English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

È a independência própria que a criatura humana precisa exercer a vigilância maior, a liberdade de alguém termina sempre onde começa uma outra liberdade, e cada qual responderá por si, um dia.Todo ser racional está sujeito ao erro, mas a ele não se encontra obrigado.bjs

2006-10-18 11:52:22 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Pandora, essa é uma questão de origem mais filosófica, mas eu creio que não. O primeiro problema seria como conseguir um homem educado para restringir a liberdade alheia: O que lhe seria ensinado? Por quem? E se essa pessoa enlouquecer de repente?
Outra questão é: Em que um homem, educado ou não, com poder de restringir a liberdade alheia diferiria de um déspota? Uma ditadura de homens com PHD´s ainda é uma ditadura.
Na prática, porém não é isso que vemos: Há controle sobre as liberdades do indivíduo e esse controle nem sempre é exercido com bom-senso. Talvez aí sim, substituir os que nos vigiam agora por outros com maior educação seria um avanço. Mas o ideal seria não haver vigia da liberdade, apenas liberdade e puições aos que prejudicarem os outros.

2006-10-18 18:38:59 · answer #2 · answered by Braulio S 4 · 0 0

sim,mas apartir do momento que uma pessoa é educada a vigilância surgi naturalmente;
pois ela se preocupa em ñ magoar as pessoas ao seu redor.
que essa resposta possa acabar com suas duvida.

2006-10-18 18:36:00 · answer #3 · answered by Paulo H 1 · 0 0

Sua pergunta não está muito clara...

De um modo mais genérico:

Uma pessoa educada deve saber que sua liberdade termina quando começa a de outro, portanto ele deve estar atendo à aquilo que ele diz e o modo como age para que estes não cerceie (corte) a liberdade e os direitos alheios.

Por exemplo, uma pessoa é livre para fumar uma cigarro de tabaco no ponto de ônibus, pois está ao ar livre e é uma droga licita. Contudo, as demais pessoas que não estão fumando também tem a mesma liberdade (ou direito) de permanecerem próximas ao ponto de onibus sem que sejam incomodadas com a fumaça do fumante. Portante, o fumante deveria perceber que está tirando a liberdade das outras pessoas (de ficarem no ponto de ônibus) devido ao seu vício particular.

Mas por outro lado, posso interpretar sua pergunta numa relação homem-mulher, na qual o "homem educado" vigia a mulher, e tira-lhe a liberdade, em determinado grau... neste caso, a resposta é não. Vigiar é uma palavra muito forte. Conversa e entendimento são mais eficazes para que o outro entenda o descontentamento sobre determinadas liberdades e modo a obterem um relacionamento mais duradouro, assim como outro também deve estar disposto a abrir mão de algumas liberdades para o bem comum.

2006-10-18 18:30:28 · answer #4 · answered by FIS 2 · 0 0

claro a liberdade só deve chegar a um determinado ponto depoi conplica

2006-10-18 18:20:56 · answer #5 · answered by douglas r 4 · 0 0

Pergunta um tanto quanto subjetiva!!
Vigilancia é questão de regras e regras devem ser cumpridas . Um homem educado tem por sintese muita disciplina. E vigilancia em todos sentidos , inclusive em sua liberdade

2006-10-18 18:20:53 · answer #6 · answered by turbinadobsb 4 · 0 0

Não entendi tua pergunta

2006-10-18 18:19:12 · answer #7 · answered by Manuel Gomes Barbosa 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers