O tempo de vida dos organismos necessariamente não é determinado por sua forma de ontenção de enrgia se aeróbia ou anaeróbiamnte, outros fatores como disponibilidade de nutrientes, competição, predação entre outros tb são determinantes além de fatores abióticos. No entanto, a atividade anaeróbica simplismente usa outro carreador, como no caso de bactérias extremófilas como as sulfurosas que usam enxofre e não tem ligação com o tempo de vida.
2006-10-21 18:12:31
·
answer #3
·
answered by Alex 1
·
0⤊
0⤋
O exercício aeróbio é fundamentalmente ligado ao movimento. A energia necessária para executá-lo é proporcionada pelo uso do oxigênio, ou seja, o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia a ser transportada para o músculo em atividade. Caracteriza-se como atividade aeróbia o exercício contínuo, dinâmico e, na maioria das vezes, prolongado que estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio). Caminhar, andar, pedalar, nadar, dançar ou fazer qualquer atividade que obrigue a pessoa a sustentar seu peso corporal enquanto se movimenta são exercícios aeróbicos.
O exercício anaeróbio é, por definição, um exercício de força. Para ser realizado, exige que os músculos sejam contraídos contra uma resistência. Na maior parte das vezes, não está associado ao movimento e utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. Basicamente, é um exercício de alta intensidade e curta duração que contempla fundamentalmente os músculos.
Alguns exemplos de exercícios anaeróbios.
área dos esportes, são anaeróbios os exercícios de velocidade de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Se nos reportarmos a área ocupacional, toda atividade que demanda força física em vez de movimento é considerada um exercício anaeróbio.
Na verdade, os movimentos mais comuns do dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.
Durante bastante tempo, se preconizou que a única forma de atividade física recomendada era a aeróbia. As pessoas deviam caminhar, correr, pedalar, nadar. Há mais de dez anos, porém, a medicina resgatou a importância do exercício anaeróbio que, na prática das academias, são feitos com peso.
Na verdade, um programa completo de exercícios, necessariamente, envolve os dois tipos de atividade física. A pessoa deve caminhar, pedalar, nadar e fazer exercícios contra resistência para fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massa óssea. Mesmo os idosos, para quem se via com preocupação a prática de exercícios de força, devem ser estimulados a fazer exercícios com pesos além dos exercícios aeróbios para alcançarem melhor resultado em termos de saúde e qualidade de vida.
Durante todo o processo de evolução, o corpo humano teve como necessidade fundamental a interação ativa com o meio ambiente e praticamente todos os sistemas orgânicos mobilizados na produção de energia são beneficiados pelo uso, pela solicitação e pela necessidade de estar em atividade.
É muito fácil demonstrar os benefícios que o uso das funções fisiológicas associadas à atividade física proporciona. Basta lembrar que, quando engessamos uma perna ou um braço, o membro entra em desuso e, como conseqüência, o músculo hipotrofia, regride. Retirado o gesso, o braço ou a perna estarão fininhos porque perderam de 30% a 40% de massa muscular.
Guardadas as devidas proporções, isso ocorre em todo o organismo. A falta da atividade física faz com que o coração regrida funcionalmente e a condição respiratória fique comprometida.
FINALIDADES
A digestão anaeróbia do lodo, tornando-o instável, é realizada com as seguintes finalidades:
1. Destruir a níveis, previamente estabelecidos, os níveis patogênicos.
2. Estabilizar total ou parcialmente as substâncias instáveis, de matéria orgânica, presentes nos lodos frescos.
3. Reduzir o volume do lodo através dos fenômenos de liquefação, gaseificação e adensamento.
4. Dotar o lodo de características favoráveis à redução de umidade.
5. Permitir a sua utilização, quando estabilizado convenientemente, como fonte de húmus ou condicionador de solo para fins agrícolas.
2006-10-18 14:26:30
·
answer #4
·
answered by cris 7
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta !
mas com sua pergunta cheguei numa conclusão.
Pense comigo..
Exercitar-se aumento a respiração,
A base da respiração é o oxigênio,
Oxigênio envelhece o organismo,
Logo, exercitar-se envelhece o organismo !!
A partir de hoje vou fazer ioga para diminuir minha respiração !!!
2006-10-18 14:10:06
·
answer #5
·
answered by Simon 2
·
0⤊
0⤋