicar alguns fatos que os astrônomos observaram: o deslocamento para o vermelho, o afastamento das galáxias, a radiação de fundo.
E, para ser honesto, nem mesmo os cientistas acreditam muito na teoria do Big Bang - eles aceitam ela como a que melhor explica as observações, mas não param de bolar testes para ver se ela continua explicando novas observações, ou se tem como provar que ela é falsa. E existem as teorias paralelas, também. É assim que se faz ciência. As idéias competem entre si, e as que melhor explicam os fenômenos são aceitas, até que apareçam idéias melhores.
Sobre a sua perplexidade, para teu consolo os cientistas também tem esta perplexidade. Por isto eles continuam estudando o assunto. E se alguém vir com a explicação para a origem do Ovo Cósmico, mas uma explicação que convença a maioria dos cientistas, pode ter certeza que vai ganhar o Nobel de Física....
2006-10-19 02:20:27
·
answer #3
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Esta sementinha é todo o universo, ela não pode estar localizada em algum lugar pois não existe este espaço vazio fora da sementinha, dentro dela é que está tudo, o universo inteiro, e não existe o "lado de fora". Temos a tendência de pensar que pelo fato do universo ser pequeno que ele estaria contido em algo maior, isso não é verdade e é muito difícil de entendermos pois estamos amarrados nestes sentimento de que algo pequeno deve estar contido em algo maior. O Big Bang não foi uma explosão de uma sementinha para preencher o espaço vazio. O Big Bang foi a expansão desta sementinha. O universo como conhecemos hoje em dia era menor mas era todo o mesmo universo em escala menor e, repito, não existia com ainda não existe e nunca existirá o "lado de fora".
2006-10-19 01:46:18
·
answer #4
·
answered by Zeca 54_anos de experiência!!! 7
·
0⤊
0⤋
voce precisa desconsiderar o que voce percebe sobre o tempo e espaço da terra. eles sao infimos perante ao universo. voce precisa sistematizar a grandeza do universo apartir do zero, e nao sobre o que voce nota sobre a terra.
2006-10-19 01:28:57
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu vejo da seguinte forma. Imagina que o universo é bidimensional como uma bexiga de festa de aniversário. Ele se expande como a bexiga, quando ela se enche de ar, mas para os que estão dentro dele (pertencem à superfície da bexiga e portanto são bidimensionais) a única coisa que eles notam é o afastamento dos pontos pertencentes à superfície da bexiga (eles vêem o afastamento das estrelas e galáxias mas sem um centro de referência). Como não podem ver o universo de fora da bexiga (como a gente vê a bexiga) não percebem a expansão do universo por si só. Só percebem indiretamente.
No limiar do Big Bang, o universo-bexiga estava "encolhido", concentrado em si mesmo (como a bexiga toda "murchinha e enroladinha"), portanto é como se não houvesse um ponto no espaço onde tudo estivesse concentrado e, sim, tudo inclusive o próprio espaço (que no caso é a própria superficie da bexiga) estivesse "encolhido e concentrado".
2006-10-19 00:52:06
·
answer #6
·
answered by Leleco Barbosa 2
·
0⤊
0⤋
nao creio nessa teoria ...... imagine sutilmente , desde quando vc nasce até seu ultimo dia , pegar uma pedra na mao, e com o tempo, que ela continue com o mesmo peso , mas que se torne uma pedrinha do tamanho de um grao de areia ........................... nao tem como né ?? realmente , se essa teoria fosse valida, e por fazermos parte dela, de seus elementos, poderiamos produzir o mesmo efeito em escala muito menor como citei acima... nao tem cabimento todo o universo se compactar ao tamanho de uma bolinha de tenis e depois se expandir a dimensoes inimaginaveis ........ coisa de quem queria ser o primeiro a dar uma explicacao ..............
o fato real é que o universo sempre existiu, e sempre existirá ..... jamais entenderemos desse plano terrestre se realmente existiu um inicio ou se vai existir um fim .... imagine um filme em retrocesso acelerado.... chegue na primeira cena ..... a bolinha ........ olhe em volta , gire 360 graus ....... o que ve ?? nada ?? em direcao nenhuma ?? ta tudo ali naquela bolinha ??? francamente , sem chances .............................
2006-10-18 18:02:10
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Há alguns dias respondi duas perguntas do BB, não sei se uma delas foi a sua, mas na resposta expliquei que a teoria se fundamenta no fato de que toda a matéria do universo esta em um movimento de fuga de um mesmo ponto do espaço, fato confirmado por fotos tiradas pelo telescópio Huble e posteriores medições. os vetores desse movimento de fuga indicam um ponto específico no espaço, que também foi fotografado pelo telescópio e onde não existe nada, bem ali neste nada estava a "sementinha".
A força que levou a explosão, pelas teorias da física é a própria gravidade, e sua tendência ao equilíbrio. Tá certo que vc dirá que a gravidade atrai as massas mas tambés as afasta, caso contrário a lua já faria parte da terra a muito tempo. Aí vc faria uma nova pergunta, se a própria gravidade afasta tambem as massas como se permitiu que elas se unissem em um só ponto.
O universo se expande a uma velocidade de milhares de km por hora, quando ele voltar a contrair-se essa velocidade tende a aumentar superando a exponencialmente a velocidade atual em um movimento contrário e acelerado justamente pela gravidade.
de forma simplista essa é a teoria, mas existem outras como a de colisão de universos, não existe ainda uma verdade absoluta.
um abraço
2006-10-18 15:08:50
·
answer #8
·
answered by fchal_y 5
·
0⤊
0⤋
olha ñ se tem como dizer lugar exato apenas falamos que estava no meio do nada, tambem ñ se sabe dizer da onde vem essa força , isso tudo é uma teoria que melhor se emcaixa com o que vemos hoje,porque ?
porque se o universo se esta espandindo e porque algum dia foi muito unido, mas o que fez um dia ele ficar tão unido o homen ainda não esplicou!
2006-10-18 14:52:58
·
answer #9
·
answered by le_mino 1
·
0⤊
0⤋
O Big-bang não passa de física teórica ainda.
O Nobel de física, saiu pela "EXPLICAÇÃO" mais aproximada sobre o Big-bang, mas nada foi comprovado ainda.
John C. Mather e George Smoot apenas reforçam a teoria, com seus estudos sobre a radiação cósmica ( que não foi concebida por eles )
Achei uma coisinha:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=3344&bd=2&pg=1&lg=
2006-10-18 14:52:50
·
answer #10
·
answered by Hokus Phokus 7
·
0⤊
0⤋