A teoria é clara: o atrito não depende da área de contato entre das superfícies. Por exemplo: um tijolo colocado em pé ou deitado sobre uma mesma superfície ficará sujeito à mesma força de atrito. Bom, sendo assim, por que os pneus dos carros de formula 1, principalmente os traseiros, são todos largos? Sabemos que eles, largos, são melhores na curva... um pneu fino não teria o mesmo desempenho?
2006-10-18
11:43:25
·
8 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Ciências e Matemática
➔ Física
quem disse que o atrito não depende da área de contato?
A fórmula da força de atrito é (coef de atrito)*Normal
A normal não muda (se a massa continuar a mesma)
Mas se o contato é maior, o coeficiente de atrito também é maior!
Experimente fazer essa experiência, pegue uma borracha e raspe em uma folha, agora pegue a mesma borracha e tente raspá-la de lado!
2006-10-18 11:52:38
·
answer #1
·
answered by tadashi m 3
·
0⤊
2⤋
O atrito não depende da área de contato. No caso dos pneus o que acontece é o fenômeno de aderência onde quanto maior a área de contato maior a aderência. Um exemplo são as "fitas adesivas" quanto maior a área da fita, maior a força necessária para arrncá-la da superfície.
Espero ter ajudado!!!
2006-10-18 21:20:11
·
answer #2
·
answered by Natalia Resende 2
·
1⤊
0⤋
Pirimeira coisa, A lei que relaciona o atrito à força Normal é empírica,
Fa = uN (1)
onde Fa é a força de atrito, u o coeficiente de atrito e N a normal.
O fato importante é que não temos área nesta equação.
Mesmo não sendo deduzida a partir de alguma teoria,
existe uma explicação microscópica qualitativa para
explicar a validade desta lei para um grande número de situações do cotidiano. Por exemplo, suponha um cubo perfeitamente rígido em contato com a superfície de uma mesa também rígida, mas que tenham pequenos defeitos geométricos em suas superfícies (todos objetos na verdade não são perfeitamente planos), este cubo estará apoiado somente em três pontos na mesa, qualquer que seja sua área, porque é o que é necessário para o seu equilíbrio sobre a mesa.
Quando você coloca um objeto sólido que não é rígido sobre uma superfície também sólida, os pontos de contato podem começar a depender da área. A equação (1) pode ser aplicada para um grande número de situações, mas continua sendo uma lei empírica, com isso quero dizer que em situações extremas ela pode perder a validade, aparecendo uma dependência da área. É o caso do seu pneu, outro exemplo é
o de superfícies metálicas extremamente polidas com laser em vácuo, que para um certo valor de polimento o atrito começa a aumentar (contrariamente ao que é comumente observado no dia a dia) até que para um polimento perfeito acabam se soldando !
Imagine o contato do pneu de fórmula 1 macio no asfalto rugoso. O contanto é tão intenso que o material do pneu até se deposita na pista! Nesta condição é díficil dizer se a equação (1) permanece válida. Eu acredito que não mas a palavra final teria que ser dada por uma experiência que verifique se o atrito depende da área para um pneu de formula 1 rodando em alta velocidade.
É claro que existe outros problemas tecnológicos, por exemplo, o pneu tem que resistir as tensões provocadas nas curvas que temdem a cisalhar o pneu, tem que suportar o peso do carro com um mínimo de deformação, etc que impedem que um pneu de fórmula 1 possa ser tão fino quanto um pneu de bicicleta.
2006-10-19 10:13:29
·
answer #3
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
0⤋
A teoria existente nos livros de física mensiona que o atrito não depende da área, mas isso só é possível se a força normal for aplicada em apenas um ponto ( força normal resultante), o que não interessa para o ensino de mecânnica, logo O ATRITO DOS PNEUS TEM TUDO A VER COM A ÁREA DE CONTATO COM A PISTA; maiores detalhes verificar fonte.
2006-10-19 10:38:21
·
answer #4
·
answered by humbertofisico 6
·
0⤊
1⤋
Para um corpo rígido isto é verdade, algo que não podemos afirmar quando falamos de pneus de uma forma geral. Sendo assim, agora as regras devem mudar. Mas mudar de que forma? Experimentalmente comprova-se que para uma maior estabilidade deve-se usar pneus mais largos. Se você quiser uma resposta teórica deverá estudar sistemas fluidos. Infelizmente não conheço uma explicação teórica no momento para lhe fornecer! Mesmo assim espero ter ajudado.
2006-10-18 19:40:15
·
answer #5
·
answered by Fui!!! 4
·
0⤊
1⤋
porque eles ajudam a dar estabilidade na hora da curva.
2006-10-18 19:09:37
·
answer #6
·
answered by a r 1
·
0⤊
1⤋
Não porque quanto mais largos maior a base de atrito, e dai maior segurança.
2006-10-18 20:35:26
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋
Deixe uma menininha de 5 anos te dar um tapão na orelha e , logo em seguida, deixa eu te dar um tapão (tenho mão grande).
Aí vc verá a diferença no coeficiente de atrito...
2006-10-18 20:35:09
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋