English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

17 DE OUTUBRO DE 2006 - 19h36

Messias Pontes: Tucano brasileiro é ave de rapina


Na fauna política brasileira está para aparecer uma ave mais predadora que o tucano. É a ave de rapina mais perigosa que se tem notícia desde a proclamação da República.


Messias Pontes A sua voracidade destruidora foi aguçada a partir de l987, aqui no Ceará, quando Tasso Jereissati, o mais emplumado, começou o desmonte do Estado com a extinção da Comissão Estadual de Planejamento Agrícola (CEPA), órgão que contava com o que havia de mais avançado em termos de planejamento agrícola em todo o Nordeste; logo em seguida foi a vez da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará (EPACE), referência nacional no setor; depois as garras predadoras do tucano acabaram com a Companhia de Desenvolvimento Agropecuário (CODAGRO), destruindo de vez com a agricultura cearense. Foi nesse período que ele também deu fim ao Banco de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Bandece).



Mas a ação predadora do tucano-mor cearense não parou por aí. Ao retornar ao governo do Estado em 1995, ele deu prosseguimento ao desmonte do Estado com a extinção da Imprensa Oficial do Ceará (IOCE), favorecendo, assim, as grandes gráficas que cobram um preço muito alto pela impressão de todo o material de expediente e do Diário Oficial do Estado e do Poder Judiciário. Não satisfeito, Tasso vendeu a Coelce depois de elevar a tarifa de energia e gastar muito dinheiro com o chamado Plano de Demissão Voluntária (PDV) e assim torná-la mais atrativa para a venda.



Mas o pior é o que fez com o Banco do Estado do Ceará (BEC) que recebeu do seu antecessor Ciro Gomes completamente saneado. Em menos de oito anos Tasso destruiu esse grande patrimônio do povo cearense, tendo de federalizá-lo para cobrir o rombo de mais de R$ 900 milhões dado por seu homem de confiança José Monteiro Alencar. Hoje, os mais de 120 mil servidores do Estado – ativos e inativos – e os demais clientes do antigo BEC, pagam taxas altíssimas ao Bradesco que o comprou. O Banco do Nordeste só não foi totalmente destruído por falta de tempo. Mas o afilhado político de Tasso, Byron Queiroz, deixou um rombo de R$ 6 bilhões.



Espelhado no predador cearense e seguindo a orientação do Consenso de Washington, o Coisa Ruim destruiu mais de 70% do patrimônio nacional, inclusive empresas estratégicas para o nosso desenvolvimento. Se não bastasse, golpeou profundamente a soberania nacional com a sua política de submissão ao império do Norte. Isso sem falar na institucionalização da corrupção no Brasil, a mais desbragada de toda a nossa história.

15 horas atrás - 3 dias restante(s) para responder. - 5 respostas

2006-10-18 06:35:15 · 6 respostas · perguntado por marina sousa s 4 em Governo e Política Participação Civil

6 respostas

Não adianta fazer "Propoganda Falsa"... Já sabemos a realidade.

Diremos nas urnas:

Fora o PT e o Lulalau!!!T

2006-10-20 10:16:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 2

O povo cearense sabe bem o quanto lhe custou os vinte anos em que esse coronelão dominou o Estado, juntamente com o seu grupo de amigos. BEC e BNB foram talvez as duas instituições que mais sofreram o ataque dessas aves depredadoras. Teve também a montanha de dinheiro federal enterrada num metrô que infernizou a vida do povo durante todo o Governo de TS, porém nunca saiu do papel. A coisa foi tão escabrosa, que o coronelão, para fazer o seu sucessor (uma eleição tomada de José Aírton, do PT) usou até esse mesmo metrô como obra acabada, em que mostrava para os sertanejos, em vídeos, o trem em pleno funcionamento. No porto do Pecém, outro projeto que consumiu uma montanha do dinheiro Federal, a obra vem causando grandes transtornos aos moradores da orla, que tiveram suas moradias destruídas pelo mar, enquanto que as melhores terras, resguardadas à distância, são todas desse mesmo bilionário desalmado. O amigo aí esqueceu de dizer que a Companhia Energética do Estado foi vendida por um bilhão, sendo que esse dinheiro ninguém sabe onde foi enfiado, e as tarifas subiram de forma exorbitante. Felizmente o povo daquele Estado deu agora a resposta ao tucano voraz. Lula aplicou-lhe uma surra nas urnas na mesma proporção da que foi feita na Bahia, em que apearam outro coronelão tristemente famoso. Por isso é que eles estão desesperados. Vem chumbo grosso por aí. A moleza acabou. Um abraço.

2006-10-21 17:23:46 · answer #2 · answered by Literatura 4 · 0 0

Marina morena você se pintou, não pinte estes lábios que eu gosto e que são só meus......conhece esta letra de uma antiga musica?Ouvir uma boa musica é bem melhor do que discutir política.

2006-10-20 15:59:24 · answer #3 · answered by rami 7 · 0 0

Pobre Brasil, grande pátria subtraída , não tem jeito mesmo não é? de um lado ladrão do outro a camarilha petista com fome de leão., um presidente totalmente ignorante que mal sabe ler ,combalido por litros e litros de álcool, a merce de acessores mal intencionados,que querem a todo custo se dar bem... Deus deve ser americano,pois é inegavel,o quanto eles tem mais sorte que nós. E não me venha Marina (você é prima do LULA)dizer que ele é muito bonzinho, ninguem acredita . A política agrária do Lula acabou com a agricultura e com a pecuária. E também com o comércio pequeno e médio, haja visto o resultado do primeiro turno nos estados do Sul e do centro-oeste.Pare de ficar com este papinho idiota de forças ocultas, de FHC, de privatizações, porque vocês não falam do crescimento tão baixo do Brasil só acima do Haiti, isto o PT não toca no assunto.

2006-10-18 14:08:59 · answer #4 · answered by Maricy 6 · 0 0

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...

Ai Marina... dá um tempo nos boatos! Aff! Tem mais o que fazer não?!

2006-10-18 13:41:15 · answer #5 · answered by Si 7 · 0 0

Por isso e mais outras que tô com Lula!!!!

2006-10-18 13:57:27 · answer #6 · answered by Srta. Lady 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers