English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

16 respostas

Como toda a gente sabe, há muitas diferenças entre gostar e amar. Mas qual é aquela diferença fundamental entre gostar e amar? Onde se situa a fronteira entre cada um destes conceitos? Quando é que deixamos de gostar para passarmos a amar?

Antes do mais, quero esclarecer que me refiro aqui a “amar” não apenas no sentido de amor entre homem e mulher (por onde ele começa), mas também no sentido de amar a família, no sentido amar os amigos e no sentido de amar todo o universo.


Quando “gostamos” de alguém, temos sempre inconscientemente no nosso pensamento o que é que esse alguém pode fazer por nós, o que esse alguém tem para nos dar.
Não me interpretem mal, não se trata de sermos interesseiros! Não se trata do que as pessoas têm para nos dar/oferecer em termos financeiros ou em termos de vantagens materiais (isto só acontece a nível muito baixo); trata-se sim de uma tendência natural do ser humano para gostar das pessoas que são capazes de nos fazer sentir algo, que são capazes de serem interessantes para nós, que são capazes de nos oferecer amizade/amor, que são capazes de “movimentar” a nossa vida, que são capazes de nos ouvirem quando precisamos de desabafar e nos dizerem aquela palavra certa no momento certo, que têm a capacidade de nos inundarem com alegria, companheirismo, sentido de vida…


No momento subtil em que passamos a “amar”alguém, há algo porém que muda de forma radical na nossa maneira de “gostar”… uma espécie de “inversão de marcha” na maneira como nos damos.

DEIXAMOS DE PENSAR NO QUE É QUE A OUTRA PESSOA TEM PARA NOS OFERECER E PASSAMOS A PENSAR NO QUE É QUE NÓS TEMOS A OFERECER À OUTRA PESSOA.

É uma mudança subtil porque ocorre sem ser notada, a nível do nosso “piloto automático” (inconsciente).
Essa é a razão da força do amor ser tão poderosa: ela vem das nossas profundezas e impregna totalmente todos os nossos actos, toda a nossa conduta, as nossas crenças, tudo o que dizemos, tudo o que pensamos, tudo o que fazemos… Transmuta-se o chumbo em ouro… é a alquimia do ser humano.
Há uma inversão de marcha do egoísmo (o centro sou eu) para o altruísmo (o centro é a pessoa amada)… Deixa de fazer sentido o pensarmos “o que é que a outra pessoa pode fazer para me ajudar a ser feliz” para pensarmos “o que é que eu posso fazer para ajudar a outra pessoa a ser feliz”.

Assim, “gostar” e “amar” são apenas dois tipos de atitudes (entre muitas outras, como o ódio, a inveja, o ciúme) que representam diversas fases da evolução espiritual de cada ser humano.

Por isso, quando somos capazes de estender o nosso “amor” do círculo íntimo das pessoas que amamos ao círculo alargado do Universo, atingimos o máximo de evolução espiritual possível segundo o que Jesus Cristo nos ensinou (esse é também o fundamento de muitas outras doutrinas, como seja o Bahkti Yoga).


Cristo disse: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei” e nessa frase sintetizou a essência da sua mensagem.


Sigam esse ensinamento supremo e tão sábio… eu vou tentar fazer o mesmo.

2006-10-18 08:21:09 · answer #1 · answered by Anonymous · 4 2

GOSTAR: você gosta de estar com a pessoa, adora tudo que ela faz, tudo de bom está nela, mas parece que ainda não dá pra dizer eu te amo, porque a gente ainda sente vontade de trair, ou melhor, ter a certeza se é a pessoa certa ou não, e acaba magoando.
AMAR: Quando você ama uma pessoa você só tem olhos ora ela, não consegue olhar para outro homem ou mulher com olhar malicioso ou segundas intenções, você simplesmente admite pra si mesmo que é a pessos certa que você quer ter pra vida inteira, e que você é capaz de fazer qualquer coisa para não perdê-la, e jamais magoa, sente-se entregue à pessoa, fisico e moral. Você só pensa no futuro de vocês, imagina você junto com essa pessoa em todos os momentos, quem ama não trai, nem magoa o amado(a), simplesmente faz tudo ao alcance para deixar essa pessoa segura e confortável ao seu lado.

2006-10-18 08:26:56 · answer #2 · answered by Camy_ly¨%¨ 3 · 3 0

Gostar se fica, amar se casa.

2006-10-18 08:19:46 · answer #3 · answered by Claudia C 2 · 2 0

Gostar e amar eu não sei, mas sei a diferença entre amor e paixão, serve?
Paixão: É como um vulcão, que de uma hora pra outra entra em erupção:quente, forte, incontrovável. Mas depois de um tempo esfria
Amor: É como a calmaria de um oceano: lindo e infinito.

Bjos

2006-10-18 08:21:36 · answer #4 · answered by Bruno 3 · 1 0

gosta é vc querer apenas deste momento e gostar é passageiro!
Agora amar é conhecer , compriender, querer pra vida toda!

2006-10-18 08:23:40 · answer #5 · answered by Vanessa C 1 · 0 0

Cacau, gostar a gente gosta de várias pessoas, agora amar , daí a coisa é mais complexa viu, é algo extraordinário, é estar em plena harmonia e sintonia com tudo e com todos, vc já reparou nas pessoa que amam? elas ficam assim com uma cara de bobo , dizendo coisas do tipo : nossa gente, vcs repararam como o dia mesmo nublado está diferente hoje, está com um brilho a mais; ou : a vida é bôa demais né gente, tudo é tão azul e como brilha ! rs rs rs! amar é assim, não tão assim, é um mistério na verdade, mas a principio é isto mesmo!
abração e valeu! boa pergunta!

2006-10-18 08:22:43 · answer #6 · answered by TCHELO 3 · 0 0

Você gosta de um hoje e de outro amanhã,é igual a paixão agora amar é diferente,você ama,não vive sem....

2006-10-18 08:22:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

amar eh uma coisa muito forte....eh como vc pensar na pessoa o dia inteiro....nun prar de falar nela
gostar nun eh taum forte..gostar, vc gosta de uma pessoa pela beleza....gosta de comidas..etc

bjo

2006-10-18 08:19:03 · answer #8 · answered by ' Laah 4 · 0 0

Gostar é coisa de momento ou gosta ou não..agora amar é diferente vc ama pra sempre e sempre vai lembrar de quem amou.

2006-10-18 08:18:37 · answer #9 · answered by raquexe 1 · 0 0

gostar vs gosta de coisas,comidas, pessoas tb
amar é mais profundo

2006-10-18 08:17:46 · answer #10 · answered by MariaCrissssss 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers